Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8101
Title: Descobrindo a discalculia.
Other Titles: Discovering dyscalculia.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Marinalva de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Marciel Medeiros da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
Keywords: Dificuldades de Aprendizagem;Educação Matemática;Discalculia;Educação Inclusiva;Learning Disabilities;Mathematics Education;Dyscalculia;Inclusive education
Issue Date: 22-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Marinalva de Oliveira. Descobrindo a discalculia. 2016. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo identificar possíveis casos de dificuldade de aprendizagem de alunos dos anos finais do ensino fundamental, especialmente a Discalculia. Este transtorno interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades do dia a dia que exigem habilidades matemáticas. E por meio das dificuldades encontradas nas salas de aula do ensino fundamental II na disciplina de Matemática durante observações realizadas no período de Estágio Supervisionado, fez-se o presente trabalho a partir de levantamento teórico e aplicação do teste de Discalculia em uma turma de 9° ano, para compreender e detectar possíveis casos de Discalculia, um tema ainda pouco abordado, que tem prejudicado bastante o desenvolvimento matemático dos alunos. Neste trabalho, também, serão abordadas leis que defendem o direito de inclusão dos alunos com necessidades especiais. O presente estudo, por meio de um levantamento a respeito da detecção da Discalculia, apontou que a mesma é tida como uma das maiores responsáveis pelo insucesso em Matemática, causada por um distúrbio nas habilidades referentes à disciplina, que podem ser moderadas por meio da ajuda de profissionais especializados, por isso busca alertar os professores e familiares no sentido de amenizar o problema por meio da diversificação do exercício pedagógico.
Abstract: This work aims to identify possible cases of learning disability students of the final years of elementary school, especially Dyscalculia. This disorder interferes significantly with academic achievement or in day to day activities that require math skills. And by the difficulties encountered in elementary school II classrooms in Mathematics during observations in the supervised training period, there was this work from theoretical research and application of Dyscalculia test in a class of 9th year to understand and detect possible cases of Dyscalculia, a subject still little explored, which has harmed rather the mathematical development of students. In this work, too, they will be addressed laws that defend the right of inclusion of students with special needs. This study, through a survey about the detection of Dyscalculia, pointed out that it is considered one of the most responsible for the failure in mathematics, caused by a disturbance in the skills related to discipline, which may be moderated by helping specialized professionals, so search alert teachers and family in order to alleviate the problem by diversifying the educational exercise.
Keywords: Dificuldades de Aprendizagem
Educação Matemática
Discalculia
Educação Inclusiva
Learning Disabilities
Mathematics Education
Dyscalculia
Inclusive education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8101
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA MARINALVA DE OLIVEIRA SILVA - TCC MATEMÁTICA 2016.pdfMARIA MARINALVA DE OLIVEIRA SILVA - TCC MATEMÁTICA 20161.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.