Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7824
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, R. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7874181509304069pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Denise Lino de.-
dc.contributor.referee2OLEGÁRIO, Maria da Luz.-
dc.description.resumoAs tecnologias estão constantemente associadas ao nosso cotidiano e o surgimento da Web 2.0 promoveu transformações nos tempos atuais. Desse modo, no século XXI, as ações humanas estão ainda mais condicionadas a esse aparato da vida moderna em setores fundamentais que regulam os cidadãos seja na economia, na investigação criminal, na política, na educação...; enfim, é difícil se conceber uma sociedade sem contar com as facilidades que a integração mundial de computadores pode oferecer. Em vista dessa exigência social, a educação começa a incorporar o uso de recursos digitais (de computadores, smartphones, internet) às atividades escolares, concebendo-os como recursos pedagógicos e surge a necessidade de que professores busquem reformular a sua prática pedagógica, abarcando em suas ações a inserção de recursos tecnológicos como instrumentos auxiliadores do/no processo de ensino-aprendizagem, tais como redes sociais, aplicativos, jogos, blogs, entre outros. Em razão disso, este estudo pretende investigar a relação que se estabelece entre a operacionalização técnica do suporte blog e a do trabalho docente. A pesquisa classifica-se como de natureza qualitativa (MOREIRA e CALEFFE, 2008), de inspiração netnográfica, por ter o blog como objeto de investigação, e é um estudo de caso duplo, tendo em vista que são analisados dois cenários concernentes aos blogs Canto da galera (www.blogspot.com.br/cantodagalera) e Linguagens e leitura (www.blogspot.com.br/linguagenseleitura). Como fundamentos teóricos, são apresentados os principais conceitos do universo tecnológico, como ciberespaço (LÉVY 1996), web 2.0 (BARTON; LEE, 2015), blog pedagógico (SILVA, 2014), dentre outros, e a relação deste com o contexto de ensino presencial. Além disso, destaca-se a relação das ações do professor com os saberes que permeiam a prática docente (TARDIF, 2014), com o planejamento (LUCKESI, 2001), bem como os conteúdos da prática educativa (ZABALA, 1998) no intuito de situar o objeto de ensino do professor. Os resultados apontam para a identificação de três categorias: técnico com a mobilização de saberes sobre o suporte tecnológico, usuário com a mobilização de saberes sobre o ambiente digital e, por último, profissional com a mobilização de conteúdos da prática pedagógica em postagens. Por fim, os dados nos revelam que a atuação do professor em ambientes digitais, como o blog, pode apresentar certas limitações, principalmente relacionadas à associação tecnologia/ensino de forma sistemática e ao uso dos recursos disponibilizados pelo suporte, o que justifica o seu lugar de periferia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem-
dc.titleSaberes e práticas docentes em blogs pedagógicos.pt_BR
dc.date.issued2017-07-
dc.description.abstractThe technologies are constantly associated with our daily life and the emergence of Web 2.0 has promoted changes in the current times. Thus, in the twenty-first century, human actions are even more conditioned to this apparatus of modern life in fundamental sectors that regulate citizens in economics, criminal investigation, politics, education ...; In short, it is difficult to conceive a society without the facilities that world-wide computer integration can offer. In view of this social requirement, education begins to incorporate the use of digital resources (from computers, smartphones, internet) to school activities, conceiving them as pedagogical resources and the necessaty for teachers to seek to reformulate their pedagogical practice, convering in their actions the insertion of technological resources as tools that aid the teaching / learning process, such as social networks, applications, games, blogs, among others. As a result, this study intends to investigate the relationship between the technical operation of the support blog and that of the teaching work. The research is classified as having a qualitative nature (MOREIRA and CALEFFE, 2008), of netnographic inspiration, for having the blog as an object of research, and is a double case study, considering that two scenarios are analyzed concerning the blogs Canto da galera (www.blogspot.com.br/cantodagalera) and Linguagens e leitura (www.blogspot.com.br/linguagenseleitura). As theoretical foundations, the main concepts of the technological universe are presented, such as cyberspace (LÉVY 1996), web 2.0 (BARTON, LEE, 2015), pedagogical blog (SILVA, 2014), among others, and its relation with the of context presential teaching. In addition, the relation between the teacher's actions and the knowledge that permeates the teaching practice (TARDIF, 2014), with the planning (LUCKESI, 2001), as well as the contents of the educational practice (ZABALA, 1998) aiming to situate the teaching object of the teacher. The results point to the identification of three categories: technician with the mobilization of knowledge about the technological support, user with the mobilization of knowledge about the digital environment and, finally, professional with the mobilization of contents of the pedagogical practice in postings. Finally, the data reveal that the teacher's performance in digital environments, such as the blog, may present certain limitations, mainly related to the association technology / teaching in a systematic way and the use of the resources made available by the support, which justifies its place as periphery.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7824-
dc.date.accessioned2019-10-08T12:19:54Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-10-08T12:19:54Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSaberes Docentes-
dc.subjectTeaching Knowledge-
dc.subjectBlogs Pedagógicos-
dc.subjectPedagogical Blogs-
dc.subjectPráticas Docentes-
dc.subjectTeaching Practices-
dc.subjectEnsino Presencial-
dc.subjectOn-site Teaching-
dc.subjectRecursos Técnológicos-
dc.subjectTechnological Resources-
dc.subjectEnsino-
dc.subjectTeaching-
dc.subjectAprendizagem-
dc.subjectLearning-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLACET, Raiana Gomes da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge and teaching practices in pedagogical blogs.pt_BR
dc.identifier.citationLACET, Raiana Gomes da Costa. Saberes e práticas docentes em blogs pedagógicos. 2017. 112f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7824pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIANA GOMES DA COSTA LACET - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2017.pdfRaiana Gomes da Costa Lacet - Dissertação POSLE CH 20172.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.