Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7796
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. A. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1069643436056557pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Luciana Maria Pereira de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, L. M. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200446674336211pt_BR
dc.contributor.referee1CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.-
dc.contributor.referee2SILVA, José Adriano Freires da.-
dc.description.resumoAo observarmos a Educação Popular (EP) por meio de uma retrospectiva histórica, podemos entender que esse modelo de pensar educação, surgiu a partir da articulação da sociedade civil em torno da pauta da educação no Brasil. Fortalecendo a EP, juntaram-se a ela numa tentativa utópica de transformar a realidade social brasileira, agentes sociais, dentre eles os estudantes universitários, que por meio de atividades promovidas junto às classes populares buscavam entender e estudar a realidade dos oprimidos. Um dos caminhos para a aproximação entre os universitários e a população foi a Extensão, que baseada nos preceitos da EP, nomeou-se Extensão Popular. Guiados por esses princípios críticos e problematizadores do fazer “com a comunidade” e não “para a comunidade”, surgiram projetos engajados na Extensão Popular, dentre eles o ENEC, Estágio Nacional de Extensão em Comunidades, cuja proposta é aproximar estudantes da área de saúde e afins, a realidade de comunidades por meio de vivências, e despertá-los a uma análise crítica que desconstrua a visão meramente tecnicista e biológica da academia. O presente trabalho foi desenvolvido na comunidade Hortifrutigranjeiro, através do ENEC, o objetivo da pesquisa é relatar vivência de Extensão Universitária, orientada pela Educação Popular, na comunidade Hortifrutigranjeiro-Mamanguape/PB e refletir sobre a importância da valorização de saberes populares para construção compartilhada de conhecimento. Através da metodologia qualitativa e do método “bola de neve”, onde um entrevistado chave indica outro, que indicará novos contatos até que o numero de entrevistados se encerre, foram realizadas sete entrevistas. Ao comparar os resultados alcançados com a bibliografia já existente constatamos algumas semelhanças quanto às dificuldades enfrentadas por agricultores nordestinos, a exploração do trabalho, conquistas em saúde e aspectos alimentares. Diante do exposto torna-se necessário destacar a importância de aprofundar o conhecimento a cerca das raízes históricas, culturais, sociais e econômicas das comunidades que constituem a nossa localidade, a fim de promover e integrar ações que alcancem de forma útil as necessidades dos locais onde os profissionais de saúde e afins estão inseridos. Assim podemos por em prática um dos princípios da Educação e Extensão Popular: construir novos saberes, estimular o diálogo e a participação comunitária, possibilitando a transformação da realidade social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
dc.titleValorização de saberes populares através de vivência em comunidade: uma experiência da extensão popular.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractObserving the popular education (PE) through a historical perspective, we understand that this model of educational thinking, began from civil society articulation around of the agenda of education in Brazil. Strengthening the PE, it was combined to it in an utopian attempt to change the Brazilian social reality, social agents, including university students, which through activities promoted with popular levels of society aimed to understand and study the reality of the oppressed people. One of the ways of approximation between university students and population was the extension, which based on the concepts of PE, it was named popular extension. Guided by these problematic and critical principles of making "combined the community" instead "to the community", arose projects engaged in the popular extension, between them the ENEC (National Internship of extensions in community), whose purpose is to approximate, health field's students and related fields, to the community reality through the experience in the communities, and to evoke to a critical analysis that deconstructs the limited perspective biologic and technician of the academy. The present study report experience of University Extension, guided by the Popular Education in Hortifrutigranjeiro Mamanguape community and reflect on the importance of valuing of popular knowledge for shared construction of knowledge. In addition, to report the personal experience of the life in the community. Through the qualitative methodology and the "snowball" method, where a key interviewed indicates another, which will indicate new contacts until the number of the interviewed have been completed, it was performed seven interviews. When comparing the results obtained with the existing literature it was noted some similarities regarding the difficulties faced by northeastern farmers, labor exploitation, health´s achievements and alimentation aspects. In face of this, it is necessary to highlight the importance to deepening the knowledge about historical roots, cultural, socials and economics from the communities which constitute our place, in order to promote and to integrate actions that reach usefully the local’s necessity where health professionals and related fields are inserted. Thus, we can apply one of the principles of extension and popular education: To construct new knowledges, to stimulate the dialogue and communitarian participation, which possibility the social reality transformation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7796-
dc.date.accessioned2019-10-08T09:42:18Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-10-08T09:42:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.subjectExtensão Popularpt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectPopular Educationpt_BR
dc.subjectPopular Extensionpt_BR
dc.subjectCommunitypt_BR
dc.subjectEducación Popular-
dc.subjectExtensión Popular-
dc.subjectComunidad-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jociely Alves Leite da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAppreciation of popular knowledge through community experience: an experience of popular extension.pt_BR
dc.title.alternativeValorización del saber popular a través de la experiencia comunitaria: una experiencia de extensión popular.-
dc.identifier.citationSILVA, Jociely Alves Leite da. Valorização de saberes populares através de vivência em comunidade: uma experiência da extensão popular. 2016. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.pt_BR
dc.description.resumenAl observar la Educación Popular (EP) a través de una retrospectiva histórica, podemos comprender que este modelo de pensamiento sobre la educación surgió de la articulación de la sociedad civil en torno a la agenda educativa en Brasil. Fortaleciendo la EP, agentes sociales, incluidos estudiantes universitarios, se sumaron a ella en un intento utópico de transformación de la realidad social brasileña, que, a través de actividades promovidas con las clases populares, buscaban comprender y estudiar la realidad de los oprimidos. Una de las formas de acercar a los universitarios a la población fue la Extensión, que con base en los preceptos de la EP se denominó Extensión Popular. Guiados por estos principios críticos y problematizadores de hacer "con la comunidad" y no "para la comunidad", surgieron proyectos de Extensión Popular, entre ellos la ENEC, Pasantía Nacional de Extensión en Comunidades, cuya propuesta es acercar a los estudiantes a la área de la salud y afines, la realidad de las comunidades a través de las experiencias, y despertarlas a un análisis crítico que deconstruya la visión meramente tecnicista y biológica de la academia. El presente trabajo fue desarrollado en la comunidad Hortifrutigranjeiro, a través de la ENEC, el objetivo de la investigación es relatar la experiencia de Extensión Universitaria, orientada por la Educación Popular, en la comunidad Hortifrutigranjeiro-Mamanguape/PB y reflexionar sobre la importancia de valorar el saber popular para la construcción compartida del conocimiento. Mediante la metodología cualitativa y el método “bola de nieve”, donde un entrevistado clave indica a otro, quien indicará nuevos contactos hasta cerrar el número de entrevistados, se realizaron siete entrevistas. Al comparar los resultados alcanzados con la bibliografía existente, encontramos algunas similitudes en cuanto a las dificultades enfrentadas por los agricultores del Nordeste, la explotación del trabajo, logros en aspectos de salud y alimentación. En vista de lo anterior, es necesario resaltar la importancia de profundizar en el conocimiento sobre las raíces históricas, culturales, sociales y económicas de las comunidades que conforman nuestra localidad, con el fin de promover e integrar acciones que satisfagan provechosamente las necesidades de los lugares. donde se incluyen profesionales de la salud y afines. Así, podemos poner en práctica uno de los principios de la Educación y Extensión Popular: construir nuevos saberes, estimular el diálogo y la participación comunitaria, posibilitando la transformación de la realidad social.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOCIELY ALVES LEITE DA SILVA - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2016.pdfJociely Alves Leite da Silva - TCC Bacharelado em Nutrição CES 2016371.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.