Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8043
Title: Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba.
Other Titles: A look at continuing teacher education in the municipal network of Barra de Santa Rosa and Cuité - Paraíba.
Una mirada a la formación permanente de docentes en la red municipal de Barra de Santa Rosa y Cuité - Paraíba.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Margareth Machado e Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Kiriaki Nurit.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOPES, Marcus José Conceição.
Keywords: Necessidades de formação;Prática Docente;Contribuição;Training needs;Teaching Practice;Contribution;Necesidades de entrenamiento;Práctica docente;Contribución
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Margareth Machado e Silva. Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba. 2016. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo maior analisar como ocorre a formação contínua de professores atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental vinculados às redes municipais de Barra de Santa Rosa e Cuité, Paraíba, com a finalidade de identificar sua contribuição para a prática docente. O método de abordagem utilizado foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada através da aplicação de questionários estruturados as secretárias municipais de educação de ambos os municípios, bem como questionário envolvendo 27 professores de quatro escolas municipais. Os resultados nos indicam que a maioria dos professores (56%) estão procurando especializa-se, realizando estudos em nível de pós-graduação. Em relação à forma de atualização da sua prática educativa, a grande maioria, tanto em Cuité (55%) quanto em Barra de Santa Rosa (64%), afirmaram que a mesma ocorre através da participação em cursos de formação docente ofertadas pelo município, ou através da utilização de artigos e revistas. Assim podemos concluir que este trabalho conseguiu analisar a contribuição da proposta de formação continuada das escolas analisadas, no desenvolvimento profissional de seus professores, auxiliando o desenvolvimento da compreensão necessária para uma prática pedagógica eficaz.
Abstract: This study had the most to analyze how does the training of teachers working in elementary school 1st cycle linked to the municipal networks of Barra de Santa Rosa and Cuité, Paraíba, in order to identify their contribution to the teaching practice. The approach method was a quantitative and qualitative research conducted by applying structured questionnaires municipal secretaries of both municipalities education and questionnaire involving 27 teachers from four local schools. The results indicate that in the majority of teachers (56%) are looking specializes, conducting studies in graduate level. Regarding the form of update of its educational practice, the vast majority in both Cuité (55%) and in Barra de Santa Rosa (64%) said that it is through participation in teacher training courses offered by the municipality, or through the use articles stand. So we can conclude that this work could examine the continuing education of the proposed contribution of the schools analyzed in the professional development of its teachers, assisting the development of understanding necessary for effective pedagogical practice.
???metadata.dc.description.resumen???: El objetivo principal de este estudio fue analizar cómo se produce la formación continua de los profesores que actúan en el 1er ciclo de la Enseñanza Fundamental vinculados a las redes municipales de Barra de Santa Rosa y Cuité, Paraíba, con el fin de identificar su contribución a la práctica docente. El método de abordaje utilizado fue una investigación cuantitativa y cualitativa, realizada a través de la aplicación de cuestionarios estructurados a los secretarios de educación municipales de ambos municipios, así como un cuestionario que involucró a 27 docentes de cuatro escuelas municipales. Los resultados indican que la mayoría de los profesores (56%) buscan especializarse, realizando estudios a nivel de posgrado. En cuanto a la forma de actualización de su práctica educativa, la gran mayoría, tanto en Cuité (55%) como en Barra de Santa Rosa (64%), afirmó que se da a través de la participación en los cursos de formación docente que ofrece el municipio, o a través del uso de artículos y revistas. Así, podemos concluir que este trabajo logró analizar la contribución de la propuesta de educación permanente de las escuelas analizadas, en el desarrollo profesional de sus docentes, ayudando al desarrollo de la comprensión necesaria para una práctica pedagógica eficaz.
Keywords: Necessidades de formação
Prática Docente
Contribuição
Training needs
Teaching Practice
Contribution
Necesidades de entrenamiento
Práctica docente
Contribución
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8043
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARGARETH MACHADO E SILVA SOUSA -TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2016.pdfMargareth Machado e Silva Sousa -TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2016701.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.