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Title: O uso de gênero multimodal para didatização: proposta para leitura de catálogo de produtos.
Other Titles: The use of multimodal genre for didacization: proposal for reading product catalog.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Renalle Ramos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: REINALDO, Maria Augusta de Macêdo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, Linduarte Pereira.
Keywords: Catálogo de Produtos;Product Catalog;Multimodalidade;Multimodality;Letramento Visual;Visual literacy;Didatização de Gênero;Gender Didacticization;Ensino de Leitura;Reading Teaching;Gêneros Textuais;Designer Visual;Professor de Língua Portuguesa;Formação de Professores;Textual Genres;Visual Designer;Portuguese Language Teacher;Teacher Training
Issue Date: Jul-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Renalle Ramos. O uso de gênero multimodal para didatização: proposta para leitura de catálogo de produtos. 2017. 81f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O uso de gêneros textuais nas práticas docentes tem se constituído uma alternativa eficaz para o trabalho didático e sua aproximação com a realidade dos alunos, como é o caso de alunos que leem e distribuem catálogos em sala de aula, sem que estes sejam objeto de ensino. Esse contexto motivou a questão de pesquisa que resultou nesta dissertação e que indagou sobre estratégias sociocognitivas e textuais que viabilizam o letramento visual necessário para a leitura de catálogos de produtos. O objetivo geral foi analisar a contribuição de tais estratégias para o letramento visual de alunos de Ensino Fundamental. Para o alcance desse objetivo foram selecionados os seguintes objetivos específicos:1) descrever exemplares do gênero catálogo de produtos; 2) construir um modelo didático para a leitura do gênero Catálogo de produtos; 3) propor uma sequência de atividades de leitura possível de ser aplicada no nível de escolaridade em referência. O referencial teórico que fundamentou a pesquisa está constituído de dois campos. O primeiro é o da linguagem, constituído pelas contribuições dos estudos sobre multimodalidade (CANI e COSCARELII, 2016) sobre letramento visual (VIEIRA, 2007) sobre modelo de descrição do gênero orientado para análise dos textos verbais (BRONCKART,1999;2008) e o modelo de análise de estruturas visuais (KRESS e VAN LEEWEN, 1996). O segundo campo teórico é o da didática de línguas,mais particularmente da engenharia didática representado pelos estudos que defendem a didatização de gêneros como um processo que envolve o conceito de modelo didático de gênero, que reúne as dimensões ensináveis do gênero (CRISTÓVÃO,2010; CARNIN e ALMEIDA, 2015) como pre-requisito para orientar a construção de atividades didáticas para aplicação em sala. A pesquisa, de natureza bibliográfica e documental (GIL,2000), adotou como procedimentos de coleta de dados, respectivamente, a seleção de referências científicas da área de estudo,bem como a seleção de catálogos de produtos cosméticos publicados no ano de 2016. Em relação ao primeiro e segundo objetivos, os resultados da pesquisa mostram que a construção de um modelo didático do catálogo de produtos exige a junção do modelo de descrição dos textos verbais com um modelo de descrição de estruturas visuais. Sob esse aspecto, os exemplares analisados mostram que no plano verbal esse gênero apresenta poucas sequências textuais, sendo a sequência injuntiva a prototípica, com frases curtas centradas em formas verbais imperativas; segue-se a sequência descritiva, sempre reduzida a expressões nominais caracterizando os itens à venda e seus efeitos no destinatário, público-consumidor. Em ambos os tipos de sequência registra-se a presença do discurso interativo, marca do envolvimento com o leitor,consumidor-alvo. No plano das estruturas visuais, registra-se a presença acentuada da comparação entre o dado e o novo; entre o todo e as partes, para induzir o leitor–alvo ao consumo do produto anunciado. Em relação ao segundo objetivo, o estudo mostra, em caráter exploratório, que a elaboração de atividades didáticas exige que o professor construa roteiros de leitura que contemplem os elementos considerados ensináveis do gênero, sempre acompanhados da criticidade subjacente à compreensão necessária ao leitor / consumidor consciente das estratégias utilizadas na produção do gênero em questão, habilidade que pode ser transferida para a leitura de outros gêneros textuais da mesma ou de outras esferas discursivas.
Abstract: The use of textual genres in teaching practices has become an effective alternative for didactic work and its approximation with the reality of students, in this case of students who at all times read and distribute catalogs during our classes without them being taught In the classroom, particularly when it comes to reading practices. The present dissertation is guided by the following research question: how do sociocognitive and textual strategies enable the visual literacy necessary for the reading of product catalogs? And it has as general objective to analyze the contribution of the socio- cognitive and textual strategies in the reading of Product Catalog for the visual literacy of Elementary School students. Specifically aims 1) to construct a didactic model for the reading of the genus Product catalog; 2) to propose a sequence of reading activities that can be applied at this level of schooling. The theoretical framework of our research is made up of two fields: language, consisting of the contributions of the studies on multimodality, multiletrations, visual literacy and textual genre, as well as the Bronckart model of description of the genre (1999; 2008) and the model Of visual structures analysis, by Kress and Van Leewen (1996); And field of didactics of languages, represented by the concepts of didactic model of gender proposed by Cristovão (2010). The research points to the fact that only from a more detailed study of the textual genre is it possible to construct a didactic model of gender and consequently activities with a view to its application in the classroom. It was also observed that only a descriptive model for the genre focused on compositional, thematic and linguistic aspects does not contemplate the multimodal genre as a whole, being necessary to join this model with a model of description of visual character. Since it also shows that studies related to the Product Catalog genre are necessary, since it is a genre that has not yet been studied and that, because of its multimodal structure, facilitates both linguistic and visual literacy and can lead the student to a greater criticality as to the acquisition or Not of products present in the genre.
Keywords: Catálogo de Produtos
Product Catalog
Multimodalidade
Multimodality
Letramento Visual
Visual literacy
Didatização de Gênero
Gender Didacticization
Ensino de Leitura
Reading Teaching
Gêneros Textuais
Designer Visual
Professor de Língua Portuguesa
Formação de Professores
Textual Genres
Visual Designer
Portuguese Language Teacher
Teacher Training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7827
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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