Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7731
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, N. A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1CARREIRO, Gabriela da Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDCARREIRO, G. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040494228466129pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda uma problemática muito recorrente nos estudos sobre a relação entre família e escola, uma vez que essas são as duas principais instituições responsáveis pelo processo formativo-educativo das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender de que formas a educação familiar pode influenciar no desempenho escolar e, consequentemente, no seu processo formativo. Com este propósito foram recolhidos, mediante questionários e entrevista, dados referentes a vários aspectos da educação familiar de estudantes de uma turma de 9º (nono) ano da Escola Agrotécnica Municipal de Ensino Fundamental Deputado Evaldo Gonçalves, localizada em Sumé - PB. Neste estudo utilizou-se da pesquisa quali-quantitativa, caracterizada pelo estudo de caso, o qual objetivou-se descrever e correlacionar os dados coletados. Os resultados descritos na última parte, de um modo geral, buscam discorrer sobre a importância e a necessidade do comprometimento por parte dos pais com o processo de formação do filho/aluno.Assim, o entendimento desta relação é substancial para iniciar uma argumentação com o propósito de situar família e escola na direção de avanços na formação dos jovens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo.pt_BR
dc.date.issued2019-07-10-
dc.description.abstractThe present work addresses a very recurrent problem in the studies about a relationship between family and school, since they are the two main responsible for the formative-educational process of children and adolescents. In this sense, this research seeks to understand how family education can influence school performance and, consequently, its formative process. With this aim were collected, through questionnaires and interviews, the data referred to several aspects of the family education of students of the 9th grade (ninth) year of the Municipal School of Primary Education Deputy Evaldo Gonçalves, located in Sumé-PB. Users of the qualitative-quantitative research, characterized by the case study, which aimed to describe and correlate the data collected. The end result is a general, important and important process for the parents' commitment to the child / student formation process.Thus, the issue of the relationship is essential to begin an argument for the purpose of guiding the family and the direction of advances in the formation of young people.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7731-
dc.date.accessioned2019-10-04T18:03:48Z-
dc.date.available2019-10-04-
dc.date.available2019-10-04T18:03:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectEducação familiarpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectAlunos do campopt_BR
dc.subjectFamily-school relationshippt_BR
dc.subjectFamily educationpt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subjectField studentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Natanael Alan de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of family education reflected in the school environment: challenges and perspectives in a school receiving students from the field.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Natanael Alan de Souza. A influência da educação familiar refletida no ambiente escolar: desafios e perspectivas em uma escola receptores de alunos do campo. 2019. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATANAEL ALAN DE SOUZA SILVA - TCC LECAMPO 2019.pdfNatanael Alan de Souza Silva - TCC LECAMPO 2019.2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.