Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7822
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, P. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1161094584307461pt_BR
dc.contributor.advisor1PINHEIRO-MARIZ, Josilene.-
dc.contributor.advisor1IDPINHEIRO-MARIZ, J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4945243844289619pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA , Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de.-
dc.description.resumoAtualmente, estudos vêm sendo desenvolvidos sobre a necessidade da não dissociação da literatura no âmbito do ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM), uma vez que o texto literário possui características linguísticas e culturais, que podem favorecer a aprendizagem da língua de maneira mais prazerosa. Além disso, quando pensamos em literatura de língua inglesa, nosso pensamento vai ao encontro das literaturas norte-americana ou britânica. Entretanto, este trabalho busca ir além do eixo anglo-americano, em uma perspectiva de pluralizar o ensino de inglês, tentando levar outras literaturas e culturas para sala de aula. Para isso, escolhemos como objeto de estudo o romance Americanah, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, com o intuito de romper com os estereótipos construídos pelo ocidente em relação à África. Esta pesquisa se justifica, dessa forma, por trabalhar em condição de equilíbrio língua e literatura, além de levar a cultura africana para sala de aula de inglês e contribuir para formação crítica dos estudantes, ampliando seus conhecimentos de mundo. Para fundamentar este trabalho, nós apoiamos nas ideias de Bakhtin (2006) e Jakobson (2007), que subsidiarão os estudos acerca das contribuições do texto literário na aula de LEM, além de alguns estudiosos como Pinheiro-Mariz (2007), Lazar (1994), Corchs (2006), Sivasubramaniam (2006), que também discutem a importância da literatura na sala de aula. Ainda nos apoiaremos nas contribuições de Hall (2003), Homi Bhabha (2010) e Woodward (2007), os quais estabelecem uma ampla discussão acerca de diáspora, identidade e diferenças culturais no contexto pós-colonial. Assim, este estudo tem como objetivo geral: refletir sobre a conjuntura do ensino da Língua Inglesa em uma perspectiva de não dissociação entre língua e literatura, dando-se enfoque à cultura/literatura africana, a partir da leitura do romance Americanah. A respeito da metodologia, classificamos quanto à abordagem, como qualitativa; em relação aos objetivos, tem caráter descritivo, pois, realiza o registro através da coleta de dados e pondera sobre as possíveis contribuições para o ensino de inglês; por fim, a consideramos ainda uma pesquisa-ação por levar em conta a participação do pesquisador na geração de dados. As intervenções foram realizadas na escola Liceu Dr. José Gondim, na cidade de Iguatu – Ceará. Os participantes são alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública. A maioria deles não tinham contato ainda com a literatura africana, sobretudo na aula de inglês. Constata-se que a leitura da obra contribuiu para ampliar os conhecimentos linguísticos e culturais dos estudantes acerca da língua inglesa, além de contribuir para uma visão crítica sobre as questões culturais relacionadas ao continente africano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLínguas Estrangeiras Modernas-
dc.titleAmericanah: a literatura africana no ensino de inglês como língua estrangeira.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractNowadays, studies have been developed about the necessity of non-dissociation of the literature in the scope of the teaching of Modern Foreign Languages, since the literary text has linguistic and cultural characteristics, which can favor the learning of the language more pleasantly. When we think of English-language literature, our thinking goes to American or British literature. However, this work seeks to go beyond the Anglo-American axis, in a perspective of pluralizing English teaching, trying to take other literatures and cultures into the classroom. For this, we chose the novel Americanah, by the Nigerian writer Chimamanda Ngozi Adichie, as the object of study, in order to break with the stereotypes built by the West in relation to Africa. This research is justified, therefore, by working language and literature, in addition to bringing African culture to English classroom and contributing to critical education of students, expanding their knowledge of the world. The ideas of Bakhtin (2006) and Jakobson (2007) will subsidize the studies about the contributions of the literary text in English teaching, besides some researchers like Pinheiro-Mariz (2007), Lazar (1994), Corchs (2006), Sivasubramaniam (2006), who also discuss the importance of literature in the classroom. We will observe also the contributions of Hall (2003), Homi Bhabha (2010) and Woodward (2007), which establish a broad discussion about diaspora, identity and cultural differences in the postcolonial context. The main goal of this research is to reflect on the conjuncture of the teaching of the English Language in a perspective of non-dissociation between language and literature, giving focus to African culture / literature, from the reading of the novel Americanah. The subjects of present research are students in a third grade class of a public high school, Liceu Dr. José Gondim, localized in Iguatu’s city, Ceará. Most of the students had not in touch with African literature yet, especially in English class. We could observe that the reading of the novel contributed to increase the students' linguistic and cultural knowledge of the English language, as well as contributing to a critical view on cultural issues related to the African continent.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7822-
dc.date.accessioned2019-10-08T12:15:33Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-10-08T12:15:33Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem-
dc.subjectTeaching-learning-
dc.subjectLíngua Inglesa-
dc.subjectEnglish Language-
dc.subjectLiteratura Africana-
dc.subjectAfrican Literature-
dc.subjectTextos Literários-
dc.subjectLiterary Texts-
dc.subjectCultura Africana-
dc.subjectAfrican Culture-
dc.subjectProblemática Social-
dc.subjectSocial Issues-
dc.subjectLíngua Estrangeira-
dc.subjectEnsino Médio-
dc.subjectForeign Language-
dc.subjectHigh School-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Paula de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAmericanah: African literature in teaching English as a foreign language.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Paula de Sousa. Americanah: a literatura africana no ensino de inglês como língua estrangeira. 2017. 157f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7822pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULA DE SOUSA COSTA - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2017.pdfPaula de Sousa Costa - Dissertação POSLE CH 20173.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.