Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8103
Title: O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano.
Other Titles: Algebra teaching in the final years of elementary school via problem solving: an intervention in the 7th grade.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Fabíola da Cruz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
Keywords: Pensamento Algébrico;Metodologia de Ensino;Resolução de Problemas;Algebraic Thinking;Teaching Methodology;Problem Solving
Issue Date: 22-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Fabíola da Cruz. O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano. 2016. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo geral introduzir os conceitos iniciais de Álgebra nos anos finais via Resolução de Problemas, promovendo o desenvolvimento do pensamento algébrico do aluno e contribuindo para um ensino-aprendizagem significativo. O interesse pela temática surgiu a partir de questionamentos através de experiências próprias enquanto professora. Caracteriza-se como uma pesquisa de intervenção de abordagem qualitativa e está dividida em quatro partes: orientações para o ensino da Álgebra e a Resolução de Problemas no sistema curricular brasileiro; concepções de autores em relação à Álgebra e perspectivas para o trabalho via Resolução de Problemas; procedimentos metodológicos; discussão dos resultados quanto à utilização da metodologia através da Resolução de Problemas. Por fim, destaca-se a importância do modo como os conceitos inicias de Álgebra têm sido construídos, promovendo reflexões nos professores sobre essa metodologia de ensino para alcançar resultados relevantes em suas salas de aula.
Abstract: The goal of this research is to introduce the initial concepts of Algebra in later years through the Problem Solving, promoting the development of algebraic thinking student and contributing to a significant teaching and learning. Interest in the subject arose from questions by own experiences as a teacher. It is characterized as an intervention research with qualitative approach and is divided into four parts: guidelines for the teaching of Algebra and Problem Solving in the Brazilian curriculum system; authors conceptions regarding Algebra and perspectives to work through the Problem Solving; methodological procedures; discussion of the results regarding the use of the methodology through the Problem Solving. Finally, it highlights the importance of how the initial concepts of algebra have been built, promoting reflections on teachers of this teaching methodology to achieve significant results in their classrooms.
Keywords: Pensamento Algébrico
Metodologia de Ensino
Resolução de Problemas
Algebraic Thinking
Teaching Methodology
Problem Solving
???metadata.dc.subject.cnpq???: Álgebra
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8103
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABÍOLA DA CRUZ MARTINS - TCC MATEMÁTICA 2016.pdfFABÍOLA DA CRUZ MARTINS - TCC MATEMÁTICA 20161.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.