Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7799
Title: A constituição histórica da leitura como objeto de ensino: o discurso oficial e o didático (1930-1950).
Other Titles: The historical constitution of reading as a teaching object: the official and the didactic discourse (1930-1950).
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Alanne de Paula.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Washington Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Maria de Fátima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Tânia Maria Augusto.
Keywords: Discurso pedagógico;Pedagogical speech;Manuais de ensino;Teaching manuals;Manuales de enseñanza;Programas de ensino;Programas de enseñanza;Teaching programs;História da leitura;History of reading;Historia de la lectura;Textos Literários;Sujeito-Leitor;Oralização de Textos;Literary texts;Subject-Reader;Oralization of Texts
Issue Date: 28-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Alanne de Paula. A constituição histórica da leitura como objeto de ensino: o discurso oficial e o didático (1930-1950). 2017. 134f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7799
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação propõe uma reflexão sobre a constituição histórica da leitura como objeto de ensino no discurso de programas e manuais de ensino brasileiros ao longo do século XX. Nesse processo de constituição, compreendemos que a leitura não se representa de forma homogênea, mas a partir de efeitos de sentidos heterogêneos, ora retomados ora deslocados, tendo em vista as condições sócio-históricas e discursivas de cada momento. Considerando tal pressuposto, pretendemos investigar a constituição histórica da leitura e do sujeito-leitor no discurso pedagógico de programas e manuais de três períodos da história brasileira, correspondentes às décadas de 1930, 1940 e 1950. Em função deste objetivo geral, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar as representações da leitura, do sujeito-leitor e dos modos de ensinar produzidos no discurso dos programas e manuais de ensino selecionados como unidades de análise em cada período; 2) Verificar em que formações discursivas se inscrevem essas representações; 3) Caracterizar os movimentos de interpretação da leitura no discurso pedagógico de cada período e na relação entre os períodos. O corpus da pesquisa é composto por dois arquivos: o primeiro reúne os Programas oficiais do Estado brasileiro para o ensino de Língua Portuguesa dos anos de 1931, 1942 e 1951; o segundo é composto pelos manuais da coleção didática Programa de Português, de Júlio Nogueira, que teve três versões para atender as indicações dos três programas do primeiro arquivo. A metodologia deste trabalho se caracteriza como qualitativa, com abordagem discursivo-interpretativa. A análise do corpus foi realizada de forma comparativa, considerando os efeitos e as relações interdiscursivas entre recortes dos programas de ensino e manuais didáticos de cada período. Nossa análise e sua abordagem metodológica se fundamentam na Análise de Discurso de linha francesa e no campo da História das Ideias Linguísticas no Brasil, tendo como referências principais Orlandi (1998; 2002; 2005; 2012), Pêcheux (2008; 2014), Razzini (2000) e Souza (1999). As constatações gerais de nossa análise do discurso pedagógico sobre a leitura nos períodos recortados indicam um funcionamento discursivo apoiado em um processo de identificação entre os discursos oficial e didático, com alguns traços de deslocamentos de sentidos, ocasionados pela recontextualização e reformulação de sentidos. A filiação dominante sobre a leitura, nos dois casos, remete à tradição retóricopoética, caracterizada pelos objetivos de desenvolver habilidades de apreciação do texto literário, composição escrita e oralização expressiva. Constatamos uma regularidade entre os discursos dos programas e dos manuais pela retomada da representação de leitura literária e dos efeitos de sentidos de sujeito-leitor reprodutor dos sentidos e orador expressivo da leitura. Os modos de ensinar, ancorados na figura do professor, estão associados aos exercícios de oralização de textos e composição escrita. Nosso trabalho contribui para a compreensão da constituição histórica da leitura como objeto de ensino e oferece uma visão mais consistente sobre a historicidade discursiva pela qual se constituiu esse objeto. Por esta pesquisa, ainda podemos compreender alguns dos modos pelos quais se configuram a leitura e o leitor atuais, uma vez que suas imagens indicam (re)construções de outras representações já enunciadas.
Abstract: This dissertation proposes a reflection on the historical constitution of reading as an object of teaching in the discourse of Brazilian programs and textbooks throughout the twentieth century. In this process of constitution, we understand that reading is not represented in a homogeneous way, but from the effects of heterogeneous meanings, now taken up again or displaced, in view of the socio-historical and discursive conditions of each moment. Considering this assumption, we intend to investigate the historical constitution of reading and the subject-reader in the pedagogical discourse of programs and manuals of three periods of Brazilian history, corresponding to the 1930s, 1940s and 1950s. In view of this general objective, we established the following objectives specific: 1) To identify the representations of reading, the reader-subject and the modes of teaching produced in the discourse of the programs and teaching manuals selected as units of analysis in each period; 2) Check in which discursive formations these representations are inscribed; 3) Characterize the reading interpretation movements in the pedagogical discourse of each period and in the relation between the periods. The corpus of the research is composed of two archives: the first brings together the official programs of the Brazilian State for the teaching of Portuguese Language of the years 1931, 1942 and 1951; the second is composed of the manuals of the didactic collection Programa de Português, by Júlio Nogueira, which had three versions to meet the indications of the three programs of the first file. The methodology of this work is characterized as qualitative, with a discursive-interpretative approach. The analysis of the corpus was carried out in a comparative way, considering the effects and the interdiscursive relations between cuts of the teaching programs and textbooks of each period. Our analysis and methodological approach are based on French Speaking Discourse Analysis and on the History of Linguistic Ideas in Brazil, having as main references Orlandi (1998, 2002, 2005, 2012), Pêcheux (2008, 2014), Razzini (2000) and Souza (1999). The general findings of our analysis of the pedagogical discourse on reading in the cut-off periods indicate a discursive functioning supported by a process of identification between the official and didactic discourses, with some traces of sense displacements caused by the recontextualization and reformulation of meanings. The dominant affiliation to reading, in both cases, refers to the rhetoric-poetic tradition, characterized by the goals of developing literary text appreciation skills, written composition, and expressive oration. We found a regularity between the discourses of the programs and the manuals for the resumption of the literary reading representation and the effects of senses of reader-reproducing subject and reader and expressive of reading. The modes of teaching, anchored in the teacher's figure, are associated with exercises in oralization of texts and written composition. Our work contributes to the understanding of the historical constitution of reading as an object of teaching and offers a more consistent view of the discursive historicity by which this object was constituted. By this research, we can still understand some of the ways in which the current reader and reader are configured, since their images indicate (re)constructions of other representations already enunciated.
Keywords: Discurso pedagógico
Pedagogical speech
Manuais de ensino
Teaching manuals
Manuales de enseñanza
Programas de ensino
Programas de enseñanza
Teaching programs
História da leitura
History of reading
Historia de la lectura
Textos Literários
Sujeito-Leitor
Oralização de Textos
Literary texts
Subject-Reader
Oralization of Texts
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7799
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALANNE DE PAULA BARBOSA - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2017.pdfAlanne de Paula Barbosa - Dissertação POSLE CH 2017.2.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.