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Title: Análise da concepção ambiental de alunos de uma Escola Pública de Poço de José de Moura - PB referente ao conceito de cidade limpa.
Other Titles: Analysis of the environmental conception of students of a Poço de José de Moura Public School - PB regarding the concept of clean city.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Charliane de Menezes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALENCAR, Rosana Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Wilza Carla Moreira.
Keywords: Limpeza urbana;Cidade limpa;Lixo - remoção;Urban Cleaning;Clean City;Trash Removal
Issue Date: 24-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Charliane de Menezes. Análise da concepção ambiental de alunos de uma Escola Pública de Poço de José de Moura - PB referente ao conceito de cidade limpa. 2017. 192f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Muitas cidades brasileiras adotam práticas incorretas para destinação final dos resíduos sólidos para manter o aspecto de centros urbanos limpos, podendo acarretar danos irreversíveis ao meio ambiente. O município de Poço de José de Moura é uma pequena cidade do Alto Sertão paraibano conhecida como Princesinha do Sertão, em virtude de ser uma cidade bem cuidada sem a presença de resíduos sólidos nas suas ruas e praças. Devido a isto muitas pessoas se referem a ela como uma cidade limpa, no entanto, o destino dos resíduos sólidos coletados é o mesmo da maioria das cidades brasileiras, o lixão. Diante desta constatação, foi proposta a realização desta pesquisa que teve como objetivo principal desenvolver atividades pedagógicas capazes de atuarem na análise do conceito de cidade limpa de alunos do ensino de Ciências Naturais de uma escola pública de Poço de José de Moura, estimulando posicionamentos diante de questões ambientais relacionadas ao lixo, e contribuindo para a formação de conceitos e ideias voltada para uma concepção do real significado do termo cidade limpa. O estudo se desenvolveu na E.M.E.I.F. Professor Francisco Cassiano Sobrinho com 25 alunos do 9º ano, turma A, do ensino fundamental entre o período de 18 de abril à 19 de julho de 2017. A metodologia adotada consistiu na aplicação de questionários estruturados para traçar o perfil socioambiental dos alunos, ministração de aulas teóricas, aulas audiovisuais, jogos didáticos, aula de campo no lixão, centro e arredores da cidade, entrevistas com moradores da cidade, secretário do meio ambiente, fiscal de vigilância sanitária, agentes de limpeza, catadores e artesãos de materiais recicláveis, totalizando 32 entrevistados e debate em sala de aula sobre o tema “cidade limpa é a que menos se suja ou a que mais se limpa?”. Ao final das intervenções propostas pelo projeto, foi possível verificar que os alunos compreenderam o real significado do termo cidade limpa. Através dessa nova visão foram sugeridas formas sustentáveis para o destino do lixo produzido na cidade, como a instalação de lixeiras específicas, coleta seletiva na zona rural, criação de um ponto de coleta solidário e uso de aterros sanitários. Estas sugestões foram usadas para compor um documento destinado à câmara de vereadores do município com o intuito de deixar o poder público ciente da visão dos alunos sobre o tema em questão. Assim, conclui-se que o uso de atividades pedagógicas voltadas para o cotidiano do aluno que envolva tanto a prática como a teoria é essencial para a formação de cidadãos críticos e capazes de se posicionarem diante de questões ambientais que afetam a qualidade de vida nos centros urbanos como, por exemplo, o destino correto dos resíduos sólidos.
Abstract: Many Brazilian cities adopt incorrect practices for the final destination of solid waste to maintain the appearance of clean urban centers, which can lead to irreversible damages to the environment. The city of Poço de José de Moura is a small town in Alto Sertão of Paraíba, known as the Little Princess of the Backlands, because it is a well-kept city with no solid residues in its streets and squares. Because of this, many people refer to it as a clean city, however, the fate of solid waste collected is the same as that of most Brazilian cities: the dump. In view of this, it was proposed to carry out this research that had as main objective to develop pedagogical activities capable of acting in the analysis of the concept of clean city of Natural Sciences studentes of a public school in Poço de José de Moura, stimulating positions before Environmental issues related to garbage, and contributing to the formation of concepts and ideas aimed at a conception of the real meaning of the term clean city. The study was developed in E.M.E.I.F. Professor Francisco Cassiano Sobrinho with 25 students of the 9th grade, class A of elementary school between the period of April 18 to July 19, 2017. The methodology adopted consisted of the application of structured questionnaires to outline the students' socio-environmental profile, teaching theoretical classes, audio-visual classes, didactic games, field lessons in the dump, city center and surroundings, interviews with city residents, Environment, sanitary surveillance, cleaning agents, waste pickers and recyclable materials craftsmen, totaling 32 interviewees and debate in the classroom on the theme "clean city is the least dirty or cleanest one?". At the end of the interventions proposed by the project, it was possible to verify that the students understood the real meaning of the term clean city. Through this new vision, sustainable ways were suggested for the destination of the garbage produced in the city, such as the installation of specific dumps, selective collection in the rural area, creation of a solid collection point and use of sanitary landfills. These suggestions were used to compose a document destined to the city council in order to leave the public power aware of the students' views on the subject in question. Thus, it is concluded that the use of pedagogical activities focused on the daily life of the student that involves both practice and theory is essential for the formation of critical citizens and able to position themselves on environmental issues that affect the quality of life in centers such as the correct destination of solid waste.
Keywords: Limpeza urbana
Cidade limpa
Lixo - remoção
Urban Cleaning
Clean City
Trash Removal
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8117
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