Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7923
Title: O uso de animais na pesquisa e no ensino: uma visão dos discentes das áreas de Saúde e Biológicas da UFCG, Campus de Cajazeiras - PB.
Other Titles: The use of animals in research and teaching: a view of students from the Health and Biological areas of UFCG, Campus de Cajazeiras - PB.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Ewerton Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEDEIROS, Paulo Roberto de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Veralucia Santos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, José Cezario de.
Keywords: Bioética;Pesquisa;Experimentos científicos;Modelo animal;Animais;Bioethics;Search;Scientific experiments;Animal model;Animals
Issue Date: 1-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Ewerton Ferreira. O uso de animais na pesquisa e no ensino: uma visão dos discentes das áreas de Saúde e Biológicas da UFCG, Campus de Cajazeiras - PB. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O uso de animais na pesquisa e no ensino é um dos temas da bioética mais discutidos nos últimos anos, estando presente em livros, artigos, revistas, trabalhos acadêmicos e nos meios de comunicação em geral. Uma das questões que mais envolvem o assunto é a necessidade do uso de animais na pesquisa e no ensino. O presente estudo teve por objetivo analisar as concepções dos discentes das áreas da saúde e ciências biológicas quanto ao uso de animais e métodos alternativos em experimentos científicos e educativos. Trata-se de um estudo com abordagem qualiquantitativa, do tipo descritivo, desenvolvido com discentes do 1º e 7º período dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina e Enfermagem da UFCG Campus de Cajazeiras - PB. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário para conhecer o posicionamento dos discentes em relação ao uso de animais e métodos alternativos na pesquisa e no ensino. Os resultados indicaram que a maioria dos universitários é favorável ao uso de animais na pesquisa e no ensino e já tiveram aulas práticas com o uso de modelo animal. No entanto, uma maioria satisfatória considera o uso de animais dispensável e acredita que os mesmos podem ser substituídos por métodos alternativos.
Abstract: Animal use is a common topic in books, articles, magazines, academic works and within public communication. Whether or not animals are dispensable in academic and research activities are amongst the strongest discussions. The present study aimed to evaluate the conception of students regarding animal use and alternative methods during scientific and educational experiments. The study employed a descriptive, quali-quantitative approach with students of the 1st and 7th periods of three undergraduate courses (Biology, Medicine and Nursing) from a federal institution located in Cajazeiras, PB, Brazil. A questionnaire was applied to evaluate the knowledge and position of respondents regarding animal use in research and education. Results indicate that most students are inclined to accept animal use in research and education, and that they participated on academic activities involving animal models. Nevertheless, a significant majority considered animal use to be dispensable, and that alternative methods may successfully replace the need to use animals in these academic activities.
Keywords: Bioética
Pesquisa
Experimentos científicos
Modelo animal
Animais
Bioethics
Search
Scientific experiments
Animal model
Animals
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7923
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EWERTON FERREIRA FERNANDES. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.2018.pdfEwerton Ferreira Fernandes. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas.2018.393.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.