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Title: Visão dos professores do semiárido sobre o uso do cinema como estratégia pedagógica no ensino de ciências e biologia.
Other Titles: Semiarid teachers' view of the use of cinema as a pedagogical strategy in science and biology teaching.
Visión de profesores del Semiárido sobre el uso del cine como estrategia pedagógica en la enseñanza de las ciencias y la biología.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Carla Danielle do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
???metadata.dc.contributor.referee1???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Michelle Gomes.
Keywords: Educação;Estratégia didática;Recurso audiovisual;Adequação docente;Education;Teaching strategy;Audiovisual feature;Educational adequacy;Cinema e educação;Cinema and education;Educación;Estrategia didáctica;Recurso audiovisual;Idoneidad docente;Cine y educación
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Carla Danielle do. Visão dos professores do semiárido sobre o uso do cinema como estratégia pedagógica no ensino de ciências e biologia. 2016. 77 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Desde o século xx o cinema, criado primordialmente para o entretenimento, tem se revelado como agente educador, sendo o mesmo alvo de pesquisas que o relacionam a educação. Atualmente, o cinema integra o campo das Tecnologias da informação e Comunicação (TICs), contribuindo imensamente para uma aprendizagem significativa. Tendo em vista o potencial educador do cinema, esta pesquisa visa compreender como o cinema está inserido nas aulas de Ciências e Biologia, em instituições de ensino públicas e privadas, nos municípios de Jaçanã (RN), Cuité (PB) e Nova Floresta (PB), localizados no semiárido brasileiro. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete gestores e 14 professores de Ciências e Biologia do segmento fundamental II e médio. Foi registrado que 100% das escolas pesquisadas estão equipadas com recursos audiovisuais básicos, porém falta-lhes espaço adequado para sua utilização, e que todos os professores já utilizaram e consideram o cinema um instrumento importante nas aulas de Ciências e Biologia. Segundo os resultados, o gênero fílmico utilizado frequentemente em sala de aula é a animação (86%), sendo a ecologia (93%) e anatomia (64%) os temas mais desenvolvidos em sala de aula a partir deste artefato. Os resultados também mostraram uma deficiência na instrumentação dos professores para utilizar esta linguagem de forma significativa (43%), alegando os mesmos dificuldades em planejar aulas com a utilização de filmes. Tendo em vista que o cinema é um recurso acessível, presente no cotidiano da maioria dos alunos e possui uma linguagem cinematográfica mais compreensível ao aluno do que a linguagem científica, o mesmo pode ser inserido em sala de aula de forma eficiente, atuando como agente facilitador e agregador de conhecimentos. Espera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa colaborem com o desenvolvimento de estratégias didáticas que envolvam a sétima arte nas aulas de Ciências e Biologia.
Abstract: Since the twentieth century, the cinema, which was created primarily for the entertainment, has been revealed as an educator agent and has been subject of research related to education. Currently, the cinema is part of the field of information and communication technologies (ICTs), contributing immensely to a significant learning. Given the educator potential of cinema, this research aims to understand how it has been present in the lessons of Sciences and Biology in public and private educational institutions in the cities of Jaçanã (RN), Cuité (PB) and Nova Floresta (PB), located in the Brazilian semiarid region. Semi-structured interviews were conducted for data collection and involved seven managers and 14 teachers of science and biology of the elementary segment II and high school. It was observed that 100% surveyed schools are equipped with basic audio-visual equipment, but they lack of adequate space to use them. It was also observed that all of the teachers have already used this resource and consider the film an important tool in the classroom of science and biology. According to the results, the kind of film most used in the classroom is animation (86%). Ecology (93%) and anatomy (64%) are the most developed themes in classroom with this artifact. The results also showed a problem in the teachers' instrumentation to use this language significantly (43%), claiming that they have difficulties to plan lessons using films. Given that the cinema is an accessible resource and that is present in the daily lives of most students and it has a more comprehensible language to the student than the scientific language, it can be inserted into the classroom efficiently and act as a facilitator and aggregator agent of knowledge. It is expected that the results obtained in this research collaborate with the development of teaching strategies, involving the seventh art in the classes of science and biology.
???metadata.dc.description.resumen???: Desde el siglo XX, el cine, creado principalmente para el entretenimiento, se ha revelado como un agente educativo, siendo objeto mismo de investigaciones que lo relacionan con la educación. Actualmente, el cine integra el campo de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), contribuyendo enormemente al aprendizaje significativo. En vista del potencial educativo del cine, esta investigación tiene como objetivo comprender cómo el cine se inserta en las clases de Ciencias y Biología, en instituciones educativas públicas y privadas, en los municipios de Jaçanã (RN), Cuité (PB) y Nova Floresta (PB). ), ubicado en la región semiárida brasileña. Para la recolección de datos, se realizaron entrevistas semiestructuradas con siete gerentes y 14 profesores de Ciencias y Biología de los segmentos de primaria y secundaria. Se registró que el 100% de las escuelas encuestadas cuentan con recursos audiovisuales básicos, pero carecen de espacios adecuados para su uso, y que todos los docentes ya han utilizado y consideran el cine un instrumento importante en las clases de Ciencias y Biología. De acuerdo con los resultados, el género fílmico más utilizado en el aula es la animación (86%), siendo la ecología (93%) y la anatomía (64%) los temas más desarrollados en el aula a partir de este artefacto. Los resultados también mostraron una deficiencia en la instrumentación de los profesores para usar este lenguaje de manera significativa (43%), alegando las mismas dificultades en la planificación de clases con el uso de películas. Considerando que el cine es un recurso accesible, presente en la vida cotidiana de la mayoría de los estudiantes y que posee un lenguaje cinematográfico más comprensible para el estudiante que el lenguaje científico, puede insertarse eficientemente en el aula, actuando como agente facilitador y de conocimiento. agregador Se espera que los resultados obtenidos en esta investigación colaboren con el desarrollo de estrategias didácticas que involucren el séptimo arte en las clases de Ciencias y Biología.
Keywords: Educação
Estratégia didática
Recurso audiovisual
Adequação docente
Education
Teaching strategy
Audiovisual feature
Educational adequacy
Cinema e educação
Cinema and education
Educación
Estrategia didáctica
Recurso audiovisual
Idoneidad docente
Cine y educación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8061
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