Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8060
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. A. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Marciel Medeiros de.-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa pautada na seguinte problemática: quais os conceitos de probabilidade que os alunos do 8º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentam a partir do jogo “corrida de cavalos”? Tem como objetivo investigar os conceitos de probabilidade que os alunos do 8°ano da EJA apresentam em uma perspectiva problematizadora e dinâmica de ensino baseada em processo dialógico com o jogo “corrida de cavalos”. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma escola pública estadual do Rio Grande do Norte, em contexto de sala de aula. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: registros escritos dos tabuleiros do jogo e diário de campo da professora pesquisadora. A pesquisa é apresentada neste trabalho por meio de capítulos que abordam: (1) o referencial que tomamos como base para elaboração do trabalho com jogos no ensino da EJA; (2) a metodologia na qual desenvolvemos nossa pesquisa e (3) a análise sobre os conceitos probabilísticos que emergiram a partir do jogo e expondo as contribuições que o jogo pode oferecer para o processo de ensino aprendizagem. Concluímos com a pesquisa que o jogo “corrida de cavalos” pode ser um instrumento importante para o ensino e aprendizagem da combinatória, probabilidade e estatística na EJA e o mesmo, possibilita o movimento de conceitos de probabilidade, que pode resultar no desenvolvimento do pensamento probabilístico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqProbabilidadept_BR
dc.titleO movimento de conceitos probabilísticos a partir do jogo “corrida de cavalos” com alunos do 8º ano do ensino fundamental da EJA.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis course conclusion work was developed from a qualitative research guided by the following problem: which concepts of probability that the 8th graders of Youth and Adult Education (EJA) present from the game "horse race" ? Aims to investigate the concepts of probability that the students of the 8th year of EJA present in a problem-based perspective and educational dynamics based on dialogic process with the game "horse race". The research was conducted with students from a public school in Rio Grande do Norte, in the classroom context. Research instruments used were: written records of the boards of the game and the field diary of researcher teacher. The research is presented in this work through chapters that cover: (1) the reference we take as a basis for drawing up the work with games in teaching adult education; (2) the method in which we develop our research and (3) the analysis of the probabilistic concepts that emerged from the game and exposing the contributions that the game can offer to the teaching and learning process. We conclude with the research that the game "horse race" can be an important tool for teaching and learning combinatorics, probability and statistics in adult education and it enables the movement of probability concepts, which can result in the development of probabilistic thinking.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8060-
dc.date.accessioned2019-10-14T15:31:01Z-
dc.date.available2019-10-14-
dc.date.available2019-10-14T15:31:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProcesso Dialógicopt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectDialogic Processpt_BR
dc.subjectProbabilitypt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.subjectEducação matemática-
dc.subjectProbabilidad-
dc.subjectEnseñando y aprendiendo-
dc.subjectEducacion matematica-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Maria Claudeneide da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe movement of probabilistic concepts from the “horse racing” game with 8th grade students EJA.pt_BR
dc.title.alternativeEl movimiento de conceptos probabilísticos del juego “carreras de caballos” con estudiantes del 8vo año de primaria de la EJA.-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Claudeneide da Silva. O movimento de conceitos probabilísticos a partir do jogo “corrida de cavalos” com alunos do 8º ano do ensino fundamental da EJA. 2016. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.pt_BR
dc.description.resumenEl presente trabajo de conclusión de curso se desarrolló a partir de una investigación cualitativa basada en el siguiente problema: ¿cuáles son los conceptos de probabilidad que presentan los estudiantes del 8° año de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) a partir del juego “carreras de caballos”? Tiene como objetivo investigar los conceptos de probabilidad que presentan los estudiantes de 8° grado de la EJA en una perspectiva de enseñanza problematizadora y dinámica a partir de un proceso dialógico con el juego “carreras de caballos”. La investigación se desarrolló con estudiantes de una escuela pública estadual de Rio Grande do Norte, en un contexto de aula. Los instrumentos de investigación utilizados fueron: fichas escritas de los tableros de juego y diario de campo del docente investigador. La investigación se presenta en este trabajo a través de capítulos que abordan: (1) el referente que tomamos como base para la elaboración del trabajo con juegos en la enseñanza de EJA; (2) la metodología en la que desarrollamos nuestra investigación y (3) el análisis de los conceptos probabilísticos que surgieron del juego y exponer los aportes que el juego puede ofrecer al proceso de enseñanza-aprendizaje. Concluimos con la investigación que el juego “carreras de caballos” puede ser un instrumento importante para la enseñanza y aprendizaje de combinatoria, probabilidad y estadística en EJA y el mismo, permite el movimiento de conceptos de probabilidad, lo que puede resultar en el desarrollo de la probabilidad probabilística. pensando.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CLAUDENEIDE DA SILVA ARAÚJO - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2016.pdfMaria Claudeneide da Silva Araújo - TCC Licenciatura em Matemática CES 2016506.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.