Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/796
Title: Proposta de redução de volume de água a ser aplicado pela irrigação localizada na fase inicial da cultura do Coqueiro Anão.
Other Titles: Reduction proposal of the volume of water to be applied by the located irrigation in the initial phase of the culture of the Dwarf Coconut Tree.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Ivandelson Siqueira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Carlos Alberto V
???metadata.dc.contributor.advisor2???: GUERRA, Hugo Orlando Carvallo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS NETO, José.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, Adilson David de.
Keywords: Coqueiro anão;Irrigação do coqueiro;Coco nucifera L.;Evapotranspiração;Cultura do coqueiro;Dwarf coconut tree;Coconut culture;Semiárido nordestino - irrigação
Issue Date: Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Ivandelson Siqueira. Proposta de redução de volume de água a ser aplicado pela irrigação localizada na fase inicial da cultura do Coqueiro Anão. 2005. 53f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Agrícola); Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2005. (Documento digitalizado).
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo estudar diferentes possibilidades de redução do volume de água a ser aplicado pela irrigação localizada na cultura do coqueiro anão no semi-árido nordestino, através de um manejo de água, solo e da cultura. Para isto, foram realizadas as seguintes tarefas: testou-se uma nova metodologia de cálculo para o volume de água aplicado na cultura do coqueiro, que considera apenas a área efetiva de maior adensamento do sistema radicular, visando à domesticação de seu desenvolvimento num determinado bulbo molhado; controlou-se a temperatura do solo através da plasticultura, tendo em vistas redução na evaporação d'água no solo e, consequentemente, diminuição no volume d'água a ser aplicado; e avaliou-se o desenvolvimento inicial da cultura do coco, através das variáveis altura de planta e diâmetro do caule, para os procedimentos de manejo de água, solo e da cultura propostos nesta pesquisa. O experimento de campo foi instalado em blocos inteiramente casualizados, resultante de duas combinações fatoriais entre quatro diâmetros molhados (D| = 0,7 m, D2 = 0,8 m, D3 = 0,9 m, D4 = 1,0 m), delimitados por anéis de zinco que possuíam uma altura de 35 cm, sendo 20 cm enterrados no solo, e duas condições de cobertura de solo (coberto e nu), mais uma testemunha (4x2+ 1), perfazendo nove tratamentos com três repetições, totalizando vinte e sete parcelas. Para ambas as condições de cobertura do solo, os diferentes volumes de água aplicados nos diversos diâmetros de influência do sistema radicular não apresentaram efeito significativo no desenvolvimento da cultura do coco, no que diz respeito à sua altura e ao diâmetro caulinar, durante os primeiros 120 dias após transplantio. O procedimento de cálculo do volume de água aplicado promoveu considerável economia de água, com valores máximos e mínimos, respectivamente, de 93,95 e 87,62%, na condição de solo sem cobertura, e de 96,98 e 93,81%, em solo com cobertura. O isolamento da evaporação contribuiu para redução substancial (50%) no volume de água aplicado, ficando demonstrada a importância de se controlar a temperatura do solo em regiões semi-árias e a eficiência do filme de polietileno de duas faces para esta finalidade.
Keywords: Coqueiro anão
Irrigação do coqueiro
Coco nucifera L.
Evapotranspiração
Cultura do coqueiro
Dwarf coconut tree
Coconut culture
Semiárido nordestino - irrigação
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Agrícola
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/796
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Agrícola.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVANDELSON SIQUEIRA SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGEA 2005..pdfIvandelson Siqueira Santos - Dissertação PPGEA 2005.5.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.