Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8111
Title: As dificuldades de aprendizagem na educação de jovens e adultos sob o olhar dos professores em escolas da rede pública do município de Cuité - PB.
Other Titles: The learning difficulties in the education of youth and adults under the eyes of teachers in public schools in the city of Cuité - PB.
Dificultades de aprendizaje en la educación de jóvenes y adultos desde la perspectiva de profesores de escuelas públicas del municipio de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Gilbanete Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Igor Luiz Vieira de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.
Keywords: EJA;Formação continuada;Metodologias de ensino;Adult education;Continuing education;Teaching methodologies;Formación continua;Metodologías de enseñanza
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Gilbanete Ferreira da. As dificuldades de aprendizagem na educação de jovens e adultos sob o olhar dos professores em escolas da rede pública do município de Cuité - PB. 2016. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação de jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que foi criada com o intuito de erradicar o analfabetismo. A procura por esta modalidade tem aumentado muito, principalmente por aquelas pessoas que não conseguiram concluir seus estudos dentro da faixa etária. Foram criados vários programas para suprir as necessidades dos estudantes, mas destes, o que está se destacando no momento é a EJA. O presente trabalho teve como objetivo geral identificar os principais desafios vivenciados pelos professores na modalidade EJA. O estudo foi realizado em duas (02) escolas municipais de ensino fundamental do município de Cuité – PB: Tancredo de Almeida Neves e Elça Carvalho da Fonseca. A pesquisa de caráter qualiquantitativo vem através de aplicação de questionários identificar de forma clara algumas dificuldades na EJA, colhendo respostas dos professores que são os principais observadores do seu alunado em sala de aula. Os resultados nos mostram que as dificuldades de aprendizagem das salas da EJA devem-se a inúmeros fatores que incluem: os professores que sofrem com a falta de formação continuada que incentive a utilização de metodologias específicas para os jovens e adultos; os alunos que necessitam de estímulos para progredirem nos estudos.
Abstract: The youth and Adult Education (EJA) is a type of education that was created in order to eradicate illiteracy. The demand for this mode has greatly increased, especially for those people who failed to complete their studies within the age group. several programs were created to meet the needs of students, but of these, which is emerging now is the EJA. This study aimed to identify the main challenges experienced by teachers in adult education mode. The study was conducted in two (02) municipal elementary schools in the municipality of Cuité - PB: Tancredo de Almeida Neves and ELCA Carvalho da Fonseca. The quantitative and qualitative character of research is through questionnaires application clearly identify some difficulties in EJA, collecting responses from teachers who are the main observers of its students in the classroom. The results show that the learning difficulties of the EJA rooms are due to many factors including: the teachers who suffer from a lack of continuing education that encourages the use of specific methodologies for young people and adults; students who need incentives to progress in studies.
???metadata.dc.description.resumen???: La Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es una modalidad de enseñanza que fue creada con el objetivo de erradicar el analfabetismo. La demanda de esta modalidad ha aumentado mucho, principalmente por parte de aquellas personas que no pudieron culminar sus estudios dentro del grupo de edad. Se crearon varios programas para atender las necesidades de los estudiantes, pero de estos, el que se destaca en este momento es EJA. El presente trabajo tuvo como objetivo general identificar los principales desafíos que viven los docentes en la modalidad EJA. El estudio fue realizado en dos (02) escuelas primarias municipales de la ciudad de Cuité - PB: Tancredo de Almeida Neves y Elça Carvalho da Fonseca. La investigación cualitativa-cuantitativa surge a través de la aplicación de cuestionarios para identificar claramente algunas dificultades en la EJA, recogiendo las respuestas de los docentes quienes son los principales observadores de sus alumnos en el aula. Los resultados nos muestran que las dificultades de aprendizaje en las aulas de la EJA se deben a numerosos factores que incluyen: docentes que padecen una falta de formación continua que fomente el uso de metodologías específicas para jóvenes y adultos; estudiantes que necesitan estimulación para progresar en sus estudios.
Keywords: EJA
Formação continuada
Metodologias de ensino
Adult education
Continuing education
Teaching methodologies
Formación continua
Metodologías de enseñanza
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação de Adultos
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8111
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILBANETE FERREIRA DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2016.pdfGilbanete Ferreira da Silva - TCC LICENCIATURA em Ciências Biológicas CES 2016.481.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.