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dc.creator.IDCIBALDE, M .R. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2973256830532209pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Marco Antonio Margarido.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, M. A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7215425152123749pt_BR
dc.contributor.referee1PINHEIRO-MARIZ, Josilene.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Maria Angélica.-
dc.description.resumoAprender uma língua estrangeira (LE) não se resume apenas à aquisição do conhecimento linguístico. É preciso considerar que o processo de ensino/aprendizagem de uma LE envolve uma série de construções de sentidos por meio de movimentos de identificações, conflitos e transformações, pelos quais o sujeito se ressignifica e constrói novos conhecimentos. O interesse em aprender uma LE está, muitas vezes, relacionado às suas representações. No caso do inglês, diante da globalização, essa língua tem sido representada predominantemente por meio de um discurso neoliberal, que se estende ao contexto escolar e influencia no processo de ensino/aprendizagem dessa LE. Com base nessas considerações, a presente pesquisa busca analisar os efeitos do discurso neoliberal de globalização no ensino/aprendizagem de língua inglesa em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual na cidade de Campina Grande-PB. Para isso, analisamos notas de observações de aulas, entrevistas e questionários aplicados com o professor responsável pela turma e seus alunos. Esta pesquisa está fundamentada na teoria da Análise do Discurso de linha francesa fundada por Michel Pêcheux (2010, 2014) ao abordar conceitos sobre o discurso, o sujeito e a ideologia. Essas questões são ampliadas à luz de Foucault (1995, 1999, 2005) que discute sobre as relações de poder que permeiam o discurso. Para as discussões sobre o ensino de inglês nas escolas públicas, utilizamos como suporte Bianchetti (2001), Coelho (2005), Miranda (2005), British Council (2015), Ferraz (2015) e Jareta (2015); em relação ao percurso histórico do inglês como língua estrangeira no Brasil, recorremos aos estudos de Grigoletto (1997), Dias (1999), Leffa (1999), Monte Mór (2006) e Lopes (2008); para tratar da mundialização do inglês nos fundamentamos em Le Breton (2005), Rajagopalan (2005), Ortiz (2000, 2006), Lacoste (2005) e Cox; Assis-Peterson (2007); sobre os impactos da globalização no ensino/aprendizagem de inglês nosso aporte teórico baseia-se em Bauman (1999), Bianchetti (2001), Grigoletto (2003), Coracini (2007), Monte Mór (2010), Ferraz (2015) e Mattos (2015); quanto aos conceitos de identidade e diferença como fatores inerentes ao processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira nos referenciamos em Orlandi (1988), Silva (2000), Scherer; Morales; Leclerq (2003) e Hall (2000, 2005). Por fim, para discutir a relação entre língua materna e língua estrangeira nosso embasamento estar ancorado nos estudos de Celada (2007) e Coracini (2003, 2007). A análise dos dados revela a forte influência do discurso neoliberal de globalização no contexto escolar estudado e seus efeitos: um ensino/aprendizagem baseado na normatização da língua, a representação da língua inglesa de forma excludente e com ênfase em propósitos econômicos, como também a ambivalência de um ensino/aprendizagem caracterizado ora pelo desejo e encantamento, ora pela resistência e intolerância dos aprendizes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem-
dc.titleO inglês em tempos de globalização: uma crítica aos efeitos do discurso neoliberal no ensino/aprendizagem de ILE no Brasil.pt_BR
dc.date.issued2017-07-
dc.description.abstractLearning a foreign language does not just mean to master its lexical knowledge, since the process of teaching/learning a language involves a sort of meaning conceptions which are constituted of movements of identification, conflicts and transformations in which the subjects resign themselves and produce new knowledge. The interest in learning a foreign language is often related to its representations. Due to globalization, English has been represented predominantly by a neoliberal discourse, which extends to school contexts and influences the process of English teaching/learning. Based on these considerations, this research seeks to analyze the effects of the neoliberal discourse of globalization in the English teaching/learning process in a third-grade class of a public high school in Campina Grande-PB. For this, notes of class observations, interviews and questionnaires applied to the teacher in charge of the group and the students were analyzed. This investigation is based on the French Discourse Analysis studies developed by Pêcheux (2010, 2014) who also adopts concepts about discourse, subject and ideology. Foucault (1995, 1999, 2005) enlarges these concepts as he considers the power relations that permeate discourse. For the debates related to teaching English in public schools, this investigation has its basis on Bianchetti (2001), Coelho (2005), Miranda (2005), British Council (2015), Ferraz (2015) and Jareta (2015); concerning the history of English as a foreign language in Brazil, Leffa (1999), Monte Mór (2006), and Lopes (2008). Regarding globalization, Le Breton (2005), Rajagopalan (2005), Ortiz (2000, 2006), Lacoste (2005) and Cox; Assis-Peterson (2007). On the impacts of globalization on English teaching/learning process, the theoretical contribution is based on Bauman (1999), Bianchetti (2001), Grigoletto (2003), Coracini (2007), Monte Mór (2010), Ferraz (2015) and Mattos (2015). On the concepts of identity and difference as part of the teaching/learning process, this investigation is based on Orlandi (1988), Silva (2000), Scherer; Morales; Leclerq (2003) e Hall (2000, 2005). In conclusion, the background of the research is anchored in the studies of Celada (2007) and Coracini (2003, 2007) as to discuss the relationship between the mother tongue and the foreign language. The analysis of data reveals the strong influence of the neoliberal discourse of globalization and its effects: a teaching/learning process based on the normalization of the language, the representation of the English language in an exclusive way and with emphasis on economic purposes, as well as the ambivalence of a teaching/ learning characterized on one hand by desire and enchantment, and on the other hand by resistance and intolerance.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7816-
dc.date.accessioned2019-10-08T11:48:51Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-10-08T11:48:51Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa - ensino-
dc.subjectEnglish Language - teaching-
dc.subjectDiscurso Neoliberal-
dc.subjectNeoliberal Discourse-
dc.subjectProcesso de Ensino-aprendizagem-
dc.subjectTeaching-learning Process-
dc.subjectGlobalização-
dc.subjectGlobalization-
dc.subjectInfluências Culturais-
dc.subjectAnálise do Discurso-
dc.subjectCultural Influences-
dc.subjectSpeech Analysis-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCIBALDE, Melina Ribeiro Rodrigues-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnglish in times of globalization: a critique of the effects of neoliberal discourse on the teaching / learning of ILE in Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationCIBALDE, Melina Ribeiro Rodrigues. O inglês em tempos de globalização: uma crítica aos efeitos do discurso neoliberal no ensino/aprendizagem de ILE no Brasil. 2017. 155f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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MELINA RIBEIRO RODRIGUES CIBALDE - DISSERTAÇÃO POSLE 2017.pdf Melina Ribeiro Rodrigues Cibalde - Dissertação POSLE 20173.12 MBAdobe PDFView/Open


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