Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7759
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0968938923180422pt_BR
dc.contributor.advisor1SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor1IDSALES, L. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8014601030787702pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada com 26 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras- PB, assistida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Subprojeto – Química, da Universidade Federal de Campina Grande / Centro de Formação de Professores, com o intuito de utilizar as tecnologias, rememorando a história dos Jogos Olímpicos e do Doping numa viagem lúdica, através do método científico, interligando os conhecimentos de análise química com conhecimentos de sala de aula do aluno através de pesquisa, de uma forma contextualizada, sobre sua evolução histórica e a utilização de substâncias dopantes, promovendo uma socialização de ideias que permeia a pesquisa, a partir da origem dos jogos Olímpicos e a temática Doping, através da interdisciplinaridade, envolvendo as disciplinas de Química, Biologia, Português e História, em que as mesma trabalharam de forma interligada, tendo Química trabalhado as classes de substâncias, e suas respectivas substâncias, a disciplina Biologia trabalhou os efeitos dessas substâncias e como essas substâncias agem no organismo e quais esportes utilizam, a disciplina História trabalhou a parte histórica dos Jogos Olímpicos e do Doping e disciplina Português orientou quanto ao gênero história em quadrinhos e confecção das tirinhas. Dessa forma, a presente pesquisa atendeu as expectativas em que, professores e alunos adquiriram uma visão mais ampla do ensinar e aprender, através do uso interdisciplinar, bem como o uso das tecnologias envolvidas para melhorar o aprendizado dos indivíduos envolvidos, motivando e despertando o interesse dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleDe Atenas ao Rio - uma aventura de aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractThis research was carried out with 26 students from the State School of Elementary and High School Cristiano Cartaxo, located in the city of Cajazeiras-PB, assisted by the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship, Subproject - Chemistry, of the Federal University of Campina Grande / Centro of Teacher Training, in order to use technologies, recalling the history of the Olympic Games and Doping in a playful journey, through the scientific method, linking the knowledge of chemical analysis with knowledge of the student's classroom through research, a contextualized way, about its historical evolution and the use of doping substances, promoting a socialization of ideas that permeates the research, from the origin of the Olympic Games and the Doping theme, through interdisciplinarity, involving the disciplines of Chemistry, Biology, Portuguese. and History, in which they worked in an interconnected way, Chemistry worked the classes of substances, and their respective substances, the discipline Biology worked the effects of these substances and how these substances act on the body and what sports use, the discipline History worked the historical part of the Olympic and Doping and Portuguese discipline oriented as for the comic strip genre and comic strip making. Thus, the present research met the expectations in which teachers and students acquired a broader view of teaching and learning through interdisciplinary use, as well as the use of the technologies involved to improve the learning of the individuals involved, motivating and arousing interest. of the same.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7759
dc.date.accessioned2019-10-07T14:20:35Z
dc.date.available2019-10-07
dc.date.available2019-10-07T14:20:35Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDopingpt_BR
dc.subjectJogos Olímpicospt_BR
dc.subjectSubstâncias dopantes - ensinopt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectPrática pedagógica interdisciplinarpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectOlympic Gamespt_BR
dc.subjectDoping Substances - Teachingpt_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary Pedagogical Practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Manoel Vanderson Vieira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom Athens to Rio - a learning adventure.pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Manoel Vanderson Vieira. De Atenas ao Rio - uma aventura de aprendizagem. 2017. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOEL VANDERSON VIEIRA BATISTA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2017.pdfManoel Vanderson Vieira Batista. TCC. Licenciaatura em Química 201745.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.