Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7759
Title: De Atenas ao Rio - uma aventura de aprendizagem.
Other Titles: From Athens to Rio - a learning adventure.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Manoel Vanderson Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALES, Luciano Leal de Morais.
Keywords: Doping;Jogos Olímpicos;Substâncias dopantes - ensino;Esporte;Prática pedagógica interdisciplinar;PIBID;Olympic Games;Doping Substances - Teaching;Sport;Interdisciplinary Pedagogical Practice
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Manoel Vanderson Vieira. De Atenas ao Rio - uma aventura de aprendizagem. 2017. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa foi realizada com 26 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras- PB, assistida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Subprojeto – Química, da Universidade Federal de Campina Grande / Centro de Formação de Professores, com o intuito de utilizar as tecnologias, rememorando a história dos Jogos Olímpicos e do Doping numa viagem lúdica, através do método científico, interligando os conhecimentos de análise química com conhecimentos de sala de aula do aluno através de pesquisa, de uma forma contextualizada, sobre sua evolução histórica e a utilização de substâncias dopantes, promovendo uma socialização de ideias que permeia a pesquisa, a partir da origem dos jogos Olímpicos e a temática Doping, através da interdisciplinaridade, envolvendo as disciplinas de Química, Biologia, Português e História, em que as mesma trabalharam de forma interligada, tendo Química trabalhado as classes de substâncias, e suas respectivas substâncias, a disciplina Biologia trabalhou os efeitos dessas substâncias e como essas substâncias agem no organismo e quais esportes utilizam, a disciplina História trabalhou a parte histórica dos Jogos Olímpicos e do Doping e disciplina Português orientou quanto ao gênero história em quadrinhos e confecção das tirinhas. Dessa forma, a presente pesquisa atendeu as expectativas em que, professores e alunos adquiriram uma visão mais ampla do ensinar e aprender, através do uso interdisciplinar, bem como o uso das tecnologias envolvidas para melhorar o aprendizado dos indivíduos envolvidos, motivando e despertando o interesse dos mesmos.
Abstract: This research was carried out with 26 students from the State School of Elementary and High School Cristiano Cartaxo, located in the city of Cajazeiras-PB, assisted by the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship, Subproject - Chemistry, of the Federal University of Campina Grande / Centro of Teacher Training, in order to use technologies, recalling the history of the Olympic Games and Doping in a playful journey, through the scientific method, linking the knowledge of chemical analysis with knowledge of the student's classroom through research, a contextualized way, about its historical evolution and the use of doping substances, promoting a socialization of ideas that permeates the research, from the origin of the Olympic Games and the Doping theme, through interdisciplinarity, involving the disciplines of Chemistry, Biology, Portuguese. and History, in which they worked in an interconnected way, Chemistry worked the classes of substances, and their respective substances, the discipline Biology worked the effects of these substances and how these substances act on the body and what sports use, the discipline History worked the historical part of the Olympic and Doping and Portuguese discipline oriented as for the comic strip genre and comic strip making. Thus, the present research met the expectations in which teachers and students acquired a broader view of teaching and learning through interdisciplinary use, as well as the use of the technologies involved to improve the learning of the individuals involved, motivating and arousing interest. of the same.
Keywords: Doping
Jogos Olímpicos
Substâncias dopantes - ensino
Esporte
Prática pedagógica interdisciplinar
PIBID
Olympic Games
Doping Substances - Teaching
Sport
Interdisciplinary Pedagogical Practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7759
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOEL VANDERSON VIEIRA BATISTA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2017.pdfManoel Vanderson Vieira Batista. TCC. Licenciaatura em Química 201745.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.