Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7869
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAMPOS, R. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331766174144084pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee2RAMOS, Andréa Augusta de Morais.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.campos-
dc.description.resumoÉ sabido que as práticas do ensino contextualizado de Geografia deve oferecer oportunidades para que o educando do campo compreenda as transformações no/do espaço geográfico, e mostrar para estes povos, habitantes deste espaço, que eles são seres concretos e, consequentemente, construtores da realidade socioespacial em que estão inseridos. Todavia, o ensino de Geografia ainda é fortemente influenciado pelas práticas tradicionais, voltadas apenas para memorização e descrição do espaço geográfico. Nesta perspectiva, o presente estudo intitulado “Produção do álbum seriado no ensino de Geografa nas escolas do Campo”, foi desenvolvida na Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade, na localidade Pio X, no município de Sumé-PB, no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia. A mesma, tem como objetivo relatar a experiência da produção do álbum seriado no ensino de Geografia na escola do campo e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem na sala de aula. Para execução desta pesquisa, utilizou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação que está dividida em momentos de capacitações, produções e experimentação nos contextos acadêmicos e escolar. Espera-se que, diante do desenvolvimento desta pesquisa, a produção do álbum seriado seja de fato, utilizado como um recurso didático que tem um potencial no ensino aprendizagem e uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as lacunas deixadas pelo ensino tradicional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleProdução de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo.pt_BR
dc.date.issued2019-07-09-
dc.description.abstractIt is well known that the contextualised teaching of Geography should offer opportunities for the rural student to understand the transformations in the geographical space, and to show to these peoples, inhabitants of this space, that they are concrete beings and, consequently, constructors of reality in which they are inserted. However, the teaching of Geography is still strongly influenced by traditional practices, geared only to memorizing and describing geographic space. In this perspective, the present study entitled "Production of the serial album in the teaching of Geography in the schools of the Field", was developed in the School of the Field Jose Bonifácio Barbosa de Andrade, in the Pio X locality, in the County of Sumé-PB, under the Bachelor's degree in Field Education in the areas of Human and Social Sciences, specifically in the teaching of Geography. The purpose of this paper is to report the experience of the production of the serial album in the teaching of Geography in the rural school and its contribution in the process of teaching teaching in the classroom. To carry out this research, we used the qualitative research assumptions, through action research that is divided into moments of training, production and experimentation in the academic and school contexts. In view of the development of this research, the production of the serial album is expected to be used as a didactic resource that has a potential in teaching learning and an important tool to facilitate learning and overcome the gaps left by traditional teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7869-
dc.date.accessioned2019-10-08T17:41:39Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-10-08T17:41:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectÁlbum seriadopt_BR
dc.subjectEnsino contextualizado de geografia Ipt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectField Schoolspt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectSeries Albumpt_BR
dc.subjectContextualized Geography Teaching Ipt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAMPOS, Rosália Viríssimo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSerial album production in the teaching of geography at the country school.pt_BR
dc.identifier.citationCAMPOS, Rosália Viríssimo . Produção de álbum seriado no ensino de geografia na escola do campo. 2019. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7869pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSÁLIA VIRÍSSIMO CAMPOS - TCC LECAMPO 2019.pdfRosália Viríssimo Campos - TCC LECAMPO 2019.1.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.