Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8023
Title: Ambiente recifal raso de Baía da Traição – PB: trabalhando a educação ambiental junto a percepção das comunidades locais quanto a importância da Cnidofauna e seu habitat.
Other Titles: Shallow Bay Reef Environment - PB: working environmental education together with the perception of communities about the importance of Cnidofauna and its habitat.
Ambiente de arrecifes poco profundos de Baía da Traição - PB: trabajando en la educación ambiental con la percepción de las comunidades locales sobre la importancia de la Cnidofauna y su hábitat.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Simone Regina da Costa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
Keywords: Ecossistema biodiverso;Sustentabilidade;Preservação;Filo Cnidaria;Biodiverse ecosystem;Sustainability;Preservation;Phylum Cnidaria;Sostenibilidad;Preservación
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Simone Regina da Costa. Ambiente recifal raso de Baía da Traição – PB: trabalhando a educação ambiental junto a percepção das comunidades locais quanto a importância da Cnidofauna e seu habitat. 2016. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Os ambientes recifais são ecossistemas que contribuem com o equilíbrio do ambiente marinho favorecendo a exportação de nutrientes para as áreas adjacentes, aumentando a produtividade das águas. O objetivo do presente trabalho foi promover ações na temática da educação ambiental com ênfase na cnidofauna. O período desta pesquisa foi de janeiro de 2014 a janeiro de 2016, sendo desenvolvida junto à comunidade da Baía da Traição. Foram empreendidas atividades de levantamento da cnidofauna através de censo visual. Também foram realizadas dinâmicas com os moradores com vistas a trabalhar a importância ecológica dos Recifes de Corais e Ambientes Recifais, sendo aplicados questionários para registrar a percepção dos referidos moradores. Os principais resultados são o registro de sete organismos cnidários, com a identificação de seis espécies, entre as classes Hydrozoa, Cyphozoa e Anthozoa. Em relação às vivências com os moradores, registrou-se o intenso interesse dos mesmos em aprender cada vez mais sobre a temática. Houve um levantamento a priori sobre o conhecimento desse ecossistema biodiverso em culturas diferentes e posteriormente uma comparação entre o que eles conheciam antes das informações que tiveram através de palestras com recursos audiovisuais e visitas realizadas ao local, no decorrer do desenvolvimento do trabalho que proporcionaram um alcance maior sobre a visão de que venha a ser conservação e preservação destes ambientes, facilitando assim, o entendimento de possíveis multiplicadores da sensibilização socioambiental em suas respectivas comunidades. Educar sustentavelmente abraça uma pedagogia centralizada no que se diz, compreender a vida, em uma prática de aprendizagem em um mundo verdadeiro com superação sobre nosso desatino da natureza e reative a prudência participativa curricular ensinando às crianças “os princípios básicos da sustentabilidade” (Fritjof Capra). Para que se possa superar as injustiças ambientais, o aponderamento da natureza e também da humanidade, a falta de igualdade social, tudo isso como peças de um consumismo, podemos perceber que no cotidiano faz-se necessário transformações urgentes... (GIDENS e BECK1 apud BALMAN).
Abstract: The reef environments are ecosystems that contribute to the balance of the marine environment favoring the export of nutrients to the surrounding areas, increasing the productivity of water. The objective of this study was to promote actions on the subject of environmental education with emphasis on cnidofauna. The period of this research was from January 2014 to January 2016, being developed by the community of the Bay of Treason. raising activities were undertaken of cnidofauna through visual census. They were also made dynamic with the locals in order to work the ecological importance of coral reefs and reef environments, with questionnaires to record the perception of these residents. The main results are a record seven cnidarians bodies, with the identification of six species, among Hydrozoa classes, Cyphozoa and Anthozoa. Regarding experiences with the locals, there was intense interest the same in learning more and more about the subject. There was a survey in advance on the knowledge of biodiverse ecosystem in different cultures and then a comparison between what they knew before the information we had through lectures with visual aids and visits to the site, in the course of the development work that provided a range higher on the view that will be conservation and preservation of these environments, thus facilitating the understanding of possible multipliers of environmental awareness in their communities. Educating sustainably embraces a central teaching in what is said , to understand life in a practical learning in a real world with overcoming of our folly of nature and re- curricular participatory prudence teaching children " the basic principles of sustainability " ( Fritjof Capra ) . In order to overcome the environmental injustice, aponderamento of nature and also of humanity , the lack of social equality, all as parts of consumerism , we can see that in everyday life it is necessary urgent transformations ... ( GIDENS and BECK1 apud BALMAN ).
???metadata.dc.description.resumen???: Los ambientes arrecifales son ecosistemas que contribuyen al equilibrio del ambiente marino, favoreciendo la exportación de nutrientes a las áreas adyacentes, aumentando la productividad del agua. El objetivo del presente trabajo fue promover acciones en el tema de educación ambiental con énfasis en la cnidofauna. El período de esta investigación fue de enero de 2014 a enero de 2016, siendo desarrollada con la comunidad de Baía da Traição. Las actividades de relevamiento de cnidofauna se realizaron mediante censo visual. También se realizaron dinámicas con los pobladores para trabajar la importancia ecológica de los Arrecifes Coralinos y Ambientes Arrecifales, y se aplicaron cuestionarios para registrar la percepción de estos pobladores. Los principales resultados son el registro de siete organismos cnidarios, con la identificación de seis especies, entre las clases Hydrozoa, Cyphozoa y Anthozoa. En cuanto a las experiencias con los residentes, se registró su intenso interés por conocer cada vez más sobre el tema. Se realizó un relevamiento a priori sobre el conocimiento de este ecosistema biodiverso en diferentes culturas y posteriormente una comparación entre lo que sabían antes de la información que tenían a través de charlas con recursos audiovisuales y visitas al lugar, durante el desarrollo del trabajo que brindó un alcance. mayor comprensión de la visión de conservación y preservación de estos ambientes, facilitando así la comprensión de posibles multiplicadores de la conciencia socioambiental en sus respectivas comunidades. Educar de forma sostenible abraza una pedagogía centrada en el decir, en la comprensión de la vida, en una práctica de aprender en un mundo real con superación de nuestra naturaleza salvaje y reactivando la prudencia participativa curricular enseñando a los niños “los principios básicos de la sostenibilidad” (Fritjof Capra). Para superar las injusticias ambientales, el peso de la naturaleza y también de la humanidad, la falta de igualdad social, todo esto como parte del consumismo, podemos ver que en la vida cotidiana son necesarios cambios urgentes... (GIDENS y BECK1) apud BALMÁN).
Keywords: Ecossistema biodiverso
Sustentabilidade
Preservação
Filo Cnidaria
Biodiverse ecosystem
Sustainability
Preservation
Phylum Cnidaria
Sostenibilidad
Preservación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ecologia de Ecossistemas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8023
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE REGINA DA COSTA LIMA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2016.pdfSimone Regina da Costa Lima - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20161.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.