Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Fábio Ferreira de.-
dc.contributor.referee2GIESTA, Letícia C.-
dc.description.resumoO PIBID é um programa governamental criado para valorização do magistério e para incentivar a docência e melhorar a formação inicial. A UFCG tem participação neste programa desde o ano de 2007. Desde então o número de estudantes e professores envolvidos aumentou oito vezes. O sucesso do programa e as deficiências na formação inicial geraram as inquietações que resultou nesta pesquisa. Esse trabalho pretendeu investigar quais as contribuições que o PIBID traz para formação de professores no Centro de Educação e Saúde (CES). O trabalho de pesquisa com abordagem quanti-qualitativa buscou informações juntos aos membros do PIBID Subprojeto Interdisciplinar para saber como o PIBID vem contribuindo em sua formação. O estudo nos revela que o PIBID contribui para formação acadêmica dos pibidianos tornando-os mais experientes e familiarizados com o ambiente escolar e também mostrou necessidade de ampliação do PIBID.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleContribuições do PIBID na formação de professores no CES/UFCG: uma reflexão a partir do subprojeto interdisciplinar.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe PIBID is a government program created for enhancement of teaching and to encourage the teaching and improve initial training. The UFCG participates in this program since 2007. Since then the number of students and teachers involved has increased eightfold. The success of the program and the deficiencies in the initial formation generated the concerns that made it happen this research. This work aimed to investigate what contributions the PIBID brings teacher training in Health and Education Center (ESC). The research with quantitative and qualitative approach sought information together to members of the interdisciplinary PIBID to learn how PIBID has contributed to their formation. The study reveals that the PIBID contributes to academic training pibidianos making them more experienced and familiar with the school environment and also showed the need for expansion of PIBID.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8098-
dc.date.accessioned2019-10-15T14:57:03Z-
dc.date.available2019-10-15-
dc.date.available2019-10-15T14:57:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação Inicial de Professorespt_BR
dc.subjectSaberes Docentespt_BR
dc.subjectCurimataúpt_BR
dc.subjectInitial Teacher Trainingpt_BR
dc.subjectKnowledge Teacherspt_BR
dc.subjectFormación Inicial del Profesorado-
dc.subjectEnseñanza del conocimiento-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Lívia Marciana Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of PIBID in teacher education at CES / UFCG: a reflection from the interdisciplinary subproject.pt_BR
dc.title.alternativeContribuciones del PIBID en la formación docente en el CES/UFCG: una reflexión desde el subproyecto interdisciplinario.-
dc.identifier.citationLEITE, Lívia Marciana Lima. Contribuições do PIBID na formação de professores no CES/UFCG: uma reflexão a partir do subprojeto interdisciplinar. 2016. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.pt_BR
dc.description.resumenEl PIBID es un programa de gobierno creado para valorar la docencia y fomentar la docencia y mejorar la formación inicial. La UFCG participa en este programa desde 2007. Desde entonces, el número de estudiantes y profesores involucrados se ha multiplicado por ocho. El éxito del programa y las deficiencias en la formación inicial generaron las inquietudes que dieron como resultado esta investigación. Este trabajo tuvo como objetivo investigar las contribuciones que el PIBID trae para la formación de profesores en el Centro de Educación y Salud (CES). El trabajo de investigación con enfoque cuantitativo-cualitativo buscó información de los integrantes del Subproyecto Interdisciplinario PIBID para conocer cómo el PIBID ha contribuido a su formación. El estudio revela que el PIBID contribuye a la formación académica de los pibidianos, haciéndolos más experimentados y familiarizados con el ambiente escolar y también mostró la necesidad de ampliar el PIBID.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÍVIA MARCIANA LIMA LEITE - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2016.pdfLívia Marciana Lima Leite - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2016480.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.