Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8026
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, A. K. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Rozenval de Almeida e.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2836968575468803pt_BR
dc.contributor.referee1GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Cauby.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.pereira-
dc.description.resumoO ensino de Sociologia deve ter como propósito levar o aluno a refletir sobre os diversos aspectos da sociedade. Através das práticas pedagógicas socializar conceitos, temas e teorias para a compreensão dos processos da realidade social e por meio de metodologias o professor possa conduzir o estudante a desnaturalização dos fenômenos e ao senso crítico. O presente trabalho aborda o tema análise de livros didáticos e ensino de Sociologia, tendo como título “Manuais de Sociologia da Escola Secundária: Conceitos, Temas e Teorias”. Este estudo tem por objetivo analisar os conteúdos e as abordagens feitas nos livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio, considerando as orientações curriculares designadas nos marcos regulatórios da educação para o Ensino de Sociologia OCNs e BNCC. O estudo fundamenta-se na teoria de Michael Young, na qual Young refere-se a dois tipos de conhecimento, “o conhecimento dos poderosos” e o “conhecimento poderoso”, e nas pesquisas realizadas pelos cientistas sociais Simone Meucci e Flávio Sarandy, que tratam sobre manuais de Sociologia. A metodologia utilizada na pesquisa trata-se de abordagem qualitativa, análise de livros didáticos e revisão bibliográfica através de teóricos que estudam e abordam o tema. O estudo investigou quatro livros didáticos adotados pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Alves Campos – Congo/PB: Sociologia- Introdução á ciência da sociedade, de Cristina Costa; Sociologia para o Ensino Médio, de Nelson Dacio Tomazi; Tempos Modernos - Tempos de Sociologia, de Helena Bomeny, Bianca Freire-Medeiros, Raquel Balmant Emerique e Julia O’Donnell; Sociologia - Ensino Médio, de Silvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridi e Benilde Lenzi Motim. A partir da análise dos dados foi possível comprovar que os quatro manuais apresentam em seus conteúdos, conceitos, temas e teorias. Como também demonstram estar em concordância com as competências e habilidades vigentes na BNCC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleManuais de sociologia da escola secundária: conceitos, temas e teorias.pt_BR
dc.date.issued2019-07-12-
dc.description.abstractThe Sociology teaching should aim to lead the student to reflect on the various aspects of society. Through pedagogical practices socialize concepts, themes and theories to understand the processes of social reality and athwart methodologies the teacher can lead the student to denaturalize the phenomena and the critical sense. This work approaches deals with the analysis of textbooks and teaching of Sociology, entitled “Secondary School Sociology Handbooks: Concepts, Themes and Theories". This study aims to analyze the contents and the approaches made in the textbooks of Sociology of High School, considering the curricular orientations designated in the regulatory frameworks of the Education for the Teaching of Sociology OCNs and BNCC. The study is based on Michael Young's theory, which Young refers to two types of knowledge, "the knowledge of the powerful" and "powerful knowledge," and in the research carried out by social scientists Simone Meucci and Flávio Sarandy, who talk about Sociology manuals. The methodology used in the research is a qualitative approach, analysis of textbooks and bibliographic review through theorists who study and approach the theme. The study investigated four textbooks adopted by the State School of Elementary and Middle Education Manoel Alves Campos – Congo/PB: Sociology- Introduction to the science of society, by Cristina Costa; Sociology for Secondary Education, by Nelson Dacio Tomazi; Modern Times - Times of Sociology, by Helena Bomeny, Bianca Freire-Medeiros, Raquel Balmant Emerique and Julia O'Donnell; Sociology - High School, by Silvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridi and Benilde Lenzi Motim. From the analysis of the data it was possible to prove that the four manuals present in their contents, concepts, themes and theories. Also demonstrate that they are in agreement with the skills and abilities in force at BNCC.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8026-
dc.date.accessioned2019-10-11T17:11:10Z-
dc.date.available2019-10-11-
dc.date.available2019-10-11T17:11:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectManual de Sociologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectLivros didáticos de sociologiapt_BR
dc.subjectSociology Handbookpt_BR
dc.subjectSociology Teachingpt_BR
dc.subjectSociology Textbookspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Andreiton Kalby Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHigh school sociology manuals: concepts, themes and theories.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Andreiton Kalby Oliveira. Manuais de sociologia da escola secundária: conceitos, temas e teorias. 2019. 89f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8026pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREITON KALBY OLIVEIRA PEREIRA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2019.pdfAndreiton Kalby Oliveira Pereira - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2019.1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.