Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSALES, D. S. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4977797557071959pt_BR
dc.contributor.advisor1RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.contributor.advisor1IDRAMOS, F. M. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1212760421730985pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.description.resumoEsta monografia tem o propósito de analisar o significativo aparecimento dos enunciados de texto multimodais nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, entre os anos de 2010 e 2013. Bem como, a partir da análise do corpus coletado, destacar a importância da unicidade do ato comunicativo presente nos textos de natureza verbo-visual, destacando a pertinência entre a linguagem verbo-visual e aquilo que busca o questionamento feito à clientela a qual se destina essa prova. Além disso, associamos o coerente diálogo entre imagem e palavra na constituição do sentido dos textos analisados. Em termos teóricos, este trabalho só se torna possível por estar ancorado nas propostas de estudos dos letramentos, multiletramentos e da Teoria da Multimodalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.title“O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013).pt_BR
dc.date.issued2016-04-27
dc.description.abstractThis monograph has the purpose of analyzing the significant appearance of the statements of multimodal text in the tests of the National High School Exam, between the years 2010 and 2013. As well as, from the analysis of the collected corpus, highlight the importance of uniqueness of the communicative act present in the verb-visual texts, highlighting the relevance between the verb-visual language and what seeks the questioning made to the clientele which intended this test. In addition, we associate the coherent dialogue between image and word in the constitution of the meaning of the analyzed texts. In theoretical terms, this work only becomes possible because it is anchored in the study proposals of literacy, multi-literacy and Multimodality theory.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7845
dc.date.accessioned2019-10-08T15:23:35Z
dc.date.available2019-10-08
dc.date.available2019-10-08T15:23:35Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectExame seletivopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - análise textualpt_BR
dc.subjectTexto - enunciadospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectSelective exampt_BR
dc.subjectNational High School Exam - textual analysispt_BR
dc.subjectText - statementspt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSALES, Dinara Soares Chacon.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“The Alphabet Expanded”: The Uses of Multimodal Texts in the Exam National High School (2010-2013).pt_BR
dc.identifier.citationSALES, Dinara Soares Chacon. “O alfabeto expandiu”: os usos dos textos multimodais no Exame Nacional do Ensino Médio (2010-2013). 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DINARA SOARES CHACON SALES. TCC. ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdfDinara Soares Chacon Sales. TCC. ESP. em Língua Portuguesa.2016.2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.