Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7731
Title: A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo.
Other Titles: The influence of family education reflected in the school environment: challenges and perspectives in a school receiving students from the field.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Natanael Alan de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARREIRO, Gabriela da Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
Keywords: Relação família-escola;Educação familiar;Desempenho escolar;Alunos do campo;Family-school relationship;Family education;School performance;Field students
Issue Date: 10-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Natanael Alan de Souza. A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo. 2019. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho aborda uma problemática muito recorrente nos estudos sobre a relação entre família e escola, uma vez que essas são as duas principais instituições responsáveis pelo processo formativo-educativo das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender de que formas a educação familiar pode influenciar no desempenho escolar e, consequentemente, no seu processo formativo. Com este propósito foram recolhidos, mediante questionários e entrevista, dados referentes a vários aspectos da educação familiar de estudantes de uma turma de 9º (nono) ano da Escola Agrotécnica Municipal de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves, localizada em Sumé - PB. Neste estudo utilizou-se da pesquisa quali-quantitativa, caracterizada pelo estudo de caso, o qual objetivou-se descrever e correlacionar os dados coletados. Os resultados descritos na última parte, de um modo geral, buscam discorrer sobre a importância e a necessidade do comprometimento por parte dos pais com o processo de formação do filho/aluno.Assim, o entendimento desta relação é substancial para iniciar uma argumentação com o propósito de situar família e escola na direção de avanços na formação dos jovens.
Abstract: The present work addresses a very recurrent problem in the studies about a relationship between family and school, since they are the two main responsible for the formative-educational process of children and adolescents. In this sense, this research seeks to understand how family education can influence school performance and, consequently, its formative process. With this aim were collected, through questionnaires and interviews, the data referred to several aspects of the family education of students of the 9th grade (ninth) year of the Municipal School of Primary Education Deputy Evaldo Gonçalves, located in Sumé-PB. Users of the qualitative-quantitative research, characterized by the case study, which aimed to describe and correlate the data collected. The end result is a general, important and important process for the parents' commitment to the child / student formation process.Thus, the issue of the relationship is essential to begin an argument for the purpose of guiding the family and the direction of advances in the formation of young people.
Keywords: Relação família-escola
Educação familiar
Desempenho escolar
Alunos do campo
Family-school relationship
Family education
School performance
Field students
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7731
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATANAEL ALAN DE SOUZA SILVA - TCC LECAMPO 2019.pdfNatanael Alan de Souza Silva - TCC LECAMPO 2019.2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.