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dc.creator.IDBATISTA, F. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2565609494364160pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Denise Lino de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, D. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542241458634614pt_BR
dc.contributor.referee1DIONÍSIO, Ângela Paiva.-
dc.contributor.referee2REINALDO, Maria Augusta Gonçalves Macêdo.-
dc.description.resumoNesta dissertação, os enunciados de atividades escolares são entendidos como um gênero textual amplamente utilizado pelos docentes. Sua elaboração, porém, tem sido pouco estudada nos cursos de Licenciatura dada à escassez de fontes que abordem a temática. Tendo como uma de suas justificativas colaborar para a ampliação dessas fontes, o principal objetivo desta dissertação é analisar a constituição (estrutura e modelo) de enunciados de atividades avaliativas de quatro disciplinas do Ensino Médio, a saber: Língua Portuguesa, Matemática, História e Biologia. Como desdobramento deste objetivo, os específicos são: (1) defender, à luz da teoria sociorretórica, os enunciados de atividades avaliativas como gênero da ação docente e (2) descrever a estrutura e o modelo dos enunciados. Para isso, a pesquisa que deu origem a esta dissertação se organizou como quali-quantitativa sobre um corpus documental constituído de 540 enunciados de atividades recolhidos de atividades avaliativas do nível de ensino referido, sendo parte deste corpus proveniente de avaliações elaboradoras por professores das referidas disciplinas e parte proveniente de dois sistemas de ensino adotados por uma escola particular em uma dada cidade da Paraíba. Do ponto de vista teórico, a pesquisa fundamenta-se na teoria da Sociorretórica, tal como apresentada por Bazerman (2011) e Miller (2012), nos estudos sobre enunciados de atividades escolares (LINO DE ARAÚJO, 2017; BARROS, 2004). Os resultados da pesquisa demonstram que o gênero enunciado de atividades escolares é característico da esfera escolar e tem como principal propósito incitar o sujeito aluno a uma ação de demonstração de conhecimentos. Do ponto de vista da estrutura, foram identificados quatro padrões: Comando; Contexto + Comando; Texto + Comando; Texto + Contexto + Comando. Foram também identificadas quatro modelos: Completar uma informação, Questionar, Reconhecer uma Informação e Incitar a Ordem. Por fim, foi possível concluir a partir da análise que os modelos de enunciados mais recorrente nos módulos dos sistemas didáticos não influenciam a elaboração dos professores que se baseia no modelo adotado pelo ENEM, que é o quarto padrão identificado nos dados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação-
dc.titleO enunciado de atividades escolares como gênero textual.pt_BR
dc.date.issued2017-11-
dc.description.abstractIn this dissertation, the statements of school activities are understood as a textual genre widely used by teachers. Its elaboration, however, has been little studied in the undergraduate courses given to the scarcity of sources that approach the subject. The purpose of this dissertation is to analyze the constitution (structure and purpose) of statements of evaluative activities of four subjects of High School, namely: Portuguese Language, Mathematics, History and Biology. As a result of this objective, the specific ones are: (1) to defend, in the light of socio rhetorical theory, the statements of evaluative activities as a genre of teaching activity and (2) to describe the structure and purpose of the statements. To do so, the research that gave rise to this dissertation was organized as a quantitative qualitative study of a documentary corpus consisting of 540 statements of activities collected from evaluation activities of the referred level of education, being part of this corpus coming from evaluations elaborated by teachers from the subjects referred and part coming from two education systems adopted by a private school in a given city of Paraíba. From the theoretical point of view, the research is based on the Socio rhetorical theory , as presented by Bazerman (2011) and Miller (2012), in the studies about statements of school activities (LINO DE ARAÚJO, 2017; BARROS, 2004). The results of the research demonstrate that the genre on canvas is characteristic of the school sphere, its main purpose is to incite the student subject to a demonstration of knowledge. From the point of view of the structure, four patterns were identified: Command; Context + Command; Text + Command; Text + Context + Command. Four purposes were also identified: Completing information, Questioning, Recognizing information and Inciting action. Finally, it was possible to conclude from the analysis that the most recurrent sentence models in the didactic system modules do not influence the teachers' elaboration, which is based on the model adopted by ENEM, which is the fourth standard identified in the data.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7810-
dc.date.accessioned2019-10-08T11:23:20Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-10-08T11:23:20Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnunciados-
dc.subjectStatements-
dc.subjectTeoria da Sociorretórica-
dc.subjectTheory of Socio-rhetoric-
dc.subjectEnsino Médio-
dc.subjectHigh School-
dc.subjectMaterial Didático-
dc.subjectCourseware-
dc.subjectProfessores-
dc.subjectTeachers-
dc.subjectGêneros Textuais-
dc.subjectSistemas Apostilados-
dc.subjectAtividades Escolares-
dc.subjectTextual Genres-
dc.subjectApostilate Systems-
dc.subjectSchool Activities-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorATAÍDE, Fabiene Araújo Xavier.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe statement of school activities as textual genre.pt_BR
dc.identifier.citationATAÍDE, Fabiene Araújo Xavier. O enunciado de atividades escolares como gênero textual. 2017. 85f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7810pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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