Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7865
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. ,-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, B. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8199691841936178pt_BR
dc.contributor.referee1MENEZES, Marcus Bessa de.-
dc.contributor.referee2BRITO, Thyago Carneiro de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.silva-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a metodologia do ensino da disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental I em duas escolas do campo, do Sítio Conceição e do Distrito de Pio X do Município de Sumé, no estado da Paraíba, Brasil. Esta é uma pesquisa descritiva, qualitativa de campo, realizada por meio da observação não-sistemática. Os docentes apresentaram uma disparidade com relação aos conteúdos aplicados aos discentes do Ensino Fundamental I. As observações foram realizadas em dois momentos, dos quais se observou a prática da Educação Física, com isso, surgiram altos e baixos com relação à oferta da disciplina pelos docentes aos discentes. Constatou-se que um dos docentes não desenvolveu um processo organizado, dentro de uma lógica, onde não demonstrou um método correspondente a disciplina ofertada, ou seja, apresentou uma metodologia de ensino superada deixando lacunas com relação à prática, proporcionando e aplicando minimamente os conteúdos da Educação Física. Em relação ao segundo docente, se observou que o mesmo utilizou um método dentro de um processo organizado, como a disciplina de Educação Física exige, ou seja, com procedimentos e técnicas contemporâneas, pensando na Educação Física como realmente deve ser planejada e aplicada: Aplicando uma metodologia convincente e preventiva; procurando envolver todos os elementos necessários para que o aluno cresça aprendendo a maneira correta, pensando no desenvolvimento físico e mental. De acordo com o estudo, viu-se o quanto à disciplina é carente de profissionais capacitados para atuarem na área, haja em vista a necessidade de que se promovam aprimoramentos e capacitações para estes docentes que não conseguem obter êxito ao ensinar a disciplina. A Educação Física é uma disciplina prazerosa onde os alunos se sentem realizados ao praticá-la, e se observou durante o estudo que, dentre tantas disciplinas ela é sem sombra de dúvidas uma das mais requisitadas por uma parcela considerável dos estudantes. Esse trabalho proporcionou novos conhecimentos e aprendizagens, ao mesmo tempo que as observações e análises responderam várias indagações acerca da prática aplicada por parte desses professores, não apenas do campo, como da cidade, e que sirva de exemplo para todo um corpo docente que integra a rede municipal de ensino, pois, uma vez aplicada de forma errônea, certamente os discentes carregarão os efeitos dessa prática no decorrer da sua vida escolar. Portanto, o trabalho serviu como um desafio que abordou uma diversidade de perguntas e respostas em torno da prática docente nas escolas municipais, ficando nítida a discrepância, a falta de profissionalismo e conhecimento de alguns professores em relação à disciplina de Educação Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEstudo da aplicação metodológica da educação física no ensino fundamental I em escolas do campo do município de Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2019-07-11-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the teaching methodology of Physical Education in Elementary School in two schools of the countryside: Conceição farm and the District of Pio X. Both are located in the municipality of Sumé, State of Paraíba, Brazil. This is a descriptive, qualitative field research, performed through non-systematic observation. The teachers presented a disparity in relation to the contents applied to the students of Elementary School. The observations were made in two moments in which the Physical Education practice was observed, with that, there were difficulties regarding the offer of the discipline by the teachers. It was found that one of the teachers did not develop an organized process, within a logic, where he did not demonstrate a method corresponding to the offered discipline, which is, presented a methodology surpassed to teach, leaving loopholes regarding the practice, providing and applying minimally the Physical Education contents. Concerning the second teacher, it was observed that he used a method within an organized process such as those required by the discipline of Physical Education, that is, with contemporary procedures and techniques, thinking about Physical Education as it really should be planned and implemented: Applying a convincing and preventive methodology; seeking to involve all the necessary elements so that the student grows learning the right way, thinking about the physical and mental development. According to the study, it was seen the lack of professionals qualified to work in the area, given that, it is necessary to promote improvements and skills for these teachers who cannot succeed while teaching the discipline. Physical Education is a pleasant discipline where students feel fulfilled when practicing it, it was observed during the study that, among so many disciplines it is without a doubt one of the most requested by a considerable portion of the students. This work provided new knowledge and learning, and at the same time the observations and analyzes answered several questions about the practice applied by these teachers, not only in the countryside, but also in the city. It serves as an example for a whole body of teachers that integrates the network since, once misapplied, students have certainly had the effects of this practice during the course of their school life. Therefore, the work served as a challenge that addressed a diversity of questions and answers around the teaching practice in the municipal schools, being clear the discrepancy, the lack of professionalism and knowledge of some teachers in relation to the discipline of Physical Education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7865-
dc.date.accessioned2019-10-08T17:21:38Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-10-08T17:21:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEscola do campo e Educação Físicapt_BR
dc.subjectComunidade de Pio X – Sumé - PBpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectAnálise de prática pedagógicapt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationpt_BR
dc.subjectField School and Physical Educationpt_BR
dc.subjectCommunity of Pius X - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practice analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, José Erinaldo da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the methodological application of physical education in elementary school I in rural schools in the city of Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, José Erinaldo da. Estudo da aplicação metodológica da educação física no ensino fundamental I em escolas do campo do município de Sumé-PB. 2019. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7865pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ERINALDO DA SILVA - TCC LECAMPO 2019.pdfJosé Erinaldo da Silva - TCC LECAMPO 2019.1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.