Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, M. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211423872300437pt_BR
dc.contributor.advisor1CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.advisor1IDCUNHA, A. C. H.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4012952628967797pt_BR
dc.contributor.referee1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.referee2LIMA, Maria Janete de.-
dc.description.resumoA sexualidade é um tema abrangente que influencia ações e pensamentos, como também influencia a maneira de se vestir e a forma como agimos e reagimos às outras pessoas no convívio social. A sexualidade está presente na vida desde o momento da fecundação e sofre inúmeras transformações ao longo da vida. A sexualidade é inata, no entanto, ela se manifesta de diferentes maneiras em grupos sociais diferentes e, algumas vezes, até mesmo dentro de um mesmo grupo social. O paradigma que alicerça este trabalho é a concepção de que a sexualidade é construída socialmente. O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções dos professores de educação infantil sobre sexualidade. A pesquisa se orientou pela abordagem qualitativa, cuja estratégia se pautou em uma entrevista semiestruturada, contendo 15 perguntas, permitindo uma conversa frente a frente entre o entrevistador e o entrevistado. O estudo se caracterizou ainda como uma pesquisa de campo, realizada no período de junho de 2016, envolvendo 05 professores de educação infantil da cidade de Santa Helena - PB. Os resultados mostraram que os conceitos de sexualidade desses professores são pontuais, enfocando aspectos bem específicos dessa temática. O conceito de gênero foi enfocado enquanto resultado de uma construção social, no entanto, estes professores afirmaram que não se sentiam preparados para abordar o assunto em sala de aula. A representação das características masculinas e femininas é polarizada em 4 dos entrevistados. A menina é descrita como sendo mais sensível e o menino como mais ativo. Os entrevistados relatam falta de informação e que se sentiam despreparados para trabalhar com o tema em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAs concepções dos professores de educação infantil sobre sexualidade.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractSexuality is a comprehensive theme which influences actions and thoughts, it also influences the way you dress and how we act and react to other people in social life. The sexuality is present in life from the moment of fertilization and undergoes numerous changes throughout life. Sexuality is innate, however, it manifests itself in different ways in different social groups and sometimes even within the same social group. The paradigm that underpins this work is the conception that sexuality is socially constructed. The objective of this research was to analyze the conception of teachers of early childhood education on the theme of sexuality. The research was guided by the qualitative approach, whose strategy was based on a semi-structured interview, containing 15 questions, allowing for a conversation face to face between the interviewer and the interviewed. The study is also characterized as a field research, in the period of June 2016, involving 05 teachers of early childhood education in the city of Santa Helena- PB. The results showed that the sexuality concepts of these teachers are punctual, by focusing on very specific aspects of this theme. The concept of gender was focused on as a result of a social construction; however, these teachers said they did not feel prepared to approach the subject in the classroom. The representation of male and female characteristics is polarized in four of the interviewees. The girl is described as being more sensitive and the boy as more active. The interviewees reported a lack of information and that they felt not prepared to work with the theme in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8143-
dc.date.accessioned2019-10-16T15:49:52Z-
dc.date.available2019-10-16-
dc.date.available2019-10-16T15:49:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Maria Elenita.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe conceptions of teachers of kindergarten about sexuality.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Maria Elenita. As concepções dos professores de educação infantil sobre sexualidade. 2016. 80f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ELENITA LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfMaria Elenita Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2016. 619.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.