Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8105
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA JÚNIOR, A. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4720593438601826pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Jaqueline Aparecida F. Lixandrão.-
dc.contributor.referee2FRANCO, Célia Maria Rufino.-
dc.description.resumoInicialmente este trabalho apresenta em sua primeira parte um breve relato histórico sobre Pitágoras, figura essa que ilustra de um modo primitivo o avanço da matemática na antiga Grécia. É mencionado neste estudo o grande impacto da descoberta dos números irracionais, representado pela raiz quadrada de 2 e outros valores descobertos. Na segunda parte é destacado a importância das TIC’s na Educação. Foi fundamentada uma discussão sobre a introdução das TIC’s principalmente na educação matemática com utilização de softwares. Com ênfase na aplicação das TIC’s, na terceira parte é proposta uma atividade que é utilizada como fonte de compreesão para o teorema de Pitágoras. Se trata de uma proposta simples, porém de grande ajuda para o entendimento do conceito abordado. É utilizado o software GeoGebra para a produção da atividade proposta. Com o utilitário é apresentado e provado a validade do teorema de Pitágoras, ao movimentar o vértice do triângulo construído no software GeoGebra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleUma proposta pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras com o auxílio do software geogebra.pt_BR
dc.date.issued2017-03-29-
dc.description.abstractInitially this work presents in its first part a brief historical account of Pythagoras, a figure that illustrates in a primitive way the advance of mathematics in ancient Greece. It is mentioned in this study the great impact of the discovery of the irrational numbers, represented by the square root of 2 and other discovered values. The second part highlights the importance of ICTs in education. A discussion on the introduction of ICTs was mainly based on mathematical education using software. With emphasis on the application of ICTs, the third part proposes an activity that is used as a source of understanding for the Pythagorean theorem. This is a simple proposal, but a great help for understanding the concept. GeoGebra software is used to produce the proposed activity. With the utility, the validity of the Pythagorean theorem is shown and tested by moving the vertex of the triangle built in GeoGebra software.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8105-
dc.date.accessioned2019-10-15T15:38:40Z-
dc.date.available2019-10-15-
dc.date.available2019-10-15T15:38:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPitágoraspt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectTIC’spt_BR
dc.subjectMídias Digitaispt_BR
dc.subjectPythagoraspt_BR
dc.subjectICTspt_BR
dc.subjectDigital Mediapt_BR
dc.subjectMedias Digitales-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAES, José Antonio de Macedo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA pedagogical proposal for teaching the theorem of Pythagoras with the aid of geogebra software.pt_BR
dc.title.alternativeUma propuesta pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras com o auxílio do software geogebra.-
dc.identifier.citationMORAES, José Antonio de Macedo. Uma proposta pedagógica para o ensino do teorema de Pitágoras com o auxílio do software geogebra. 2017. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumenInicialmente este trabajo presenta en su primera parte un breve relato histórico de Pitágoras, figura que ilustra de manera primitiva el avance de las matemáticas en la antigua Grecia. Se menciona en este estudio el gran impacto del descubrimiento de los números irracionales, representados por la raíz cuadrada de 2 y otros valores descubiertos. En la segunda parte, se destaca la importancia de las TIC en la Educación. Una discusión se basó en la introducción de las TIC principalmente en la educación matemática con el uso de software. Con énfasis en la aplicación de las TIC, en la tercera parte se propone una actividad que se utiliza como fuente de comprensión para el teorema de Pitágoras. Es una propuesta sencilla, pero de gran ayuda para entender el concepto que se aborda. El software GeoGebra se utiliza para producir la actividad propuesta. Con la utilidad se presenta y prueba la validez del teorema de Pitágoras, mediante el desplazamiento del vértice del triángulo construido en el software GeoGebra.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ANTONIO DE MACEDO MORAES - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2017.pdfJosé Antonio de Macedo Moraes - TCC Licenciatura em Matemática CES 20171.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.