Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7748
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330790652510772pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Marcelo Costa.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Marcelo Costa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409130137153860pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Joyce Wadna Rodrigues de.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoO presente estudo aborda os atos educativos para o empoderamento de adolescentes acerca da depressão com o objetivo geral de possibilitar o empoderamento de adolescentes acerca da depressão a partir de ações educativas. Trata-se de um estudo de natureza descritiva com abordagem qualitativa, a qual foi permeado pela metodologia da pesquisa-ação. Realizou-se investigação social seguida da execução de intervenções como possibilidade de resolução do problema, além do uso do método Discurso do Sujeito Coletivo para análise das entrevistas. O desenvolvimento da pesquisa se deu em quatro etapas as quais consistiram em diagnóstico situacional, planejamento de intervenções, implementação e avaliação. A análise inicial para realização do diagnóstico evidenciou fragilidades pertinentes à depressão no discurso dos participantes como o enfrentamento de dificuldades escolares, a prática do bullying e os problemas familiares, dentre outros. Assim foi possível realizar o planejamento e execução de três encontros para realização de atividades educativas com uso de dinâmicas e metodologias que proporcionaram a participação dos envolvidos, o diálogo do grupo e, consequentemente, a construção do conhecimento, a qual foi evidenciada na quarta etapa, na avaliação das ações, que expressou os benefícios alcançados com as ações educativas. Desse modo, os atos educativos mostram-se positivos como possibilidade para o empoderamento de adolescentes acerca da depressão, tornando relevante o uso deste tipo de metodologia para execução de próximas pesquisas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleAtos educativos para o empoderamento de adolescentes acerca da depressão.pt_BR
dc.date.issued2018-08-08-
dc.description.abstractThe present study approaches the educational acts for the teenagers’ empowerment about depression with the general objective of enabling the teenagers’ empowerment about depression through educational actions. This study has a descriptive nature with a qualitative approach, which was permeated by the action research methodology. It was carried a social research followed by the execution of interventions as a possibility to solve the problem, besides the use of the Collective Subject Discourse method to analyze the interviews. The research was developed in four stages which consisted of situational diagnosis, intervention planning, implementation and evaluation. The initial analysis for the diagnosis revealed weaknesses relevant to depression in the participants' discourse such as facing school difficulties, bullying and family problems, among others. Thus it was possible to carry out the planning and execution of three meetings to carry out educational activities with the use of dynamics and methodologies that provided the participation of those involved, the group's dialogue and, consequently, the construction of knowledge, which was evidenced in the fourth stage, in the actions’ evaluation, which expressed the benefits achieved with educational actions. Thus, educational acts turned up positive as a possibility for the teenagers’ empowerment about depression, becoming relevant the use of this type of methodology to carry out future researches.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7748-
dc.date.accessioned2019-10-07T11:17:51Z-
dc.date.available2019-10-07-
dc.date.available2019-10-07T11:17:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDepressão - adolescentespt_BR
dc.subjectAção educativapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectDepression - Teenagerspt_BR
dc.subjectEducational Actionpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectTeenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Bruna.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducational acts for the empowerment of adolescents about depression.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Bruna. Atos educativos para o empoderamento de adolescentes acerca da depressão. 2018. 69f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA ALVES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2018.pdfBruna Alves. Monografia Enfermagem. CFP 2018.1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.