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Title: Ensino por vivências: microbiologia e educação ambiental na percepção de estudantes da EJA.
Other Titles: Teaching by experiences: microbiology and environmental education in the perception of EJA students.
La enseñanza a través de las experiencias: la microbiología y la educación ambiental en la percepción de los estudiantes de la EJA.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Diego Max Fernandes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SODRÉ NETO, Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.
Keywords: Ensino-Aprendizagem;Concepções Prévias;Educação em Saúde;Teaching-Learning;Environmental Education;Health Education;Microbiologia e educação ambiental;EJA;Microbiology and environmental education;Enseñanza-Aprendizaje;Concepciones Previas;Educación para la salud;Microbiología y educación ambiental
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Diego Max Fernandes da. Ensino por vivências: microbiologia e educação ambiental na percepção de estudantes da EJA. 2016. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação de jovens e adultos (EJA) é um campo de prática e reflexão que sem dúvidas transborda os limites da escolarização regular por envolver pessoas com diferentes formações pessoais. Tal modalidade de ensino é uma alternativa para as pessoas que desejam dar continuidade ao seu desenvolvimento intelectual e profissional, sendo um direito de todos aqueles que não tiveram acesso à escola ou mesmo aqueles que não completaram os estudos em idade regular. Buscando-se influenciar no interesse dos estudantes e melhorar o acesso ao conhecimento, o trabalho objetivou inserir nas salas de aula da EJA, discussões sobre questões ligadas à Educação Ambiental (EA) e à Educação em Saúde nas comunidades, por perpassarem os limites das salas de aula da EJA. Ao se trabalhar a temática ambiental nas aulas de Ciências da EJA, foi favorecida a contextualização dos conhecimentos de Microbiologia e estimulada uma visão mais ampla e crítica, ressaltando a importância na manutenção do bem estar ambiental e de outros diversos benefícios, tanto individuais quanto coletivos proporcionados à sociedade. O estudo foi desenvolvido com duas propostas: a primeira foi a abordagem do tema Preservação do Meio Ambiente, lançada nas turmasalvo para uma discussão, com perguntas e respostas sobre lixo e resíduos, buscando identificar as ideias prévias dos estudantes quanto à geração e descarte inadequado; na segunda proposta, foi sugerido que os alunos marcassem V (Verdadeiro) ou F (Falso) numa questão contendo quatro afirmativas sobre microrganismos. Com base nas análises das respostas, o trabalho se deu por meio do estímulo ao diálogo, com o auxílio de uma cartilha produzida e fornecida pelos pesquisadores, abordando as relações entre microrganismos e saúde humana, alimentação e meio ambiente. A execução da primeira proposta permitiu observar que os alunos participantes apresentavam conhecimentos prévios a respeito da preservação, mas não possuíam hábitos de descarte correto de materiais constantemente utilizados em seu cotidiano. Na segunda proposta os resultados indicam que existem alguns conhecimentos prévios coerentes sobre microbiologia, mas a prevalência de dúvidas ressalta a necessidade de uma abordagem mais contextualizada e interativa nessa modalidade de educação. No contexto geral, o trabalho demonstrou ser de grande importância o planejamento do professor a partir de conhecimentos prévios dos estudantes sobre Ciências na EJA. Além disso, concluiu-se que atividades cooperativas com abordagens contextualizadas tendem a despertar o interesse e motivar os alunos para uma autonomia na aprendizagem.
Abstract: Adult Education (EJA) is a practice and reflection field that goes beyond the regular school because of different personal backgrounds of the involved students. This modality of education is an alternative for people who want to continue their intellectual and professional development, and is the right of those people who did not have access to school or who have not completed their studies in regular age. Seeking to influence the interest of students and improving access to knowledge, the study aimed discuss on issues related to environmental education (EA) and health education in communities. When working on environmental issues in science classes of EJA, it was favored contextualization of knowledge of Microbiology, and it’s stimulated a broader and more critical view, emphasizing the importance of environmental welfare and other benefits, both individual and collective, provided to the society. The study was conducted with two proposals: the first was the theme approach Environmental Preservation to discuss with questions and answers about garbage and waste in order to identify the previous ideas of students as the generation and improper disposal; the second proposal, it was suggested that students to mark V (True) or F (False) for four statements about microorganisms. Based on results’ analysis, the work was through the stimulus to dialogue, with the aid of a booklet produced and provided by the researchers, addressing the relationships between microorganisms and human health, food and environment. The first proposal allowed the interpretation that participating students had previous knowledge about preservation, but did not have proper disposal habits materials constantly used in their daily lives. In the second proposal the results indicate that there are some consistent prior knowledge of microbiology, but the prevalence of doubts highlights the need for more contextualized and interactive approach in this modality of education. In the general context, the work highlighted the great importance to teacher planning from previous knowledge of students about science in adult education. Furthermore, it was concluded that cooperative activities with contextualized approaches tend to arouse interest and motivate students to autonomy in learning.
???metadata.dc.description.resumen???: La Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es un campo de práctica y reflexión que, sin duda, va más allá de los límites de la escolarización ordinaria al involucrar a personas con diferentes antecedentes personales. Este tipo de educación es una alternativa para las personas que desean continuar con su desarrollo intelectual y profesional, siendo un derecho de todos aquellos que no tuvieron acceso a la escuela o incluso de aquellos que no culminaron sus estudios a una edad regular. Buscando incidir en el interés de los estudiantes y mejorar el acceso al conocimiento, el trabajo tuvo como objetivo insertar en las aulas de la EJA, debates sobre temas relacionados con la Educación Ambiental (EA) y la Educación para la Salud en las comunidades, a medida que traspasan los límites de las aulas de clase. el aula de la EJA. Ao se trabalhar a temática ambiental nas aulas de Ciências da EJA, foi favorecida a contextualização dos conhecimentos de Microbiologia e estimulada uma visão mais ampla e crítica, ressaltando a importância na manutenção do bem estar ambiental e de outros diversos benefícios, tanto individuais quanto coletivos proporcionados la sociedad. El estudio se desarrolló con dos propuestas: la primera fue el abordaje del tema Preservación del Medio Ambiente, lanzado en las clases reservadas para discusión, con preguntas y respuestas sobre basuras y residuos, buscando identificar las ideas previas de los estudiantes sobre la generación y disposición inadecuada; en la segunda propuesta, se sugirió que los estudiantes marcaran V (Verdadero) o F (Falso) en una pregunta que contenía cuatro enunciados sobre microorganismos. Con base en el análisis de las respuestas, el trabajo fue realizado fomentando el diálogo, con la ayuda de un cuadernillo elaborado y proporcionado por los investigadores, abordando la relación entre los microorganismos y la salud humana, la alimentación y el medio ambiente. La ejecución de la primera propuesta permitió observar que los estudiantes participantes poseían conocimientos previos sobre conservación, pero no poseían hábitos de correcta disposición de materiales constantemente utilizados en su cotidiano. En la segunda propuesta, los resultados indican que existe un conocimiento previo coherente sobre microbiología, pero la prevalencia de dudas destaca la necesidad de un enfoque más contextualizado e interactivo de este tipo de educación. En el contexto general, el trabajo mostró que la planificación del docente es de gran importancia a partir de los conocimientos previos de Ciencias de los estudiantes en la EJA. Además, se concluyó que las actividades cooperativas con enfoques contextualizados tienden a despertar el interés y motivar a los estudiantes hacia la autonomía en el aprendizaje.
Keywords: Ensino-Aprendizagem
Concepções Prévias
Educação em Saúde
Teaching-Learning
Environmental Education
Health Education
Microbiologia e educação ambiental
EJA
Microbiology and environmental education
Enseñanza-Aprendizaje
Concepciones Previas
Educación para la salud
Microbiología y educación ambiental
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8067
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