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dc.creator.IDSILVA, T. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5777773207066390pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, L. A. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781635627109670pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Jaqueline Vieira Santos de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2018.tccartigo.silva3-
dc.description.resumoO problema central deste estudo é de que forma as postagens no Twitter dos candidatos à presidência da república em 2018, Fernando Haddad e Jair Bolsonaro indicam estratégias de marketing eleitoral desses candidatos a partir dessas mensagens postadas? O objetivo geral foi analisar as postagens no Twitter dos dois principais candidatos à presidência da república, nas eleições de 2018, Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, a fim de verificar quais mecanismos discursivos, especificamente, as vozes e a escolha dos enunciados que apontam para as propostas desses candidatos a partir dessas mensagens postadas. E como objetivos específicos, têm-se: identificar nas postagens do Twitter, de que forma fatores externos, tais como debates e pesquisas eleitorais, podem alterar a utilização de tal ferramenta; comparar as postagens do Twitter dos dois candidatos nos meses de Setembro e Outubro dos anos de 2017 e 2018, a fim de comparar a construção de sentido das mensagens publicadas; e verificar se entre os anos de 2017 e 2018 houve mudança no número de seguidores do Twitter desses dois candidatos selecionados. Metodologicamente, este estudo apresenta características de natureza bibliográfica, e pode ser classificado como pesquisa descritivo-exploratória com natureza qualitativa. Como resultados, verificou-se que de fato a rede social Twitter foi utilizada como instrumento para propagação de utilização do marketing eleitoral durante a campanha presidencial do ano de 2018. Conclui-se, portanto, que o marketing eleitoral foi utilizado como uma ferramenta propulsora para a vitória de Bolsonaro em 2018.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEstratégia eleitoral no twitter: os mecanismos discursivos de Bolsonaro e Haddad no embate presidencial de 2018.pt_BR
dc.date.issued2018-12-19-
dc.description.abstractThe central problem of this study is how do the Twitter posts of presidential candidates in 2018, Fernando Haddad and Jair Bolsonaro indicate strategies of electoral marketing of these candidates from these messages posted? The general objective was to analyze the Twitter posts of the two main candidates for the presidency of the republic, in the 2018 elections, Fernando Haddad and Jair Bolsonaro, in order to verify which discursive mechanisms, specifically, the voices and the choice of the statements that point to the proposals from those posted messages. And specific objectives include: identifying Twitter posts, how external factors, such as debates and electoral surveys, can alter the use of such a tool; compare the posts of Twitter of the two candidates in the months of September and October of the years 2017 and 2018, in order to compare the construction of meaning of the published messages; and to verify if between the years of 2017 and 2018 there was change in the number of Twitter followers of these two selected candidates. Methodologically, this study presents features of a bibliographic nature, and can be classified as a descriptive-exploratory research with a qualitative nature. As a result, it was verified that in fact the Twitter social network was used as an instrument to propagate the use of electoral marketing during the presidential campaign of the year 2018. It was concluded, therefore, that electoral marketing was used as a propulsive tool for Bolsonaro's victory.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7876-
dc.date.accessioned2019-10-08T19:19:05Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-10-08T19:19:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMarketing políticopt_BR
dc.subjectTwitter e campanha eleitoralpt_BR
dc.subjectBrasil – Eleições Presidenciais de 2018pt_BR
dc.subjectJair Bolsonaro e redes sociaispt_BR
dc.subjectFernando Haddad e redes sociaispt_BR
dc.subjectCampanha eleitoral e resdes nosiciaspt_BR
dc.subjectDiscurso político e redes sociaispt_BR
dc.subjectPolitical marketingpt_BR
dc.subjectTwitter and election campaignpt_BR
dc.subjectBrazil - Presidential Elections 2018pt_BR
dc.subjectJair Bolsonaro and social networkspt_BR
dc.subjectFernando Haddad and social networkspt_BR
dc.subjectElection Campaign and Nosicias Resdespt_BR
dc.subjectTwitter and election campaignpt_BR
dc.subjectPolitical speech and social networkspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Tiago Belinho da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeElectoral strategy on twitter: Bolsonaro and Haddad's discursive mechanisms in the 2018 presidential clash.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Tiago Belinho da. Estratégia eleitoral no twitter: os mecanismos discursivos de Bolsonaro e Haddad no embate presidencial de 2018. 2018. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7876pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

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