Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7965
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA JÚNIOR, José Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA JÚNIOR, José Ferreira.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2482708931624404pt_BR
dc.contributor.referee1PAIVA, Julliana da Costa Macêdo.-
dc.contributor.referee2ASSIS, Luciana Moura de.-
dc.description.resumoA formação em saúde tem passado por profundas transformações, sobretudo no que tange às novas abordagens metodológicas. Neste estudo, objetivou-se analisar as metodologias de ensino-aprendizagem preconizadas pelo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da graduação em Enfermagem do CFP/UFCG. Trata-se de um estudo indireto, documental, com abordagem qualitativa de caráter exploratório, elegendo a metodologia da análise de conteúdo, em virtude do seu caráter analítico e crítico. Foram selecionados estudos sobre as Metodologias Ativas de Ensino–Aprendizagem divulgados em publicações científicas indexadas, obtidos a partir de pesquisa eletrônica em bases de dados indexados. A análise dos documentos institucionais revelou que o curso em tela está metodologicamente “baseado nos princípios da pedagogia interativa que privilegia metodologias ativas de ensino-aprendizagem, elencando a problematização e o ensino baseado em problemas como as tecnologias mais utilizadas”. A pesquisa bibliográfica revelou, no entanto, que atualmente existem várias metodologias inovadoras de ensino, entre elas a Problematização com o arco de Charles Maguerez, Aprendizagem Baseada em Times e Aprendizagem Baseada em Projetos, as quais podem qualificar o processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem. Além dessas metodologias, há um método de avaliação para confirmar se tais metodologias estão suprindo as necessidades educacionais dos discentes, o qual se chama Taxonomia de Bloom. Frente ao exposto, conclui-se que o Núcleo Docente Estruturante deve manter uma atuação mais efetiva junto às questões didático-pedagógicas e metodológicas do curso de Enfermagem; e que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem possam ser agregadas ao itinerário formativo dos estudantes de Enfermagem do CFP/UFCG.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleMetodologias ativas de ensino - aprendizagem: análise do projeto pedagógico de um curso de enfermagem na Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2017-04-25-
dc.description.abstractTraining in health has been through profound transformations, especially regarding the new methodological approaches. In this study, the objective of analyzing teaching-learning methodologies advocated by the pedagogical project of course (PPC) graduation in nursing of the CFP/UFCG. This is an indirect documentary study with a qualitative approach of exploratory character, choosing the content analysis methodology, by virtue of your analytical character and critical. Selected studies on active methodologies Teaching- Learning published in indexed scientific publications, obtained from electronic search in indexed databases. The analysis of institutional documents revealed that the course's screen methodologically “based on the principles of interactive pedagogy that emphasizes active methodologies of teaching and learning, listing the problematization and teaching based on problems such as the most used technologies ". The literature search revealed, however, that there are currently several innovative teaching methodologies, among them the problematization whit the Arch of Charles Maguerez, Times- based learning and Project – based learning, which may qualify the teaching-learning process in nursing degree. In addition to these methods, there is a method of assessment to confirm that such methodologies are supplying the educational needs of the students, which is called Bloom's taxonomy. Front of the foregoing, it is concluded that the core Structural Teaching must maintain a more effective performance by the didactic – pedagogical and methodological issues of the course of nursing; and the active teaching and learning methodologies can be aggregated to the training itinerary of nursing students of the CFP/UFCG.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7965-
dc.date.accessioned2019-10-10T12:44:52Z-
dc.date.available2019-10-10-
dc.date.available2019-10-10T12:44:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectMetodologia de ensino - enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem - ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectProjeto de curso - enfermagempt_BR
dc.subjectNursing Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Methodology - Nursingpt_BR
dc.subjectNursing - Teaching Learningpt_BR
dc.subjectCourse Design - Nursingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACIEL, Raylessa Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeActive teaching-learning methodologies: analysis of the pedagogical project of a nursing course in Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationMACIEL, Raylessa Vieira. Metodologias ativas de ensino - aprendizagem: análise do projeto pedagógico de um curso de enfermagem na Paraíba. 2017. 70f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAYLESSA VIEIRA MACIEL. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2017.pdfRaylessa Vieira Maciel. Monografia Enfermagem. CFP 2017.4.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.