Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8047
Title: Contribuições de uma sequência didática para o letramento estatístico de alunos do 3º ano do ensino médio.
Other Titles: Contributions of a didactic sequence to the statistical literacy of students of the 3rd year of high school.
Aportes de una secuencia didáctica para la alfabetización estadística de estudiantes de 3° año de secundaria.
???metadata.dc.creator???: HAUS, Grazielle de Souto Pontes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA JÚNIOR, Aluizio Freire da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Edna Cordeiro de.
Keywords: Letramento Estatístico;Sequência Didática;Ensino e Aprendizagem;Matemática;Ensino Médio;Statistical Literacy;Following teaching;Teaching and learning;Mathematics;High school;Alfabetización Estadística;Siguiendo la enseñanza;Enseñando y aprendiendo;Matemáticas Escuela secundaria
Issue Date: 6-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: HAUS, Grazielle de Souto Pontes. Contribuições de uma sequência didática para o letramento estatístico de alunos do 3º ano do ensino médio. 2016. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa se caracteriza como qualitativa e tem por objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática desenvolvida a partir de uma a conta de energia elétrica para o desenvolvimento do letramento estatístico de alunos do 3º ano do Ensino Médio. Além disso, busca promover a aquisição de habilidades estatísticas que levem o aluno a interpretar informações presentes em um conjunto de dados e estimular o pensamento interpretativo/reflexivo dos mesmos (letramento estatístico). A pesquisa foi realizada com 17 alunos, estudantes do 3° ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Barra de Santa Rosa-PB. Para a organização e desenvolvimento da pesquisa nos pautamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, nas definições e modelos de letramento estatístico apresentados por DelMas (2002) e Watson e Callingham(2003) e na sequência didática como metodologia de ensino. O resultado dessa pesquisa aponta a necessidade em realizar práticas de estatística com mais frequência, inclusive articuladas com outras disciplinas, para que alunos possam interpretar seus conceitos em contextos diversos, visando desenvolver o pensamento interpretativo/reflexivo diante de informações.
Abstract: This research is characterized as qualitative and aims to analyze the contributions of a didactic sequence developed from an electricity account for the development of statistical literacy with students from 3rd year of high school. It also seeks to promote the acquisition of statistical skills that allow students to interpret information in a data set and stimulate the interpretive / reflective thinking the same (statistical literacy). The survey was conducted with 15 students of 3rd year high school students in a public school in the city of Barra de Santa Rosa-PB. For the organization and development of research in we base the National Curriculum Standards and the National Curriculum Guidelines for Secondary Education, definitions and models of statistical literacy presented by DelMas (2002) and Watson and Callingham (2003) and the didactic sequence as methodology teaching. O result of this research shows the need for the use of statistical literacy practices more often, including other disciplines, so that students can statistical interpret concepts in practical contexts designed to develop the interpretive / reflective thinking on information.
???metadata.dc.description.resumen???: La presente investigación se caracteriza como cualitativa y tiene como objetivo analizar las contribuciones de una secuencia didáctica desarrollada a partir de una factura de energía eléctrica para el desarrollo de la alfabetización estadística de los estudiantes del 3º año de la Enseñanza Media. Además, busca promover la adquisición de habilidades estadísticas que lleven al estudiante a interpretar la información presente en un conjunto de datos y estimulen su pensamiento interpretativo/reflexivo (alfabetización estadística). La investigación se realizó con 17 alumnos, alumnos del 3º año de Enseñanza Media, de una escuela pública de la ciudad de Barra de Santa Rosa-PB. Para la organización y desarrollo de la investigación nos guiamos por los Parámetros Curriculares Nacionales y las Directrices Curriculares Nacionales para la Escuela Secundaria, en las definiciones y modelos de alfabetización estadística presentados por DelMas (2002) y Watson y Callingham (2003) y en el La secuencia didáctica como metodología de enseñanza. El resultado de esta investigación apunta para la necesidad de realizar prácticas estadísticas con mayor frecuencia, incluso en conjunto con otras disciplinas, para que los estudiantes puedan interpretar sus conceptos en diferentes contextos, visando desarrollar un pensamiento interpretativo/reflexivo frente a la información.
Keywords: Letramento Estatístico
Sequência Didática
Ensino e Aprendizagem
Matemática
Ensino Médio
Statistical Literacy
Following teaching
Teaching and learning
Mathematics
High school
Alfabetización Estadística
Siguiendo la enseñanza
Enseñando y aprendiendo
Matemáticas Escuela secundaria
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8047
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRAZIELLE DE SOUTO PONTES HAUS - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2016.pdfGrazielle de Souto Pontes Haus - TCC Licenciatura em Matemática CES 20161.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.