Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7806
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPONTES, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1484754352876510pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Márcia Tavares.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1904168802083424pt_BR
dc.contributor.referee1WANDERLEY, Naelza de Araújo.-
dc.contributor.referee2RAMOS, Fabiana.-
dc.description.resumoO presente trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo geral investigar a recepção das narrativas de Rosa Amanda Strausz: Mamãe trouxe um lobo para casa! (2010) e A coleção de bruxas de meu pai (2010), focalizando na (des)construção das personagens centrais dessas obras e nas suas implicações para a ampliação do repertório de leituras do leitor-infante. Revestindo-se de um caráter formativo, buscando promover ações de letramento literário na fase de alfabetização da criança, realizamos uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, fundamentada em Moita Lopes (1996), Thiollent (2002), Chizzotti (2008) e em Chiappini (2005), na qual se buscou a interação entre leitor-texto, leitor-leitor, na qual o ambiente da sala de aula serviu como fonte de dados. Para leitura dos contos de Strausz, seguimos, metodologicamente, as etapas de duas sequências expandidas, sugeridas por Cosson (2006) para promoção do letramento literário na escola. Tal sequência foi escolhida tendo em vista o público alvo dessa intervenção, que foi uma turma de 3º Ano, do Ensino Fundamental I, da rede de ensino municipal de Acari-RN. Nossa fundamentação teórica baseia-se na Estética da Recepção, em JAUSS (1979:1994) e Zilberman (1989), na Teoria do Efeito Estético, em Iser (1979:1996). A respeito da Leitura e do Letramento Literário na escola, em Paulino e Cosson (2009) e em Zilberman e Silva (2008). Sobre Estratégias de mediação de leitura na sala de aula, em Cosson (2006) e em Rouxel (2013). Acerca da Teoria do Conto, em Bosi (1977) e em Gotlib (1990). No que concerne à Literatura Infantil e aos Contos de fadas tradicionais e renovados, em Coelho (1991) e em Zilberman e Magalhães (1987). Quanto à intertextualidade, em Kristeva (1979) e Bakhtin (1997). A junção da literatura e de seu ensino, promoveu uma rica experiência estética e a promoção de ações de letramento, na fase de alfabetização, e apontou estratégias para a mediação do texto literário em sala de aula, a partir do planejamento de ações de detecção e de atendimento de horizontes de expectativas dos leitores, com o posterior rompimento das primeiras leituras dos clássicos contos de fadas e a expansão do repertório de leituras literárias; fatores que são significativos para a formação do leitor-criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras-
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artes-
dc.titleEntre lobos e bruxas: recepção de narrativas de Rosa Amanda Strausz.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThis research of a master's has as general objective to investigate the reception of the fairy tales Mamãe trouxe um lobo para casa! (2010) and A coleção de bruxas de meu pai (2010) from Rosa Amanda Strausz focusing on the renewing of the protagonists characters of this narratives and its implications for the extension of reading repertory of young readers. Covering a formative character; seeking to promote actions of literary literacy in child’s literary phase we conducted an action research, with a qualitative approach, based on Moita Lopes (1996), Thiollent (2002), Chizzotti (2008) and Chiappini (2005), in which the interaction between reader-text, reader-reader, in which the classroom environment served as data source was sought. To reading of the short stories of Strausz, we followed, methodologically, the steps of two expanded sequences, suggested by Cosson (2006) for the promotion of literary literacy in school. This sequence was chosen in view of the target audience of this intervention, which was a class of 3rd Year, Elementary School I, of the municipal education network of Acari-RN. Our theoretical foundation is based on the Aesthetics of Reception, in JAUSS (1979:1994) and Zilberman (1989), in Theory of Aesthetic Effect, in Iser (1979:1996). Regarding Reading and Literary Literacy at school, in Paulino and Cosson (2009) and in Zilberman and Silva (2008). On Strategies for Reading Mediation in the Classroom, in Cosson (2006) and Rouxel (2013). About Theory of the Tale, in Bosi (1977) and in Gotlib (1990). Concerning Children's Literature and traditional and renewed fairy tales, in Coelho (1991) and in Zilberman and Magalhães (1987). As for intertextuality, in Kristeva (1979) and Bakhtin (1997). The combination of literature and its teaching promoted a rich aesthetic experience and the promotion of literacy actions in the literacy phase and pointed out strategies for mediation of the literary text in the classroom, from the planning of actions of detection and fulfillment of expectations horizons of the readers, with the subsequent disruption of the first readings of the classic fairy tales and the expansion of the repertoire of literary readings; factors that are significant for the reader-child formation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7806-
dc.date.accessioned2019-10-08T10:56:31Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-10-08T10:56:31Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectContos Tradicionais-
dc.subjectCuentos Tradicionales-
dc.subjectTraditional Tales-
dc.subjectContos Renovados-
dc.subjectRenewed Tales-
dc.subjectCuentos Renovados-
dc.subjectLetramento Literário-
dc.subjectAlfabetización Literaria-
dc.subjectLiterary Literacy-
dc.subjectEstética da Recepção-
dc.subjectAesthetics of Reception-
dc.subjectEstética de Recepción-
dc.subjectRosa Amanda Strausz-
dc.subjectLivro Finalizado-
dc.subjectLibro Terminado-
dc.subjectFinished Book-
dc.subjectLeitor Emancipado-
dc.subjectEmancipated Reader-
dc.subjectLector Emancipado-
dc.subjectBruxas e Lobos-
dc.subjectBrujas y Lobos-
dc.subjectWitches and Wolves-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPONTES, Andressa dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween wolves and witches: reception of pink narratives Amanda Strausz.pt_BR
dc.identifier.citationPONTES, Andressa dos Santos. Entre lobos e bruxas: recepção de narrativas de Rosa Amanda Strausz. 2017. 120 f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7806pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File SizeFormat 
ANDRESSA DOS SANTOS PONTES - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2017.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.