Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8148
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBORGES, E. S. L. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386273555346070pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Carolina Silva de.-
dc.contributor.referee2COUTINHO, Denise Maria Duarte.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.borges-
dc.description.resumoO presente texto é fruto de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, área de Ciências Exatas e da Natureza. A pesquisa buscou compreender como se dá a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Sumé-PB. Para isto, foi realizada uma pesquisa documental e entrevistas semi-estruturados junto à secretaria de educação do município. A discussão sobre Educação Especial foi à base teórica para esta pesquisa, no dando suporte para compreender como a política de criação das salas de recursos multifuncionais, bem como do AEE foi se configurando como uma bandeira de luta por justiça social, mediante a larga trajetória de negação de direitos aos sujeitos que necessita de um suporte técnico e/ou pedagógico diferenciado para que se garanta o direito ao acesso à escolarização formal, pública, laica e socialmente referenciada. De posse dos dados identificamos que há um movimento crescente na oferta de AEE se compararmos os anos de 2018 e 2019, bem como uma expressiva presença de crianças pequenas sendo diagnosticadas e atendidas. Destacamos ainda que há em curso um projeto para criação de uma sala de AEE itinerante que possa atender às crianças de escolas campesinas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado (AEE) na rede pública municipal de Sumé: um panorama da oferta no município.pt_BR
dc.date.issued2019-07-11-
dc.description.abstractThis text is the result of a research carried out as a work of conclusion of the Degree in Rural Education, Exact and Natural Sciences. The research sought to understand how is the offer of Specialized Educational Care (ESA) in the city of Sumé-PB. For this, a documentary research and semi-structured interviews were conducted with the municipal education department. The discussion on Special Education was the theoretical basis for this research, supporting to understand how the policy of creating the multifunctional resource rooms, as well as the ESA, was configured as a banner of struggle for social justice, through the long trajectory of denial of rights to subjects who need differentiated technical and / or pedagogical support to ensure the right to access to formal, public, secular and socially referenced schooling. With the data we identified that there is a growing movement in the supply of ESA if we compare the years 2018 and 2019, as well as a significant presence of young children being diagnosed and attended. We also highlight that there is a project underway to create an itinerant ESA room that can serve the children of rural schools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8148-
dc.date.accessioned2019-10-16T17:40:11Z-
dc.date.available2019-10-16-
dc.date.available2019-10-16T17:40:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação e inclusãopt_BR
dc.subjectSpecialized Educational Servicept_BR
dc.subjectspecial educationpt_BR
dc.subjectEducation and inclusionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBORGES, Erica Samara de Lima Correia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSpecialized educational assistance (ESA) in the municipal public network of Sumé: an overview of supply in the municipality.pt_BR
dc.identifier.citationBORGES, Erica Samara de Lima Correia. Atendimento educacional especializado (AEE) na rede pública municipal de Sumé: um panorama da oferta no município. 2019. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8148pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERICA SAMARA DE LIMA CORREIA BORGES - TCC LECAMPO 2019.pdfErica Samara de Lima Correia Borges - TCC LECAMPO 2019.1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.