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Title: Controle e automação de um sistema de geração de energia elétrica renovável: avaliação da célula combustível H2/AR tipo PEMFC.
Other Titles: Control and automation of a renewable electric power generation system: PEMFC type H2 / AR fuel cell evaluation.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, José Esivaldo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LABORDE, Hervé Michel.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: RODRIGUES, Meiry Gláucia Freire.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Antonielly dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRITO, André Luiz Fiquene de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA, José Nilton.
Keywords: Hidrogênio;Célula a Combustível;Polymer Electrolyte Membrane - PEM;Sistema de Controle e Automação;Controles Lógicos Programáveis - CLP;Energia Elétrica;Energia Renovável;Supervisório;Hydrogen;Fuel Cell;Control and Automation System;Eletric Energy;Renewable Energy;Supervisory;Programmable Logic Controls - PLC
Issue Date: 6-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, José Esivaldo. Controle e automação de um sistema de geração de energia elétrica renovável: avaliação da célula combustível H2/AR tipo PEMFC. 2013. 154f. (Tese de Doutorado em Engenharia Química), Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8076
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese e parte de um projeto global, envolvendo a utilizando fontes renováveis a serem utilizados para a produção hidrogênio produzido e armazenado em cilindros e consiste em de energia, já que este alimenta, quando necessário, células a (Polymer Electrolyte Membrane) para conversão em energia elétrica no hidrogênio. O projeto inclui também o desenvolvimento de um sistema de automoção e controle baseado em controladores lógicos programáveis para monitoramento e supervisão de toda a planta. A caracterização da célula a combustível de potência nominal de 1 KW é feita através da utilização de uma carga resistiva configurável, desenvolvida neste trabalho com base em microcontrolador. Os resultados mostram uma potência máxima de saída de 943,1 W ( 4,25 V, 19,96 A, 41,07°C), densidade de corrente de 288,3 mA/cm2 e rendimento operacional de 48,05% quando a unidade de curto-circuito (SCU) é ligado e apenas de 770,4 W (42,84 V, 18,06 A, 39,61°C) densidade de corrente de 268,7 mA/cm2 e rendimento operacional de 47,15% quando o SCU e desligado. O hardware e software de automoção apresentam excelente performance gráfica, facilidade de operação, segurança, robustez e estabilidade.
Abstract: This thesis is part of a global project involving the use of renewable sources to be used to produce hydrogen produced and stored in cylinders and consists of energy as it feeds, when necessary, cells to (Polymer Electrolyte Membrane) for conversion into electric energy in hydrogen. The project also includes the development of an automation and control system based on programmable logic controllers for monitoring and supervision of the entire plant. The characterization of the fuel cell with nominal power of 1 KW is made by using a configurable resistive load, developed in this work based on microcontroller. The results show a maximum output power of 943.1 W (4.25 V, 19.96 A, 41.07 ° C), current density of 288.3 mA / cm2 and operating efficiency of 48.05% when the short circuit unit (SCU) is powered on and only 770.4 W (42.84 V, 18.06 A, 39.61 ° C) current density of 268.7 mA / cm2 and operating efficiency of 47 , 15% when the SCU is turned off. Automotive hardware and software feature excellent graphics performance, ease of operation, safety, robustness and stability.
Keywords: Hidrogênio
Célula a Combustível
Polymer Electrolyte Membrane - PEM
Sistema de Controle e Automação
Controles Lógicos Programáveis - CLP
Energia Elétrica
Energia Renovável
Supervisório
Hydrogen
Fuel Cell
Control and Automation System
Eletric Energy
Renewable Energy
Supervisory
Programmable Logic Controls - PLC
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8076
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Química.

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