Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, A. C. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5651643504395987pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Rozenval de Almeida e.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2836968575468803pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Cauby.-
dc.contributor.referee2LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.oliveira-
dc.description.resumoA presente monografia é resultado de análises sociológicas acerca dos contos de Machado de Assis com vistas para o ensino da Sociologia no Ensino Secundário. Uma pesquisa realizada a partir de estudos referentesà interdisciplinaridade e das funções educativas da Sociologia e Literatura, tendo como embasamento as OCN’s e BNCC. Neste sentido, buscou-se refletir sobre o benefício da obra machadiana, com destaque nos contos, e contribuir para um novo modelo de sociologia da educação, exercitar do pensar sociológico e favorecer pedagogicamente para uma estratégia interdisciplinar do ensino de sociologia, observando como o autor reproduz os aspectos que constituem a estrutura social brasileira do fim do século XIX e como as categorias identificadas se localizam nas discussões sociológicas clássicas e contemporâneas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleSociologia e literatura: os contos machadianos na sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2019-07-12-
dc.description.abstractThis monography is the result of sociological analyzes about the tales of Machado de Assis with a view to teaching Sociology in Secondary Education. A research based on studies related to interdisciplinarity and the educational functions of Sociology and Literature, based on the OCN’s and BNCC. In this sense, we sought to reflect on the benefit of Machado's work, with emphasis on the stories, and contribute to a new model of sociology of education, exercise of sociological thinking and pedagogically favor an interdisciplinary strategy of teaching sociology, observing how the author reproduces the aspects that constitute the Brazilian social structure of the late nineteenth century and how the categories identified are located in the classical and contemporary sociological discussions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7920-
dc.date.accessioned2019-10-09T17:04:01Z-
dc.date.available2019-10-09-
dc.date.available2019-10-09T17:04:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSociologia e literaturapt_BR
dc.subjectMachado de Assis - Contospt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectSociology and literaturept_BR
dc.subjectAx of Assisi - Talespt_BR
dc.subjectSociology Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Ana Clécia Fernandes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSociology and literature: Machado's tales in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Clécia Fernandes de. Sociologia e literatura: os contos machadianos na sala de aula. 2019. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7920pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CLÉCIA FERNANDES DE OLIVEIRA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2019.pdfAna Clécia Fernandes de Oliveira - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2019.908.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.