Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8105
Title: Uma proposta pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras com o auxílio do software geogebra.
Other Titles: A pedagogical proposal for teaching the theorem of Pythagoras with the aid of geogebra software.
???metadata.dc.creator???: MORAES, José Antonio de Macedo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Jaqueline Aparecida F. Lixandrão.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FRANCO, Célia Maria Rufino.
Keywords: Pitágoras;GeoGebra;TIC’s;Mídias Digitais;Pythagoras;ICTs;Digital Media
Issue Date: 29-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAES, José Antonio de Macedo. Uma proposta pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras com o auxílio do software geogebra. 2017. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Inicialmente este trabalho apresenta em sua primeira parte um breve relato histórico sobre Pitágoras, figura essa que ilustra de um modo primitivo o avanço da matemática na antiga Grécia. É mencionado neste estudo o grande impacto da descoberta dos números irracionais, representado pela raiz quadrada de 2 e outros valores descobertos. Na segunda parte é destacado a importância das TIC’s na Educação. Foi fundamentada uma discussão sobre a introdução das TIC’s principalmente na educação matemática com utilização de softwares. Com ênfase na aplicação das TIC’s, na terceira parte é proposta uma atividade que é utilizada como fonte de compreesão para o teorema de Pitágoras. Se trata de uma proposta simples, porém de grande ajuda para o entendimento do conceito abordado. É utilizado o software GeoGebra para a produção da atividade proposta. Com o utilitário é apresentado e provado a validade do teorema de Pitágoras, ao movimentar o vértice do triângulo construído no software GeoGebra.
Abstract: Initially this work presents in its first part a brief historical account of Pythagoras, a figure that illustrates in a primitive way the advance of mathematics in ancient Greece. It is mentioned in this study the great impact of the discovery of the irrational numbers, represented by the square root of 2 and other discovered values. The second part highlights the importance of ICTs in education. A discussion on the introduction of ICTs was mainly based on mathematical education using software. With emphasis on the application of ICTs, the third part proposes an activity that is used as a source of understanding for the Pythagorean theorem. This is a simple proposal, but a great help for understanding the concept. GeoGebra software is used to produce the proposed activity. With the utility, the validity of the Pythagorean theorem is shown and tested by moving the vertex of the triangle built in GeoGebra software.
Keywords: Pitágoras
GeoGebra
TIC’s
Mídias Digitais
Pythagoras
ICTs
Digital Media
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8105
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ANTONIO DE MACEDO MORAES - TCC MATEMÁTICA 2017.pdfJOSÉ ANTONIO DE MACEDO MORAES - TCC MATEMÁTICA 20171.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.