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dc.creator.IDANDRADE, G. I. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333527063357354pt_BR
dc.contributor.advisor1ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.-
dc.contributor.advisor1IDABRANTES, K. S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1933302185375710pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira.-
dc.contributor.referee2FERNANDES, Claudia Maria.-
dc.description.resumoEntendendo o ambiente hospitalar e sua macrocomplexidade esse pode gerar danos às pessoas hospitalizadas e isso se torna ainda mais grave e serio quando se trata do público pediátrico, para o qual os cuidados devem ser diferenciados por parte dos profissionais de saúde devido às peculiaridades próprias e inerentes do crescimento e desenvolvimento infantil. Durante o processo de hospitalização a criança fica exposta a diversos procedimentos e intervenções. Sendo assim, erros quanto à identificação do paciente, são passiveis de acontecer. Objetivo: Analisar a Segurança do Paciente (SP) no cuidado a criança hospitalizada a partir da realização de práticas relacionadas à identificação do paciente executadas pela equipe de enfermagem em um Hospital Universitário. Material e Método: Esse estudo trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem quantitativa que foi desenvolvida com a equipe de enfermagem que atua na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (setor de internamento) de um Hospital público Universitário, do município de Cajazeiras, Paraíba, Brasil. Foram utilizados como critérios de inclusão: profissionais que estavam em exercício profissional no momento da coleta de dados e que aceitaram participar da pesquisa atestando sua concordância através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados ocorreu por meio de observação direta e não participante no qual apreciou-se 15 observações e a aplicação complementar de um questionário com 28 profissionais. Resultados: Foi possível detectar percepções diferenciadas do que propõe a literatura sobre SP. À realização das práticas seguras sobre a identificação do paciente apresentou limitações, mostrando conformidades e não conformidades do que propõe os protocolos de identificação do Ministério da Saúde e da própria instituição. Conclusão: Com o termino da pesquisa conclui-se que embora os profissionais de enfermagem reconheçam a importância da SP na garantia de uma assistência segura, as práticas seguras de identificação do paciente ainda não estão sendo efetivas pela equipe, necessitando assim de mais apropriação por parte dos profissionais e de todos os envolvidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleSegurança do paciente no cuidado a criança hospitalizada: práticas de enfermagem relacionadas à identificação do paciente.pt_BR
dc.date.issued2018-03-13-
dc.description.abstractUnderstanding the hospital environment and its macrocomplexity can generate damages to hospitalized people and this becomes even more serious and serious when it comes to the pediatric public, for which care should be differentiated by health professionals due to their own peculiarities inherent in child growth and development. During the hospitalization process, the child is exposed to various procedures and interventions. Thus, errors in patient identification are likely to occur. Objective: To analyze Patient Safety (SP) in hospitalized child care based on practices related to patient identification performed by the nursing team in a University Hospital. Material and Method: This study is a descriptive exploratory research with a quantitative approach that was developed with the nursing team that works in the Child and Adolescent Health Care Unit (internment sector) of a Public University Hospital, municipality of Cajazeiras, Paraíba, Brazil. The following inclusion criteria were used: professionals who were in professional practice at the time of data collection and who agreed to participate in the study attesting their agreement by signing the Informed Consent Term (TCLE). Data were collected through direct and non-participant observation, in which 15 observations were observed and the complementary application of a questionnaire with 28 professionals. Results:. It was possible to detect different perceptions of what the SP literature proposes. The implementation of safe practices on patient identification presented limitations, showing conformities and nonconformities of what is proposed by the identification protocols of the Ministry of Health and the institution itself. Conclusion: At the end of the research, it is concluded that, although nursing professionals recognize the importance of SP in ensuring a safe care, the patient's identification practices are not yet effective by the team, thus requiring more appropriation by the patient. professionals and everyone involved.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7718-
dc.date.accessioned2019-10-04T12:51:19Z-
dc.date.available2019-10-04-
dc.date.available2019-10-04T12:51:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCriança hospitalizadapt_BR
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectSegurança do pacientept_BR
dc.subjectEquipe de enfermagempt_BR
dc.subjectHospitalized Childpt_BR
dc.subjectNursing Carept_BR
dc.subjectPatient Safetypt_BR
dc.subjectNursing Teampt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Geovannya Iran de Santana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePatient safety in hospitalized child care: nursing practices related to patient identification.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Geonannya Iran Santana de. Segurança do paciente no cuidado a criança hospitalizada: práticas de enfermagem relacionadas à identificação do paciente. 2018. 60f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

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GEOVANNYA IRAN DE SANTANA ANDRADE. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2018.pdfGeovannya Iran de Santana Andrade. Monografia Enfermagem. CFP 2018.1.52 MBAdobe PDFView/Open


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