Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. M. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7313804809161111pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.-
dc.contributor.advisor1IDMACEDO, A. D. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897860267687210pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Marciel Medeiros da.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar possíveis casos de dificuldade de aprendizagem de alunos dos anos finais do ensino fundamental, especialmente a Discalculia. Este transtorno interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades do dia a dia que exigem habilidades matemáticas. E por meio das dificuldades encontradas nas salas de aula do ensino fundamental II na disciplina de Matemática durante observações realizadas no período de Estágio Supervisionado, fez-se o presente trabalho a partir de levantamento teórico e aplicação do teste de Discalculia em uma turma de 9° ano, para compreender e detectar possíveis casos de Discalculia, um tema ainda pouco abordado, que tem prejudicado bastante o desenvolvimento matemático dos alunos. Neste trabalho, também, serão abordadas leis que defendem o direito de inclusão dos alunos com necessidades especiais. O presente estudo, por meio de um levantamento a respeito da detecção da Discalculia, apontou que a mesma é tida como uma das maiores responsáveis pelo insucesso em Matemática, causada por um distúrbio nas habilidades referentes à disciplina, que podem ser moderadas por meio da ajuda de profissionais especializados, por isso busca alertar os professores e familiares no sentido de amenizar o problema por meio da diversificação do exercício pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleDescobrindo a discalculia.pt_BR
dc.date.issued2016-09-22-
dc.description.abstractThis work aims to identify possible cases of learning disability students of the final years of elementary school, especially Dyscalculia. This disorder interferes significantly with academic achievement or in day to day activities that require math skills. And by the difficulties encountered in elementary school II classrooms in Mathematics during observations in the supervised training period, there was this work from theoretical research and application of Dyscalculia test in a class of 9th year to understand and detect possible cases of Dyscalculia, a subject still little explored, which has harmed rather the mathematical development of students. In this work, too, they will be addressed laws that defend the right of inclusion of students with special needs. This study, through a survey about the detection of Dyscalculia, pointed out that it is considered one of the most responsible for the failure in mathematics, caused by a disturbance in the skills related to discipline, which may be moderated by helping specialized professionals, so search alert teachers and family in order to alleviate the problem by diversifying the educational exercise.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8101-
dc.date.accessioned2019-10-15T15:16:26Z-
dc.date.available2019-10-15-
dc.date.available2019-10-15T15:16:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectLearning Disabilitiespt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectDyscalculiapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDificultades de aprendizaje-
dc.subjectEducación Matemática-
dc.subjectEducación inclusiva-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Marinalva de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiscovering dyscalculia.pt_BR
dc.title.alternativeDescubriendo la discalculia.-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Marinalva de Oliveira. Descobrindo a discalculia. 2016. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo tiene como objetivo identificar posibles casos de dificultades de aprendizaje de los estudiantes de los últimos años de la escuela primaria, especialmente la discalculia. Este trastorno interfiere significativamente con el rendimiento escolar o las actividades cotidianas que requieren habilidades matemáticas. Y a través de las dificultades encontradas en las aulas de la escuela primaria II en la disciplina de Matemáticas durante las observaciones realizadas durante el período de Práctica Supervisada, se realizó el presente trabajo a partir de un levantamiento teórico y aplicación del test de Discalculia en una clase de 9° año, para comprender y detectar posibles casos de discalculia, un tema que aún no ha sido abordado y que ha afectado mucho el desarrollo matemático de los estudiantes. En este trabajo también se abordarán las leyes que defienden el derecho de inclusión de los alumnos con necesidades especiales. El presente estudio, a través de una encuesta sobre la detección de la Discalculia, señaló que es considerada una de las mayores responsables del fracaso en Matemáticas, provocada por una perturbación en las habilidades relacionadas con la disciplina, que puede ser moderada con la ayuda de profesionales especializados, por lo que se busca alertar a docentes y familiares a fin de paliar el problema a través de la diversificación del ejercicio pedagógico.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA MARINALVA DE OLIVEIRA SILVA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2016.pdfMaria Marinalva de Oliveira Silva - TCC Licenciatura em Matemática CES 20161.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.