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Title: Análise do comportamento dinâmico e vibratório de sistemas de suspensão passiva e ativa.
Other Titles: Analysis of the dynamic and vibratory behavior of passive and active suspension systems.
???metadata.dc.creator???: AQUINO, Alberdan Santiago de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Natanael Victor de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RIUL, José Antonio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CURI, Wilson Fadlo.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA, Antonio Almeida.
Keywords: Suspensão - Sistemas;Comportamento Vibratório;Comportamento Dinâmico;Suspensão Passiva e Ativa;Vibrações Mecânicas;Indústria Aulomobilíslicas;Modelo Matemático;Suspension - Systems;Vibratory Behavior;Dynamic Behavior;Passive and Active Suspension;Mechanical Vibrations;Aulomobilislicos Industry;Mathematical Model
Issue Date: 20-Sep-2002
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AQUINO, Alberdan Santiago de. Análise do comportamento dinâmico e vibratório de sistemas de suspensão passiva e ativa. 2002. 118f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002.
???metadata.dc.description.resumo???: Um dos problemas que mais se discutem na industria automobilística se refere a dirigibilidade e conforto de veículos em estradas com terreno adverse Ambos problemas estão relacionados aos sistemas de suspensão e como os mesmos podem reagir em determinadas situações dentro de seus limites de operação. Neste trabalho são comparados dois modelos matemáticos de sistemas de suspenso com sete graus de liberdade cada, sendo um do tipo passivo e outro um sistema de suspensão ativa. Os sistemas são simulados em um processo digital que cria um sinal de excitação que pode ser aplicado no modelo matemático de diversas formas. O resultados obtidos, sempre comparando os dois sistemas de suspensão em iguais condições de adversidade, mostram que os sistemas do tipo ativo apresentam uma melhor reação aos sinais provenientes do perfil do terreno.
Abstract: One of the problems that more they are discussed in the automobile industry environment is the handling and comfort of vehicles in highways with adverse terrain. Both problems are related to the suspension systems and how they can react inside in certain situations within their operation limits. In this work the results of two mathematical models of suspension systems with seven degrees of freedom each, being one of the passive type and other a suspension system activates are compared. The systems are simulate in a digital process that creates an excitement sign that can be applied in the mathematical model in various ways. The results obtained him, always comparing the two suspension systems in same adversity conditions, show that the systems of the active type present a better reaction to the coming signs of the profile of the terrain.
Keywords: Suspensão - Sistemas
Comportamento Vibratório
Comportamento Dinâmico
Suspensão Passiva e Ativa
Vibrações Mecânicas
Indústria Aulomobilíslicas
Modelo Matemático
Suspension - Systems
Vibratory Behavior
Dynamic Behavior
Passive and Active Suspension
Mechanical Vibrations
Aulomobilislicos Industry
Mathematical Model
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Mecânica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8032
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