Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8059
Title: Contribuições teóricas e didáticas para o ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Theoretical and didactic contributions to combinatorial teaching and learning in the early years of elementary school.
Aportes teóricos y didácticos a la enseñanza y aprendizaje de la combinatoria en los primeros años de la escuela primaria.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Emily de Vasconcelos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MACEDO, Aluska Dias Ramos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Jussiê Ubaldo da.
Keywords: Combinatória;Probabilidade;Ensino e Aprendizagem;Anos Iniciais;Combinatorial;Probability;Teaching and Learning;Early Years;Mathematics Education;Educação matemática;Probabilidad;Enseñando y aprendiendo;Años iniciales;Educacion matematica
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Emily de Vasconcelos. Contribuições teóricas e didáticas para o ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 81 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como problema de investigação: Quais as contribuições dos documentos oficiais para o processo de ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do ensino fundamental? Tem como objetivos: (1) identificar as orientações e direcionamentos dos documentos oficiais ao ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (2) organizar uma situação de ensino de acordo com as orientações dos documentos oficiais, e (3) compreender como as orientações oficiais podem ser desenvolvidas no contexto de sala de aula. A mesma possui cunho qualitativo que foi desenvolvida em três partes: a primeira delas envolve uma pesquisa bibliográfica na qual analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental – Anos iniciais; a Base Nacional Comum Curricular, os Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; para identificar quais as suas contribuições ao ensino da combinatória. A partir desta analise, realizamos a segunda parte da pesquisa, na qual organizamos uma situação de ensino pautada nas orientações dos referidos documentos. A terceira parte envolve uma pesquisa com prática colaborativa, na qual a situação de ensino foi realizada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Cuité - PB. Os dados coletados foram produzidos por meio de registro dos alunos, transcrições de áudio, fotografia e diários de campo das pesquisadoras. A partir das análises constatamos que em uma perspectiva de ensino problematizador e dialógico permite uma aprendizagem significativa de conceitos combinatórios dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, observamos que a dinâmica de ensino adotada possibilitou que os alunos desenvolvessem a capacidade de argumentação e comunicação em aulas de matemática.
Abstract: This research has the investigation problem: What are the contributions of official documents for the process of teaching and learning combinatory in the initial years of elementary school? It aims to: (1) identify the orientations and directions of official documents to the teaching and learning of combinatory in the early years of elementary school; (2) organize a situation of teaching in accordance with the orientations of official documents, and (3) understand how the official orientations can be developed in the classroom context. The same it has nature qualitative and was developed in three parts: the first involves a literature search in which we analyze the National Curriculum Parameters of Elementary Education - Initial Years; Basis National Common Curricular, the Referential Curricular of the Paraiba State of Elementary Education and the National Pact for Literacy in Certain Age; to identify their contributions to the teaching of combinatorics. From this analysis, we conducted the second part of the research, which organized a teaching situation guided by the orientations of the documents. The third part involves a research of collaborative practice, in which the teaching situation was carried out with students from the 4th grade of elementary school in a public school in the city of Cuité - PB. The collected data were via registration registration of students, audio transcripts, photography and field diaries of the researchers. From the analysis we found that on a problematical and dialogical teaching perspective enables significant learning combinatorial concepts of students in the early years of elementary school. Moreover, we observed that the adopted teaching dynamics made it possible for students to develop the argument capacity and communication in math classes.
???metadata.dc.description.resumen???: La presente investigación tiene como problema de investigación: ¿Cuáles son los aportes de los documentos oficiales al proceso de enseñanza y aprendizaje de la combinatoria en los primeros años de la escuela primaria? Sus objetivos son: (1) identificar las directrices y direcciones de los documentos oficiales para la enseñanza y el aprendizaje de la combinatoria en los primeros años de la Enseñanza Primaria; (2) organizar una situación de enseñanza de acuerdo con las pautas de los documentos oficiales, y (3) comprender cómo se pueden desarrollar las pautas oficiales en el contexto del aula. El mismo tiene un carácter cualitativo que se desarrolló en tres partes: la primera de ellas involucra una investigación bibliográfica en la que analizamos los Parámetros Curriculares Nacionales de Educación Primaria - Primeros Años; la Base Común Curricular Nacional, las Referencias Curriculares para la Educación Básica en el Estado de Paraíba y el Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Correcta; identificar sus aportes a la enseñanza de la combinatoria. A partir de este análisis, llevamos a cabo la segunda parte de la investigación, en la que organizamos una situación docente a partir de los lineamientos de dichos documentos. La tercera parte se trata de una investigación con práctica colaborativa, en la que la situación de enseñanza se llevó a cabo con estudiantes del 4 º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública en la ciudad de Cuité - PB. Los datos recolectados fueron producidos a través de registros de estudiantes, transcripciones de audio, fotografías y diarios de campo de los investigadores. Del análisis se encontró que en una perspectiva didáctica problematizadora y dialógica, permite un aprendizaje significativo de conceptos combinatorios por parte de los estudiantes de los primeros años de la Enseñanza Básica. Además, observamos que la dinámica de enseñanza adoptada permitió que los estudiantes desarrollaran su capacidad de argumentación y comunicación en las clases de matemáticas.
Keywords: Combinatória
Probabilidade
Ensino e Aprendizagem
Anos Iniciais
Combinatorial
Probability
Teaching and Learning
Early Years
Mathematics Education
Educação matemática
Probabilidad
Enseñando y aprendiendo
Años iniciales
Educacion matematica
???metadata.dc.subject.cnpq???: Probabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8059
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMILY DE VASCONCELOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2016.pdfEmily de Vasconcelos Santos - TCC Licenciatura em Matemática CES 2016641.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.