Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8035
Title: Aplicação de estratégias de ensino-aprendizagem em ciências para alunos do 8º ano em escolas do município de Cuité - PB.
Other Titles: Application of science teaching-learning strategies for 8th grade students in schools in the city of Cuité - PB.
Aplicación de estrategias de enseñanza-aprendizaje en ciencias para estudiantes de 8º grado en escuelas de la ciudad de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: AZEVEDO, Vitória Cinelândia Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Vivyanne dos Santos Falcão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ASSIS, Thais Josy Castro Freire de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ASSIS, Priscilla Anne Castro de.
Keywords: Ludicidade;Ensino de ciências;Aprendizagem;Playfulness;Science teaching;Learning;Alegría;Enseñanza de las ciencias;Aprendizaje
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AZEVEDO, Vitória Cinelândia Oliveira de. Aplicação de estratégias de ensino-aprendizagem em ciências para alunos do 8º ano em escolas do município de Cuité - PB. 2016. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: No 8° ano do ensino fundamental, o ensino de ciências é abordado de forma tradicional na maioria das escolas, apenas com o uso do livro didático. Contudo, ao longo dos anos essa realidade está tentando ser mudada na tentativa de incorporar novos métodos de aprendizagem. Visto que a percepção e a aprendizagem de cada aluno é diferente, já que um tem aptidão sobre um determinado assunto, e para o outro a forma de compreender pode ser dificultada. Por esse motivo, são necessárias novas formas de métodos de ensino, como o Lúdico. Esse trabalho foi desenvolvido ao longo de cinco aulas em cada escola de ensino, sendo uma na rede pública e outra na privada, ambas localizadas no município de Cuité-PB, com objetivo de desenvolver estratégias de ensino baseadas na ludicidade para estimular os alunos do 8° Ano de Ciências, distendendo a percepção dos mesmos sobre os conteúdos relacionadas aos níveis de organização do corpo e a citologia. Esta pesquisa é quantitativa-qualitativa, com dados obtidos a partir de um questionário aplicado com os alunos antes e após as estratégias de ensino, bem como suas avaliações baseadas no grau de satisfação tipo Likert para cada aula, além da avaliação das professoras de Ciências. Buscou-se respeitar as necessidades das duas escolas, tanto na falta de estrutura, quanto nas dificuldades de compreensão que muitos alunos possuem, sendo perceptível que isso acontece com mais frequência na escola pública. Os resultados constatam que as atividades aplicadas como alternativas de ensino foram satisfatórias, tanto nas avaliações pós-estratégias dos alunos com nas das professoras de Ciências.
Abstract: In the 8th grade from elementary school, the Science teaching is approached in a traditional way in most schools. However, over the years this reality is trying to be changed in an attempt to incorporate new learning methods. Since the perception and learning of each student is different, because there are different aptitudes and difficulties in many of them. Therefore, new ways of learning methods are necessary, such as the playful. This work was developed over five years in each school, a public and a private, both located in the city of Cuité-PB, with the aim to develop teaching strategies based on playfulness to encourage science students from the 8th grade, distending their perception about the contents in relation to the organization levels of body and the cytology. This search is quantitative-qualitative with data obtained from a questionnaire applied to students before and after the learning strategies, also their evaluation based on the Likert type degree of satisfaction for each class, besides the evaluation of Science teachers. It searched to respect the necessity from the schools, both the lack of structure and the difficulty of learning that many students have, being noticeable that it happens more often in the public school. The results shows that activities applied as alternative of learning were satisfactory, both post-strategies student evaluations as those of science teachers.
???metadata.dc.description.resumen???: En el octavo año de la escuela primaria, la enseñanza de las ciencias se aborda de manera tradicional en la mayoría de las escuelas, utilizando únicamente el libro de texto. Sin embargo, con el paso de los años se está intentando cambiar esta realidad en un intento de incorporar nuevos métodos de aprendizaje. Ya que la percepción y el aprendizaje de cada alumno es diferente, ya que uno tiene aptitud sobre un tema determinado, y para el otro la forma de entender puede ser difícil. Por esta razón, se necesitan nuevas formas de métodos de enseñanza, como Lúdica. Este trabajo se desarrolló en cinco clases de cada escuela, una en la red pública y otra en la red privada, ambas ubicadas en la ciudad de Cuité-PB, con el objetivo de desarrollar estrategias didácticas basadas en la lúdica para estimular a los alumnos del 8º grado ° Año de Ciencias, ampliando su percepción de los contenidos relacionados con los niveles de organización corporal y citología. Esta investigación es cuantitativa-cualitativa, con datos obtenidos a partir de un cuestionario aplicado a los estudiantes antes y después de las estrategias didácticas, así como sus valoraciones en base al nivel de satisfacción tipo Likert para cada clase, además de la valoración de las Ciencias maestros Buscamos respetar las necesidades de ambas escuelas, tanto en la falta de estructura como en las dificultades de comprensión que tienen muchos estudiantes, y se nota que esto sucede con mayor frecuencia en las escuelas públicas. Los resultados muestran que las actividades aplicadas como alternativas didácticas fueron satisfactorias, tanto en las valoraciones posestratégicas de los estudiantes como de los profesores de Ciencias.
Keywords: Ludicidade
Ensino de ciências
Aprendizagem
Playfulness
Science teaching
Learning
Alegría
Enseñanza de las ciencias
Aprendizaje
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8035
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VITÓRIA CINELÂNDIA OLIVEIRA DE AZEVEDO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2016.pdfVitória Cinelândia Oliveira de Azevedo - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20161.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.