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Title: Qualidade de vida no trabalho dos técnicos administrativos do IFPB/Campus Patos.
Other Titles: Quality of life at work of IFPB / Campus Patos.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Bárbara Birney Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Erivaldo Moreira.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEDERNEIRAS, Marcleide Maria M.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Maria dos Remédios de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee3???: BENINI, Élcio Gustavo.
Keywords: Qualidade de vida no trabalho;Sentido da QVT;Serviço Público;Quality of life at work;Sense of QVT;Public service
Issue Date: 21-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Bárbara Birney Silva. Qualidade de vida no trabalho dos técnicos administrativos do IFPB/Campus Patos. 2019. 172fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um tema que vem ganhando importância dentro das organizações modernas e das instituições públicas, principalmente a partir da década de 1990. O objetivo deste estudo é analisar a qualidade de vida percebida pelos servidores do Campus Patos do IFPB, visando descrever o sentido da QVT por parte do público pesquisado e subsidiar a proposição de ações e melhorias. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza quali-quantitativa, exploratória e descritiva. Aplica-se um questionário adaptado do Modelo Biopsicossocial e Organizacional BPSO-96 de Limongi-França, constituído por dez itens de aspectos sociofuncionais de caracterização dos sujeitos entrevistados (Gênero, Idade, Nível do Cargo, Nível Hierárquico, Faixa Salarial, Escolaridade, Número de Dependentes, Tempo de Serviço, Função Gratificada e Filiação Sindical). Entrevista-se três gestores que compõem a alta gestão do Campus Patos com o objetivo de encontrar pontos convergentes e divergentes entre sua visão sobre QVT e a visão dos TA’s. Os achados da pesquisa encontram mais pontos em comum, presumindo um alinhamento entre expectativa e ação, sendo, contudo, os pontos divergentes bastante complexos por envolverem o processo de tomada de decisão e a gestão do clima organizacional. Os resultados dos questionários apontam que, em relação à dimensão organizacional, os sujeitos apresentaram índices mais altos de QVT, sendo os mais baixos em relação à dimensão biológica. Entretanto, a avaliação geral de todos os indicadores da abordagem psicossocial aponta um nível regular por parte dos sujeitos indicando a necessidade de avanços na área, bem como uma política institucional mais efetiva. O estudo contribui para o entendimento da dinâmica da QVT dos TA’s do IFPB e pode vir a subsidiar decisões da gestão do Campus Patos no que tange à atuação da área de Gestão de Pessoas e ao compromisso e integração dos servidores no desenvolvimento do seu trabalho.
Abstract: Quality of Life at Work (QWL) is a topic that has been gaining importance within modern organizations and public institutions, especially since the 1990s. The objective of this study is to analyze the quality of life perceived by public servants of the Campus Patos of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB), aiming to describe the meaning of QWL by the researched public and to support the proposition of actions and improvements. This research is characterized as a case study of quali-quantitative, exploratory and descriptive nature. A questionnaire adapted from the BPSO-96 Biopsychosocial and Organizational Model from Limongi-França is applied, consisting of ten items of socio- functional aspects of characterization of the interviewed subjects (Gender, Age, Job Level, Hierarchical Level, Salary Range, Schooling, Number of Dependents, Length of Service, Bonus Function and Union Membership). Three managers who make up the top management of Campus Patos are interviewed, aiming to find converging and divergent points of their QWL view in relation to the TA's view. The research finds more commonalities, assuming an alignment of expectation and action, but the divergent points were quite complex because they involve the decision-making process and organizational climate management. The results of the questionnaires indicate that in relation to the organizational dimension, the subjects had higher rates of QWL, being the lowest in relation to the biological dimension. However, the general evaluation of all indicators of the psychosocial approach points to a regular level, indicating the need for advances in the area, as well as a more effective institutional policy. The study contribues to the understanding of the QWL dynamics of IFPB's TA’s and may support decisions of the management of the Campus Patos regarding the performance of the People Management area and the commitment and integration of employees in the development of their work.
Keywords: Qualidade de vida no trabalho
Sentido da QVT
Serviço Público
Quality of life at work
Sense of QVT
Public service
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7903
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

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