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Title: Desenvolvendo atividades pedagógicas para inserir os temas evolução, seleção natural e neodarwinismo no ensino médio em uma escola de Nova Floresta - PB.
Other Titles: Developing pedagogical activities to insert the themes evolution, natural selection and neo-Darwinism in high school in a school in Nova Floresta - PB.
Desarrollo de actividades pedagógicas para introducir los temas de evolución, selección natural y neodarwinismo en la enseñanza media en una escuela de Nova Floresta - PB.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Ana Iris da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Marcus José da Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GARCIA, Carlos Alberto.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
Keywords: Ensino-Aprendizagem;Jogos;Discentes;Lúdicos e Evolução;Teaching-Learning;Games;Learners;Playful and Evolution;Enseñanza-Aprendizaje;Juegos;Estudiantes;Entretenimiento y Evolución
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Ana Iris da Silva. Desenvolvendo atividades pedagógicas para inserir os temas evolução, seleção natural e neodarwinismo no ensino médio em uma escola de Nova Floresta - PB. 2016. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A compreensão do aluno pode ser explorada de maneira a facilitar o processo de ensino-aprendizagem, buscando e explorando estratégias para implantação de práticas eficientes e um ensino de qualidade. Todos sabem que existem dificuldades a serem superadas no processo de inovação de ensino-aprendizagem, porém estratégias devem ser criadas para superar isso. O uso de jogos é uma excelente forma de dinamizar as aulas, quebrando a rotina estabelecida e despertando interesse nos discentes. Por esse motivo foram criados dois jogos, para aplicação em sala de aula, com temas tratados na biologia visando observar e analisar os resultados da inserção dessas metodologias lúdicas, no ensino de Evolução, Seleção Natural e Neodarwinismo. As atividades pedagógicas utilizadas neste estudo foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Roderick de Oliveira, em uma turma do 3° ano do ensino médio, localizada na cidade de Nova Floresta- PB. As atividades foram realizadas em quatro etapas, primeira etapa foi realizada uma entrevista com professores de ciências/biologia, segunda etapa aula teórica lúdica com os alunos, terceira etapa aplicação dos jogos e quarta etapa aplicação do questionário com os discentes. Os dados da pesquisa foram coletados por meio da entrevista feita com os professores e de um questionário aplicado aos alunos da turma já citada acima, posteriormente analisados no Microsoft Office Excel 2007, através de cálculos de porcentagens. Para citar os sujeitos que participaram da pesquisa e também proteger suas identidades, seus nomes foram codificados da seguinte forma, letra A (aluno), seguido de um número (exemplo A1, A2, A3...). Os resultados obtidos foram positivos e o uso de jogos didáticos em sala de aula se deu de forma dinâmica e proveitosa. Cem por cento (100%) dos participantes disseram que é importante estudar evolução e seleção natural, mas os motivos variaram. Sendo que 31,25% disseram ter aprendido mais com os jogos; 18,75% alegaram ser um bom entretenimento ajudando o psicológico; 12,5% responderam que ajudou a entender seleção natural, disseram ser interessante pois ajuda a descobrir mais coisas sobre os assuntos, afirmam ser uma forma divertida de aprender e afirmaram ser importante para estudar biologia com dinâmica, pois fica mais interessante. Ficou claro que os jogos foram capazes de envolver os aluno, confirmando a necessidade de inserir novas técnica para o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The student understanding can be exploited in order to facilitate the process of teaching and learning, seeking and exploring strategies to implement efficient practices and quality education. Everyone knows that there are difficulties to be overcome in the process of teaching and learning innovation, but strategies are needed to overcome it. The use of games is a great way to boost classes, breaking the established routine and awakening interest in students. For this reason it was created two games for use in the classroom, with subjects treated in biology aimed at observing and analyzing the results of the integration of these playful methodologies, teaching evolution, natural selection and neo-Darwinism. The educational activities used in this study were carried out at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Roderick de Oliveira, in a class of 3rd year of high school, located in Nova Floresta- PB. The activities were carried out in four stages, the first stage was conducted an interview with teachers of science / biology, second playful lecture stage with the students, third stage application of games and fourth step the questionnaire with the students. The survey data were collected through interviews done with teachers and a questionnaire administered to students in the class as mentioned above, subsequently analyzed in Microsoft Office Excel 2007, by percentage calculations. To quote the subjects who participated in the survey and also protect their identities, their names have been coded as follows, letter A (student), followed by a number (eg A1, A2, A3 ...). The results were positive and the use of educational games in the classroom was given dynamically and profitably. One hundred percent (100%) of respondents said that it is important to study evolution and natural selection, but the reasons varied. Since 31.25% said they learned more from the games; 18.75% claimed to be good entertainment psychological help; 12.5% answered that helped to understand natural selection, said it was interesting because it helps to find out more about the issues, claim to be a fun way to learn and said it was important to study biology with dynamic, because it is more interesting. It was clear that the games were able to engage the student, confirming the need to enter new technique for teaching-learning process.
???metadata.dc.description.resumen???: Se puede explorar la comprensión de los estudiantes para facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje, buscando y explorando estrategias para implementar prácticas eficientes y una enseñanza de calidad. De todos es sabido que existen dificultades que superar en el proceso de innovación enseñanza-aprendizaje, pero se deben crear estrategias para superarlas. El uso de juegos es una excelente forma de agilizar las clases, rompiendo la rutina establecida y despertando el interés de los alumnos. Por eso, fueron creados dos juegos, para aplicación en el aula, con temas tratados en biología, con el objetivo de observar y analizar los resultados de la inserción de estas metodologías lúdicas, en la enseñanza de la Evolución, la Selección Natural y el Neodarwinismo. Las actividades pedagógicas utilizadas en este estudio fueron realizadas en la Escuela Estadual de Enseñanza Básica y Media José Roderick de Oliveira, en una clase del 3º año de la Enseñanza Media, ubicada en la ciudad de Nova Floresta-PB. Las actividades se realizaron en cuatro etapas, la primera etapa fue una entrevista con los profesores de ciencias/biología, la segunda etapa clase teórica lúdica con los estudiantes, la tercera etapa aplicación de los juegos y la cuarta etapa aplicación del cuestionario con los estudiantes. Los datos de la investigación fueron recolectados a través de entrevistas a docentes y un cuestionario aplicado a los estudiantes de la citada clase, posteriormente analizados en Microsoft Office Excel 2007, a través de cálculos porcentuales. Para nombrar a los sujetos que participaron en la investigación y también proteger sus identidades, sus nombres fueron codificados de la siguiente manera, letra A (estudiante), seguida de un número (ejemplo A1, A2, A3...). Los resultados obtenidos fueron positivos y el uso de los juegos didácticos en el aula se llevó a cabo de forma dinámica y rentable. El cien por ciento (100%) de los participantes dijo que es importante estudiar la evolución y la selección natural, pero las razones variaron. 31,25% dijo que aprendió más de los juegos; el 18,75% afirmó ser un buen entretenimiento ayudando a lo psicológico; El 12,5% respondió que ayudó a entender la selección natural, dijo que era interesante porque ayuda a conocer más sobre los temas, dijo que era una forma divertida de aprender y dijo que es importante estudiar biología con dinámica, porque facilita es más interesante. Quedó claro que los juegos lograron involucrar a los estudiantes, confirmando la necesidad de insertar nuevas técnicas en el proceso de enseñanza-aprendizaje.
Keywords: Ensino-Aprendizagem
Jogos
Discentes
Lúdicos e Evolução
Teaching-Learning
Games
Learners
Playful and Evolution
Enseñanza-Aprendizaje
Juegos
Estudiantes
Entretenimiento y Evolución
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8034
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