Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8087
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, N. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7752497429626228pt_BR
dc.contributor.advisor1SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809866931227584pt_BR
dc.contributor.advisor-co1OLIVEIRA, Noalixon Faustino de.-
dc.contributor.advisor-co1IDOLIVEIRA, N. F.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2420914478880528pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Izayana Pereira.-
dc.contributor.referee2SILVA, Kiriaki Nurit .-
dc.description.resumoO ensino de ciências ao longo de décadas passou por muitas mudanças, porém atualmente é fundamentado na necessidade de construção de conhecimento pelos próprios estudantes, tendo em vista que o contexto de vida do aluno começou a ser observado e levado em consideração. Apesar de muitos avanços na área, são visíveis os problemas de interpretação dos estudantes de temas considerados abstratos, como é caso da microbiologia. O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica realizada em Periódicos Nacionais, com o objetivo de investigar o processo de ensino-aprendizado na área de ciências e biologia, mais especificamente no ramo da microbiologia aplicada. Diante dessa problemática, sugere-se que os professores usem cada vez mais alternativas diferenciadas que possam ajudar no desenvolvimento cognitivo desses alunos e facilitar a forma de mediar os conteúdos. No ensino de ciências e biologia é fundamental o uso de metodologias alternativas para uma possível facilitação no processo de ensino-aprendizagem, assim como para aliar os conteúdos vistos em sala de aula ao cotidiano dos alunos, visando uma aprendizagem em que cada indivíduo seja responsável pelo desenvolvimento crítico e tenha um papel consciente na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.titleEnsino de ciências e biologia com ênfase na microbiologia aplicada.pt_BR
dc.date.issued2016-05-17-
dc.description.abstractThe teaching of science for decades has undergone many changes, but is currently based on the need to build knowledge by the students themselves, considering that the life context of the student began to be noted and taken into consideration. Despite many advances in the field, the problems of interpretation of the students of issues considered abstract are visible, as is the case of microbiology. This work presents a literature review in National Journal, in order to investigate the teaching-learning process in science and biology, specifically in microbiology branch of applied. Faced with this problem, it is suggested that teachers to use increasingly different alternatives that can assist in cognitive development and facilitate these students how to mediate the content. In teaching science and biology is essential the use of alternative methods for a possible facilitating the teaching-learning process, as well as to combine the contents seen in the classroom to the daily lives of students, aimed at learning that each individual is responsible for critical development and has a conscious role in society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8087-
dc.date.accessioned2019-10-15T11:20:01Z-
dc.date.available2019-10-15-
dc.date.available2019-10-15T11:20:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMicrorganismospt_BR
dc.subjectAlternativas Metodológicaspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMicroorganismspt_BR
dc.subjectMethodological alternativespt_BR
dc.subjectEnseñando-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Núbia Lafayett de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeScience and biology teaching with emphasis on applied microbiology.pt_BR
dc.title.alternativeEnseñanza de ciencias y biología con énfasis en microbiología aplicada.-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Núbia Lafayett de. Ensino de ciências e biologia com ênfase na microbiologia aplicada. 2016. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.pt_BR
dc.description.resumenLa enseñanza de las ciencias a lo largo de las décadas ha sufrido muchos cambios, pero en la actualidad se basa en la necesidad de construir el conocimiento por parte de los propios estudiantes, dado que se empezó a observar y tomar en cuenta el contexto de vida del estudiante. A pesar de muchos avances en el área, son visibles los problemas en la interpretación de los estudiantes de temas considerados abstractos, como la microbiología. El presente trabajo presenta una revisión bibliográfica realizada en Periódicos Nacionales, con el objetivo de indagar en el proceso de enseñanza-aprendizaje en el área de las ciencias y la biología, más específicamente en el campo de la microbiología aplicada. Ante esta problemática, se sugiere que los docentes utilicen cada vez más diferentes alternativas que puedan ayudar en el desarrollo cognitivo de estos estudiantes y facilitar la manera de mediar los contenidos. En la enseñanza de las ciencias y la biología, el uso de metodologías alternativas es fundamental para una posible facilitación en el proceso de enseñanza-aprendizaje, así como para compaginar los contenidos vistos en el aula con la vida cotidiana de los estudiantes, visando un aprendizaje en que cada individuo es responsable del desarrollo crítico y juega un papel consciente en la sociedad.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NÚBIA LAFAYETT DE OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2016.pdfNúbia Lafayett de Oliveira - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2016433.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.