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Title: Discurso do enfermeiro sobre as práticas educativas aos adolescentes na atenção básica.
Other Titles: Nurses' discourse on educational practices for adolescents in primary care.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Mike Douglas Lopes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Marcelo Costa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA , Erliane Miranda da Rocha.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS , Nivea Mabel de.
Keywords: Educação em saúde;Práticas educativas em saúde - adolescentes;Enfermagem - discursos educativos;Adolescentes - atenção básica em saúde;Health education;Health educational practices - adolescents;Nursing - Educational Discourses;Adolescents - primary health care
Issue Date: 6-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Mike Douglas Lopes. Discurso do enfermeiro sobre as práticas educativas aos adolescentes na Atenção Básica. 2016. 80f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O enfermeiro possui papel de destaque no âmbito da Atenção Básica, especialmente no que se refere no desenvolvimento de atividades de promoção de saúde da população. Os adolescentes por sua vez possuem características que os tornam serem únicos, especiais e ao mesmo tempo complexos, que carecem de atividades educativas compatíveis com suas necessidades. Diante desses aspectos o enfermeiro acaba por não compreender corretamente essa fase da vida e possui dificuldades em elaborar um plano cuidativo que visualize esse período de maneira biopsicossocial, integral e baseado em uma clínica ampliada no que se refere ao desenvolvimento de práticas educativas, que apesar das mudanças no cenário do cotidiano de práticas desse profissional na Estratégia de Saúde da Família, ainda assim suas ações são carregadas de práticas pautadas no modelo tradicional. Este estudo teve como proposta analisar o discurso do enfermeiro sobre as práticas educativas voltadas aos adolescentes no panorama da Atenção Básica. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa foi com 17 enfermeiros da na Atenção Básica do município de Cajazeiras no estado da Paraíba. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como a técnica de coleta de dados. As informações deste estudo foram analisadas por meio da Análise de Discurso pelo seu aspecto subjetivo de trabalhar não com o conteúdo do texto propriamente, mas com os sentidos produzidos por este. Diante destas considerações realizadas, a Análise do Discurso dispôs de apetrechos necessários para atender aos objetivos dessa investigação, permitindo entender de maneira mais profunda o discurso dos profissionais sobre as práticas e suas possíveis problemáticas no que tange a pergunta norteadora desta investigação, em que outros recursos metodológicos não seriam suficientes. Evidenciou-se que o enfermeiro visualiza a adolescência como uma fase de mudanças físicas, psicológicas e hormonais, porém sem a devida diferenciação entre a adolescência e o ser adolescente, o indivíduo que está vivenciando esse período de transição, atribuindo a mesma definição. Em relação a educação em saúde, este profissional a enxerga como a transmissão de informações. Cabe destacar que quando indagado sobre quais e onde realiza suas atividades ele demonstrou utilizar um processo educativo tradicional, verticalizado e na maior parte das vezes desenvolvido somente no ambiente escolar, afastando ainda mais os jovens da unidade e criação da concepção da unidade como ambiente de promoção da saúde. Por fim, foram várias as dificuldades apontadas, enquanto que as facilidades foram limitadas. Apreende-se nesta pesquisa que há restrição da liberdade, visto que o adolescente como ser livre, a ser construído se depara com a visão estreita de período conturbado, sexualmente vulnerável, necessitado de informações, aos quais são depositados sem haver o uso de teconologias interacionistas. Diante de tais perspectivas faz-se necessário que aconteça novos estudos que apontem um direcionamento correto no desempenhar das práticas educativas e da visualização do adolescente por esses profissionais, para que ambas as partes desfrutem da saúde plena e o sentimento de dever cumprido, respectivamente.
Abstract: The nurse has a highlight role in the ambit of Basic Attention, especially in what refers about the development of promotion activities of health population. The teenagers on the other hand have characteristics that make them unique beings, special and at the same time, complex beings, that need of educational activities compatible with their needs. Facing these aspects the nurse turns out not understand correctly this stage of life and have difficulties to elaborate a care plan that visualize this period in a way biopsychosocial, integral and based on a clinical magnified in relation to the development of educational practices, that despite the changes in the daily scenario of practices of this professional in the Family Health Strategy, even so their actions are loaded with practices based on the traditional model. This study aimed to analyze the nurse’s speech about the educational practices focused for teenagers in the Basic Attention panorama. This is a descriptive study with a qualitative approach. The research was conducted with 17 nurses of Basic Attention the municipality of Cajazeiras, in the state of Paraíba. It was used a semistructured interview as a data collection technique. The informations of this study were analyzed using the Discourse Analysis by his subjective aspect of not work with the text content, but with the meaning produced by that. Facing these performed considerations, the Discourse Analysis offers the necessary accouterments to attend the objectives of this investigation, allowing to understand in a deeper way the discourse of professionals about the practices and their possible problems in respect of the guiding question of this investigation, in what other methodological resources would not be enough. It became clear that the nurse visualize the teenage years as a phase physical, psychological and hormonal changes, however without a proper differentiation between the adolescence and being a teenager, the individual who is experiencing this transition period, by assigning the same definition. In relation to the health educational, this professional sees as an information transmission. It is worth mentioning that, when asked to the professional about what and where carries out his activities, he demonstrated use a traditional educational process, verticalized and in most cases only developed in the school environment, moving away the young people of the unity and the creation of the unity of conception as health promotion environment. Lastly, were several difficulties pointed out, while the facilities were limited. Apprehends in this research that have restriction of liberty, since the teenager as being free, to be built, he faces the narrow vision of troubled period, sexually vulnerable, needing information, which are deposited with no use of interacionists technologies. In front of such prospects it is necessary to happen new studies that points the correct direction in the performance of educational practices and the adolescent viewing by these professionals, so that, both of them enjoy the full health and the feeling of duty fulfilled, respectively.
Keywords: Educação em saúde
Práticas educativas em saúde - adolescentes
Enfermagem - discursos educativos
Adolescentes - atenção básica em saúde
Health education
Health educational practices - adolescents
Nursing - Educational Discourses
Adolescents - primary health care
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7878
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

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