Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8049
Title: Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores.
Other Titles: Indiscipline in the school context: a study from the conceptions of parents and teachers.
La indisciplina en el contexto escolar: un estudio a partir de las concepciones de padres y docentes.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Larissa Amaro dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAMOS, Deborah Dornellas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Izayana Pereira.
Keywords: Indisciplina na escola;Concepções;Pais;Professores;Indiscipline at school;Conceptions;Parents;Teachers;Indisciplina en la escuela;Concepciones;Maestros
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Larissa Amaro dos. Indisciplina no contexto escolar: um estudo a partir das concepções de pais e professores. 2016. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Nos últimos anos a educação brasileira tem apresentado elevados índices de mau comportamento no espaço escolar. Conforme uma Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey - TALIS), o País assume a liderança no ranking mundial por mau comportamento em sala de aula. Esse fato tem preocupado a comunidade pedagógica, visto que além de comprometer a harmonia e a qualidade das relações interpessoais, também reflete, negativamente, no processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessa premissa e sabendo da importância da educação familiar e escolar na formação de indivíduos, a presente pesquisa objetivou investigar as concepções de professores e pais de estudantes que frequentam uma escola municipal de ensino fundamental, localizada na cidade de Cuité-PB, sobre a indisciplina no âmbito escolar, considerando que a escola se distingue das demais por possuir um livro de ocorrências, elaborado pelo Conselho Institucional, para notificar os atos indisciplinares cometidos pelos educandos. A pesquisa é de caráter descritivo e natureza qualitativa, tendo como método para obtenção de dados o procedimento de grupo focal. Quanto aos resultados elencados, foi possível perceber que a legislação, as dificuldades familiares e falta de limites nos filhos consistem nos principais fatores que corroboram para a indisciplina verificada no espaço escolar. Nesse sentido, destaca-se que há muito a ser considerado, haja vista que os comportamentos humanos podem ser resultado da influência de diversos fatores. Entretanto, uma atuação mais articulada e colaborativa entre as famílias e a escolas no contexto educacional se faz necessária, a fim de proporcionar aos educandos uma formação pautada na ética e em valores mais humanistas, baseados na cordialidade e na convivência humana.
Abstract: In recent years the Brazilian education has shown high levels of bad behavior at school. As an International Research on Teaching and Learning (Teaching and Learning International Survey - TALIS), the country takes the lead in the world ranking for bad behavior in the classroom. This has worried the educational community, as well as compromising the harmony and the quality of interpersonal relationships reflects negatively on the teaching-learning process. From this premise and knowing the importance of family and school education in the training of individuals, this study aimed to investigate the views of teachers and parents of students attending a municipal elementary school, located in Cuité-PB on indiscipline in schools, considering that the school distinguishes itself by having an occurrence book, prepared by the Institutional Council to notify indiscipline’s acts committed by students. The research is descriptive and qualitative nature, with the method for obtaining data the focus group procedure. As for the listed results, it was revealed that the legislation, family difficulties and lack of limits in children consist of the main factors that support for indiscipline seen at school. In this sense, it is emphasized that there is much to be considered, given that human behavior can be a result of the influence of various factors. However, a more coordinated and collaborative action between families and schools in the educational context is necessary in order to provide students an education based on ethics and more humanistic values based on cordiality and human society.
???metadata.dc.description.resumen???: En los últimos años, la educación brasileña ha mostrado altos índices de mal comportamiento en el espacio escolar. Según una Investigación Internacional sobre Enseñanza y Aprendizaje (TALIS), el país lidera el ranking mundial de mal comportamiento en el aula. Este hecho ha preocupado a la comunidad pedagógica, ya que además de comprometer la armonía y calidad de las relaciones interpersonales, también repercute negativamente en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Con base en esta premisa y conociendo la importancia de la educación familiar y escolar en la formación de los individuos, la presente investigación tuvo como objetivo investigar las concepciones de profesores y padres de alumnos que asisten a una escuela primaria municipal, ubicada en la ciudad de Cuité-PB, sobre indisciplina en el ámbito escolar, considerando que la escuela se distingue de las demás por tener un libro de ocurrencias, elaborado por el Consejo Institucional, para notificar los actos de indisciplina cometidos por los alumnos. La investigación es de carácter descriptivo y cualitativo, utilizando como método de obtención de datos el procedimiento de grupos focales. En cuanto a los resultados enumerados, fue posible percibir que la legislación, las dificultades familiares y la falta de límites en los niños son los principales factores que corroboran la indisciplina observada en el espacio escolar. En este sentido, se destaca que hay mucho que considerar, dado que el comportamiento humano puede ser el resultado de la influencia de varios factores. Sin embargo, es necesaria una acción más articulada y colaborativa entre las familias y las escuelas en el contexto educativo, a fin de brindar a los alumnos una educación basada en la ética y en valores más humanistas, basada en la cordialidad y la convivencia humana.
Keywords: Indisciplina na escola
Concepções
Pais
Professores
Indiscipline at school
Conceptions
Parents
Teachers
Indisciplina en la escuela
Concepciones
Maestros
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8049
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSA AMARO DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA CES 2016.pdfLarissa Amaro dos Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológica CES 2016430.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.