Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845
Title: “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).
Other Titles: “The Alphabet Expanded”: The Uses of Multimodal Texts in the Exam National High School (2010-2013).
???metadata.dc.creator???: SALES, Dinara Soares Chacon.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAMOS, Fátima Maria Elias.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
Keywords: Exame seletivo;Exame Nacional do Ensino Médio - análise textual;Texto - enunciados;Letramento;Multimodalidade;Selective exam;National High School Exam - textual analysis;Text - statements;Literacy;Multimodality
Issue Date: 27-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SALES, Dinara Soares Chacon. “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia tem o propósito de analisar o significativo aparecimento dos enunciados de texto multimodais nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2010 e 2013. Bem como, a partir da análise do corpus coletado, destacar a importância da unicidade do ato comunicativo presente nos textos de natureza verbo-visual, destacando a pertinência entre a linguagem verbo-visual e aquilo que busca o questionamento feito à clientela a qual se destina essa prova. Além disso, associamos o coerente diálogo entre imagem e palavra na constituição do sentido dos textos analisados. Em termos teóricos, este trabalho só se torna possível por estar ancorado nas propostas de estudos dos letramentos, multiletramentos e da Teoria da Multimodalidade.
Abstract: This monograph has the purpose of analyzing the significant appearance of the statements of multimodal text in the tests of the National High School Exam, between the years 2010 and 2013. As well as, from the analysis of the collected corpus, highlight the importance of uniqueness of the communicative act present in the verb-visual texts, highlighting the relevance between the verb-visual language and what seeks the questioning made to the clientele which intended this test. In addition, we associate the coherent dialogue between image and word in the constitution of the meaning of the analyzed texts. In theoretical terms, this work only becomes possible because it is anchored in the study proposals of literacy, multi-literacy and Multimodality theory.
Keywords: Exame seletivo
Exame Nacional do Ensino Médio - análise textual
Texto - enunciados
Letramento
Multimodalidade
Selective exam
National High School Exam - textual analysis
Text - statements
Literacy
Multimodality
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DINARA SOARES CHACON SALES. TCC. ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdfDinara Soares Chacon Sales. TCC. ESP. em Língua Portuguesa.2016.2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.