Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7797
Title: Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor.
Other Titles: Poetry, performance and reception: a game of refusal and seduction between text and reader.
???metadata.dc.creator???: BOTÊLHO, Denilma Diniz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: WANDERLEY, Naelza de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Eliana Kefalás.
Keywords: Leitura;Poesia;Estética da Recepção;Performace;Textos Literários;Leitor;Poemas;Leitura Vocalizada;Leitura Paralela;Reading;Poetry;Aesthetics of Reception;Perform;Literary Texts;Reader;Poems;Vocalized Reading;Parallel Reading
Issue Date: 28-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BOTÊLHO, Denilma Diniz. Poesia, performance e recepção: um jogo de recusa e sedução entre texto e leitor. 2017. 139f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7797
???metadata.dc.description.resumo???: São bastante conhecidas as dificuldades do ensino escolar brasileiro no tocante às questões voltadas para a valoração das práticas de leitura. O melhor suporte para eliminar essa demanda, a experiência com o texto literário, não recebe o tratamento metodológico adequado. O problema está, pressupõe-se, na ausência de práticas efetivas e constantes de leitura, além da apreciação do texto literário como um dos recursos para tornar menos tensa a formação escolar. Para efetivar a sistematização da experiência de leitura, elaboramos uma sequência didática apoiada no Método Recepcional de Aguiar e Bordini (1998), que aponta caminhos para se pensar as práticas de leitura na sala de aula. Logo, para que se estabeleça o contato direto com o texto literário, e para que a leitura se torne mais atraente para adolescentes e jovens, acredita-se que o uso da voz, do corpo e da performance são instrumentos contributivos para despertar o interesse pela leitura paralela à apropriação dos elementos estéticos figurantes no texto, os quais o tornam um mecanismo aberto a surpresas, encantamentos e revelações. Neste trabalho investigamos a recepção da leitura vocalizada, junto a um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio e analisamos o modo como se efetivou a experimentação com os poemas “A arte de amar”, de Manuel Bandeira (1970), “Ode ao umbigo”, de Jeová Santana (2011) e “Serra da Barriga”, de Jorge de Lima (1929). Para tanto, nos baseamos nos conceitos de performance de Paul Zumthor (2007), da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1979) e do Efeito Estético de Wolfgang Iser (1979), Eliana Kefalás (2009), Michèle Petit (2008), Antonio Candido (2004), entre outros, que contribuem para que o fenômeno da leitura torne-se uma prática democrática e efetiva dentro e fora das salas de aula.
Abstract: The difficulties of Brazilian school education are well known in relation to the issues of recognition of read practices. The best support to eliminate this demand, the experience with the literary text, does not received the appropriate methodological treatment. The problem is, presupposes, in the absence of effective and constant reading practices, besides the appreciation of the literary text as one of the tools to make school formation fewer tense. To implement the systematization of the reading experience, we developed a didactic sequence based on the Receptive Method of Aguiar and Bordini (1998), which points out ways to think about reading practices in the classroom. Therefore, in order to establish direct contact with the literary text, and the reading become more attractive for teenagers, it is believed that the use of voice, body and performance are contributive instruments to arouse the interest through the reading parallel the appropriation of aesthetic elements presents in the text, which become a mechanism open to surprises, incantations and revelations. In this assignment, we investigated the reception of vocalized read, along with a group of students of the second year of high school and we analyze the way how was realized the experimentation with the poems “A arte de amar”, by Manuel Bandeira (1970), “Ode ao umbigo”, by Jeová Santana (2011) and “Serra da Barriga”, by Jorge de Lima (1929). We based on the concept of performance by Paul Zumthor (2007), Aesthetics of the Reception by Hans Robert Jauss (1979) and Esthetic Effect by Wolfgang Iser (1979), Eliana Kefalás (2009), Michèle Petit (2008), Antonio Candido (2004) among others, that contribute to the phenomenon of reading becoming a democratic practices and effective in and out of the classroom.
Keywords: Leitura
Poesia
Estética da Recepção
Performace
Textos Literários
Leitor
Poemas
Leitura Vocalizada
Leitura Paralela
Reading
Poetry
Aesthetics of Reception
Perform
Literary Texts
Reader
Poems
Vocalized Reading
Parallel Reading
???metadata.dc.subject.cnpq???: Lingüística, Letras e Artes
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7797
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DENILMA DINIZ BOTELHO - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2017.pdfDenilma Diniz Botêlho - Dissertação POSLE CH 20171.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.